Páginas

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Programação de setembro do Cine CCBEU :



Cine CCBEU e a programação de setembro de 2011:

01/09 -  "A Menina Santa" de Lucrecia Martel 15/09 - "Quando Explode a Vingança" de Sergio Leone
Comentários: Francisco Lobo

29/09  - "Metrópolis" de Fritz Lang
Serviço:
Sessões quinzenais às quintas-feiras
18:30
No Cine-teatro do CCBEU
(Padre Eutíquio, 1309)
ENTRADA FRANCA

Realização: APJCC e CCBEU
Apoio: Cineclube Amazonas Douro

Mais informações:
Comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=87934260
Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=7373604956082760866
E-mail: cineccbeu@gmail.com
Twitter da APJCC: http://twitter.com/apjccnews
Facebook da APJCC: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001008778896
Fone:: 8717-9683

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

NOTA PARA A SOCIEDADE: Polícia Militar do Pará faz despejo à noite e sem ordem judicial


Por: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST/PA 
NOTA PARA A SOCIEDADE:   Polícia Militar do Pará faz despejo à noite e sem ordem judicial
Na noite do dia 24/08/2011, 150 famílias organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST/PA que na madrugada do dia 23/08 haviam ocupado a Fazenda Nova Era em Eldorado dos Carajás, foram por ordem do governo do Estado, violentamente despejadas pela ação truculenta da Polícia Militar que contou com a ajuda dos fazendeiros da região.

Por volta das 19 horas e a polícia chegou ao local, acompanhada de grande número de fazendeiros e sem estabelecer diálogo algum com as famílias acampadas, o forte aparato policial que estavam armados para uma guerra, deu ordens para que todas as famílias se retirassem em 30 minutos da Fazenda e o não cumprimento poderiam levá-los a “ações mais enérgicas” e que não se responsabilizariam pelas conseqüências.

O despejo foi totalmente ilegal, pois não havia ordem judicial para ser cumprida, além disso, acertaram com os fazendeiros para que a ação ocorresse à noite, certamente, para dificultar a presença da imprensa e de advogados dos trabalhadores que pudessem registrar as ilegalidades.

Se houvesse ordem judicial a Constituição estabelece que, o cumprimento teria que ser durante o dia. O fato aconteceu a poucos quilômetros do local onde aconteceu o massacre de Eldorado em 1996.

O MST/Pará denuncia as arbitrariedades dessa ação de despejo pactuada pela aliança de classe entre os representantes do Estado e os fazendeiros da região.

Denuncia que o Estado paraense tem apoiado um fazendeiro acusado de grilagem de terras e de maus tratos a seus trabalhadores, revelando falta de compromisso com a Reforma Agrária no Pará.

O MST-Pará afirma que todas as famílias permanecerão firmes e mobilizadas para continuar na luta pela conquista da terra e pela implementação da Reforma Agrária em nosso Estado.

Anuncia que em função dessa ação de despejos outras centenas de famílias de trabalhadores rurais Sem Terra se mobilizaram e fecharam diferentes trechos de estradas na região sudeste do PA: no Acampamento Helenira Resende na estrada BR 155, no Acampamento João Canuto sentido Eldorado dos Carajás à Xinguara e no Acampamento Frei Henri sentido Curionópolis à Parauapebas.

O MST/Pará afirma que está preparado para estabelecer um processo de negociação com os governos federal e estadual e, até que isso se efetiva permanecerá em luta e mobilizados!

O MST/Pará, acionará os órgãos competentes para que apurem a responsabilidade pelas ilegalidades cometidas pela polícia militar e pelos policiais da Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá.
 
Coordenação Estadual do MST/PA

Reforma Agrária: Por Justiça Social e Soberania Popular!
 
                                                                                                          Marabá, 25/08/2011


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Exposição “Miragem Urbana” de Pedro Cunha (na Kamara Kó Galeria)


Com senso estético apurado, o olhar de Pedro Cunha percorre espaços urbanos contemporâneos onde transeuntes se confundem com displays publicitários, automóveis, prédios, luzes e sombras. Estes recortes peculiares estão presentes em “Miragem Urbana”, primeira individual do fotógrafo, que será aberta no dia 25 de agosto, às 19h30, em novo espaço expositivo da Kamara Kó Galeria.Pedro Cunha nasceu em Fortaleza (CE) e adotou Belém como cidade natal em 1995.

