Páginas

segunda-feira, 28 de julho de 2014

O Café Fotográfico está de volta




O Café Fotográfico, evento mensal realizado pela Associação Fotoativa, retoma as atividades na próxima terça-feira, dia 29 de julho, em parceria com o Centro Cultural Sesc Boulevard, para receber a convidada Silvia Helena Cardoso, de Campinas, São Paulo, que vem apresentar um relato da sua pesquisa de doutorado - Estrada, Paisagem e Capim: Relato de Processo de Criação.

O trabalho é parte da sua pesquisa de doutorado desenvolvida e defendida no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (2011) e vem se desdobrando até o presente momento. “É certo que um trabalho de fôlego leva algum tempo para ser assimilado e desta forma continua apresentando espaços para a reflexão a partir de todas as ações empreendidas quando da pesquisa, sejam os materiais coletados no Cerrado Brasileiro, especificamente, no interior do Jalapão, ou os diálogos estabelecidos com os diferentes autores e artistas consultados a partir da literatura e portfólios”, comenta Silvia Helena.

O relato que será apresentado neste café é um desdobramento reflexivo acerca do trabalho fotográfico que pretende compartilhar desde as primeiras ações, os registros imagéticos, as histórias coletadas, as trocas estabelecidas, os pensamentos partilhados, as formas de organizar os materiais e classificá-los para uma possível compreensão.

Entre os anos de 2006 e 2011, Silvia Helena realizou viagens que foram denominadas: Viagem do Encantamento, Viagem do Desenvolvimento, Viagem do Aprofundamento e Viagem do Refinamento. Para a artista, “a viagem em sentido metafórico é tratada como um processo de descoberta e conhecimento daquilo que está ali, não só objetivamente, mas também subjetivamente, aquilo que está escondido na memória, nos arquivos do inconsciente”. Quanto ao artista, comenta que o artista pesquisador é aquele que "mergulha profundamente em suas próprias histórias a partir do momento que encontra a paisagem e a atmosfera jalapoeira, por exemplo, como estímulo para começar a sua navegação mental”.

Silvia Helena Cardoso é artista, fotógrafa, antropóloga e professora universitária. Doutora em Artes/Poética Visual (2011) e Mestre em Multimeios/Antropologia Visual (2000) no Instituto de Artes/UNICAMP; é Bacharel em Ciências Sociais/Antropologia Cultural (1990)/FFLCH/USP; Professora Doutora no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo/Bacharelado em Artes Visuais, onde ministra a disciplina de Linguagem Fotográfica, orienta Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso. É representada pela Verve Galeria em São Paulo.

O Café Fotográfico retoma suas atividades no final de julho, e já deixa o convite para o próximo encontro, com o artista Danilo Brachhi, que apresenta parte de sua pesquisa com fotografia e dança, na terça-feira 19 de agosto, dia mundial da fotografia, na sequências dos festejos do 30º aniversário da Fotoativa, que acontece no sábado dia 16, aguarde!

Serviço
Café Fotográfico
Estrada, Paisagem e Capim: Relato de Processo de Criação com Silvia Helena Cardoso (Campinas, SP) 
Parceria entre a Associação Fotoativa e o Centro Cultural Sesc Boulevard.
Data: Terça-feira - 29 de julho de 2014
Horário: 19h
Local: Sala de oficinas do Sesc Boulevard
Boulevard Castilho França, 522/523 – em frente à Estação das Docas
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...