Considerado um dos representantes da nova safra da fotografia contemporânea paraense gerada pela Associação Fotoativa, Pedro tem as paisagens urbanas como objeto fotográfico, usando sobreposições, reflexos e composições de imagens.
“Miragem Urbana” tem curadoria do artista visual Alexandre Sequeira, que observa nas fotografias uma paisagem complexa, composta por acúmulos de informações, que também lançam uma reflexão. “Pedro garimpa as superfícies profusamente ocupadas das metrópoles – paradigmas da saturação, nos fazendo refletir sobre a diluição das fronteiras que separam o real da ficção no mundo em que vivemos”, comenta.

Circulação – Em suas participações no circuito da fotografia profissional, Pedro teve obras selecionadas para o Salão Arte Pará (Belém-PA/2007) e Salão Unama de Pequenos Formatos (Belém-PA/2006). Entre as principais presenças em exposições coletivas estão “Cartografias Contemporâneas” – Sesc Pompéia (São Paulo-SP/2009); “Transfigurar” – Galeria Elf (Belém-PA /2009); “Eterno Feminino” – Fotoativa (Belém-PA/2008); “Escrituras” - Galeria do Banco da Amazônia (Belém-PA/2008); e “Olhares interculturais Pará/Argentina” – Sala Augusto Fidanza – (Belém PA/2005). 
Pedro e Alexandre estão entre os fotógrafos que têm obras agenciadas pela Kamara Kó Galeria, novo espaço de fomento ao mercado de arte visual de Belém. “A galeria é um grande incentivo para a categoria, além de reforçar o aspecto artístico da fotografia no mercado de artes visuais”, assinala Pedro.
 



Hackwork Netlab em Belém



Leia abaixo a programação da 2º etapa do projeto Networked Hacklab em Belém. A partir do dia 25 de agosto de 2011 no IAP.
A 1º etapa, que consistiu na imersão dos coletivos em um ambiente de convivência por três dias mesclando muita discusão e muita diversão, agora chega a uma parte mais prática de construção dessa cartografia crítica da Amazônia. Todos estão convidados


PROGRAMAÇÃO:

25/8/2011 (quinta-feira) _IAP
16h às 22h

Apresentações dos convidados: Bruno Vianna (RJ), Bruno Tarin (RJ) e Antenas Mutantes (Bogotá/COL)
apresentação das TAGS (palavras-chave): por uma cartografia crítica da Amazônia

26/8 (sexta-feira)_ IAP
10h às 22h
Roteirização e Mapeamento

27/8 (sábado) _IAP ou ICA (CONFIRMAR)
10h às 22h
Finalizações e Estratégias de distribuição Web.

Bate papo sobre o Procultura em Belém

Produtores culturais, artistas e interessados afins são convidados pela Representação Regional Norte do MinC em parceria com a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves a participarem de um bate-papo sobre o projeto de Lei nº6722/2010 que institui o Procultura no próximo dia 26 de agosto de 2011(sexta) de 14h30 às 17h30 no Cine Líbero Luxardo - FCPTN (CENTUR).


SERVIÇO
Diálogo CulturalDia: 26/08/2011
Hora: 14h30
Local: Cine Líbero Luxardo - FCPTN (CENTUR)
Mais Informações: Ministério da Cultura / Representação Regional Norte - Av. Governador José Malcher, 563  -   CEP: 66.035-100 - Telefone: (91) 3224-1825 - Belém - Pará regionalnorte@cultura.gov.br

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Banda da Semana: ARSENAL VIL


247122_210253345680925_100000887846109_616384_1424307_n.jpg
Quem tem espaço no blog essa semana é a banda autoral  Arsenal Vil. Formada em Belém do Pará no mês de agosto de 2009, tem influência de bandas e artistas como Barão Vermelho, Led Zeppelin, Velhas Virgens, Ultraje a Rigor, Black Crowes, Pearl Jam, Buddy Guy, Etta James, BB King, Muddy Waters , entre outros. Seus integrantes priorizaram um caráter autoral e compõem coletivamente. Sempre correndo atrás de um resultado com qualidade que geram um “rock and roll” clássico, com guitarras que flertam com o Blues e o peso do hard rock . Nas letras percebemos o cotidiano com suas angustias, desilusões, expectativas, entre outras sensações. Tudo sutilmente poético e um tom subjetivo.

Mas agora vamos deixar de descrições e  conferir a entrevista  com o guitarrista do Arsenal Vil...

Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema e Colégio Sucesso promovem :

 Curso de História(s) do Cinema


(20 horas/aula)
Ministrante: Miguel Haoni (APJCC)

de 22 a 26 de agosto
(segunda a sexta)
das 15 às 19 horas
no Auditório do Colégio Sucesso
(Travessa Mauriti, 1032. Sacramenta
 entre Perdro Miranda e Antonio Everdosa)

Investimento: R$ 50,00
(*inscrições gratuitas para alunos dos Colégios Sucesso e Ideal)
Inscrições pelo fone: 8717-9683
VAGAS LIMITADAS

Realização: APJCC e Colégio Sucesso 
 Apoio: Cineclube Amazonas Douro e Grupo Ideal 

MOBILIZAÇÃO: Todos às ruas contra Belo Monte



No dia 20 de agosto, sábado, o Brasil vai às ruas para protestar contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. O projeto Belo Monte é um exemplo cabal de ineficiência energética (produzirá, em média, apenas 39% da eletricidade que promete), é absurdamente caro (cerca de R$ 30 bilhões, dos quais 80% são dinheiro do povo, a ser desembolsado pelo BNDES), e foi imposto pelo governo através de um processo brutal de sucessivas violações da legislação e da Constituição nacionais, e de acordos e tratados internacionais.

Acima de tudo, porém, o projeto de Belo Monte vai arrebentar com a vida dos povos, da fauna e da flora do Xingu, destruindo e secando parte de um dos mais belos e ricos rios do mundo, e transformando a região em terra arrasada. Não é à toa que Altamira foi campeã de desmatamento nesse primeiro semestre.
As máquinas já estão escavando o solo nas cercanias das barrancas do Xingu, mas não é tarde para silenciar seus motores! Unido, o povo brasileiro dirá ao governo o que pensa de Belo Monte!

Até agora, temos noticias de que Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Recife, Brasília, João Pessoa, Porto Velho, Belém e Santarém protestarão contra a usina. Outras cidades devem se juntar a essa corrente até o dia 20 deste mês.

Mundo afora, manifestantes demonstrarão sua solidariedade com os povos do Xingu no dia 22, em frente a embaixadas e consulados brasileiros. Até o momento, ha confirmação de protestos na Austrália, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Iran, Holanda, Portugal, Escócia, Taiwan, Turquia, Estados Unidos, México e País de Gales.



Serviço:
Mobilização mundial contra a construção da Usina de Belo Monte
Dia: 20 de agosto de 2011
Contatos: campanhaxingu@gmail.com / Facebook: Xingu Vivo e Twitter: @xinguvivo

P.S.:  SOLICITAMOS A TODOS QUE FIZEREM FOTOS, VIDEOS E DEMAIS REGISTRO DAS MANIFESTAÇÕE, QUE ENVIEM PARA OS CONTATOS campanhaxingu@gmail.com, Xingu Vivo no .


Abaixo, as informações disponíveis até o momento:


Dia: 20 de agosto de 2011 (sábado)

Cidade Local Hora

Belém (PA) Praça da República, em frente ao Teatro da Paz rumo ao Ver o Peso 8h30

Brasília (DF) Em frente ao congresso nacional 14h

Fortaleza (CE) Praça José de Alencar 13h

João Pessoa (PB) Feirinha de Tambaú 14h

Recife (PE) Praça do Derby 14h

Salvador (BA) Praça Campo Grande, até a Praça Municipal 14h

Santarém (PA) Praça da Matriz, com caminhada pela orla da cidade até o ‘Mascotinho’ 18h

São Paulo (SP) Av. Paulista, em frente ao MASP 13h



Around the world

August 22 (Mon)  

Country City Location Time                      

Australia  Canberra, ACT Brazilian Embassy – Canberra. 19 Forster Crescent, Yarraluma 1pm
Canada  Toronto, Ontario Embassy of Brazil in Toronto – 77. Bloor Street West, Suite 1109 3pm
England  London Embassy of Brazil London 1pm
France  Paris Court of Human Rights, Place du Trocadéro 3pm
Germany Berlin Brazilian Embassy in Berlin 2:30pm
Iran Tehran  
Netherlands Hague Brazilian Embassy in the Hague, Netherlands 8:30am
Portugal Lisbon Brazilian Consulate ((Saturday, 20)) 3pm
Scotland Edinburgh From Carlton Hill to the Meadows 12pm
Taiwan Taipei Nearest embassy or consulate 2pm
Turkey Ankara Brazilian Embassy, Ankara 11pm
United States Washington, DC Brazilian Embassy in Washington D.C – Georgetown 12:30pm
United States Salt Lake City, Utah Utah Brazilian Consulate, 180 South 300 West, Suite 130 TBD
United States New York City, NY Brazilian Consulate, Ave. of the Americas and 47th St. NYC 12pm
United States San Francisco San Francisco Brazilian Consulate – 300 Montgomery street, Suite 900, San Francisco, CA 94104 8am

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Banda da Semana: TOMATES VERDES


A banda dessa semana é a TOMATES VERDES. A banda autoral paraense de rock alternativo  foi  formada no mês de setembro de 1996 pelo nosso entrevistado, Luiz Fernando Beck (vocal e guitarra), Dmilson Cardoso (guitarra-Solo), Rogério Luz (vocal e baixo) e Marcelo Souza (bateria). 

A banda já participou de eventos como: Projeto Ensaios Abertos na loja Ná Figueredo; Milenium 2000; Amnésia; Café com Arte; Festival  Fora da Panela 1 e 2; Bar Hard Rock Café, I Bienal Internacional de Música de Belém - 2002; Armazém Santo Antonio; Movimento Bafafá;  Pro Música; Festival Fora da Panela 2;  Ação Cidadã - SESC-PA e SBT na Praça do Ver-o-Rio entre outros shows.

Em 1999 a TOMATES VERDES gravou três demos e algumas faixas desse trabalho foram executadas em programas de rádio como Balanço do Rock (Rádio Cultura FM) e Rock Pan (Rádio Jovem Pan). Atualmente a banda prepara  o seu primeiro CD oficial, com novas composições e uma  roupagem totalmente profissional pra ser lançado em outubro 2011.

Bom, mas agora vamos ao que mais interessa...a história dessa galera que está na luta do cenário do rock paraense. Confira a entrevista...



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Abertura da exposição Cidade Labirinto de Drika Chagas


As cidades são palcos de transformações, testemunhas de eventos, repositórios de mensagens migrantes. Em meio a essa espiral de imagens, estilhaços cotidianos, combustíveis e passageiros anônimos, aproximar-se da poética grafite de Drika Chagas é parabólica, captação artística dos nossos trânsitos de cada dia.

Cidade Labirinto, a mais nova individual dessa paraense, desbravadora de muros belenenses dos Jurunas, Nazarés, Umarizais, Pedreiras, Cremações e afins, prontifica-se como aventura, interação e imersão com o imaginário dos dentros e foras, seres de borda e mutantes, malditos e religiosos, os deliberadamente contraditórios, insanos, lúcidos: cada um de nós.
 
Este lugar de intersecção, salto imaginativo entre a artista e o fruidor, cidade (in)visível delineada no espaço expositivo (as várias faces de Belém, ou a própria metrópole em uma perspectiva nietzschiana) é um continuum das nossas experiências diárias, choque entre local e global, esquizofrenia polimorfa pós-moderna, vestígio de diferenças, indiferenças e referências.
 
Cabe a nós, protagonistas desta paisagem, geografia indefinida, nos tornarmos convidados do jogo, da partilha de memórias, desejos e símbolos ocultos. Quem sabe assim nos perdemos e nos achamos, agregamos partículas de nossos corpos ao ambiente projetado, nos embalamos pelos faróis desse caos-highway cujo destino pode nos levar à sensibilidade estética, às velocidades implacáveis...
 
John Fletcher*
 
*Mestre em Artes com pesquisas voltadas à Arte Contemporânea pela Universidade Federal do Pará/ UFPA.

SERVIÇO
Abertura
Dia: 04 de Agosto
Hora: 19h30
 
Visitação
Período: 05 de agosto a 25 de setembro de 2011, de terça a domingo
Hora: 10h às 19h
Local: Centro Cultural SESC Boulevard - Boulevard Castilho França 522/523 (em frente a Estação das Docas)
Mais Informações: http://sescboulevard.blogspot.com/
--
Adriele Silva da Silva
Tel: (91) 82006363 / (91) 88823891
Skype: adrielecss
Email: adriele.c.silvas@gmail.com
Blogger: http://adrielecss.blogspot.com/
Canal Cultural: http://novas-medias.blogspot.com/
Projeto atual: http://atitudeseformaoiticica.wordpress.com/

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Banda da Semana: Letrac

LETRAC 
LETRAC
                                 (1º formação)

Salve galera! Bom, retomando as entrevistas com bandas de rock e suas vertentes, apresento à vocês a Banda da Semana: LETRAC

Essa banda paraense, na qual parte está em São Paulo lutando pra levar o projeto adiante, será o nosso foco essa semana. Eles estão passando por algumas mudanças, estão com novos integrantes, muitos planos e shows. Fiquem ligados no blog da banda  e confira as novidades. 

Bati um papo com um dos guitarristas do Letrac, o Rodrigo Condurú, mais conhecido como Mucura. Ele mandou uma mensagem pra galera que está começando a encarar o cenário underground em Belém. Bom, sem mais palavras vamos ao que interessa.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...