Páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Violonista paraense Lucas Imbiriba faz sucesso em turnê internacional

 

Lucas Imbiriba, violonista paraense, está há seis anos morando na Alemanha, e agora participou de uma turnê internacional que passou pela Rússia, Indonésia, China, Peru, Malásia, Vietnam, Hong Kong Caribe e Brasil. E no próximo dia 15 de abril se apresenta no Festival Fenavip (Festival Nacional de Violão), no Piauí. Lucas Imbiriba começou aos 9 anos no Conservatório Carlos Gomes, aos 18 anos foi estudar violão clássico em Barcelona. 

Em 2011 obtém o Diploma de Master em Performance musical pela Universität Mozarteum Salzburg, Áustria. O músico reside atualmente na cidade de Munique, Alemanha, onde é Professor da Vaterstetten Musikschule e.V.
 
Lucas Imbiriba começou sua turnê no início de fevereiro, tocando em trio, composto pelo violonista russo Alexander Vinitsky e pelo percussionista Mikhail Smirnof, e com orquestra em Kaluga, Tsisibo e Moscow (cinco concertos). 

Os concertos mais importantes foram o do Teatro de Kaluga e o Filarmonica de Moscow. Em seguida o músico foi para Brunei e para um cruzeiro alemão da Happag Lloyd onde toquei dois concertos. Fez uma a viagem pelo Rio Amazonas até o seu destino final em Belém, tocando em dois concertos.
 
Aos 10 anos, Lucas Imbiriba começou a tocar violão. Teve como professores Franz Halasz, Antonio Carlos Braga, Salomão Habib, Aluísio Laurindo e Sidney Molina. Estudou com a cubana Iliana Matos e, ao entrar na Escola Superior de Música de Barcelona, com Zoran Dukic e Àlex Garrobé.
 
O violonista mora fora de Belém há 10 anos. Já morou na Espanha (Barcelona) e desde outubro de 2006 mora na Alemanha (Augsburgo e Munique). Ele espera poder realizar belos concertos no Brasil, alegando que é um público quente e receptivo. Vai tocar em Belém e em Teresina.
 
O fato que marca a carreira do músico, até agora, foi ganhar o 1° Prêmio no concurso da ComRádio de Barcelona. "O evento foi no Lauditori de Barcelona com mais de 1000 pessoas assistindo a final. Foi emocionante!", afirma Lucas Imbiriba.

 O artista da uma dica para as crianças que estão tentando ingressar no Conservatório Carlos Gomes, com apenas 9 anos de idade. "Se você não conseguir entrar, não desista da música! Alguns dos maiores músicos que eu já escutei nunca frequentaram um centro acadêmico". 

Lucas Imbiriba diz que é difícil definir a diferença entre a música popular e erudita. "Acho que o erudito é uma elaboração mais delicada do popular, e o popular é a linguagem direta da arte com o seu povo criador". Lucas Imbiriba falou dos seus planos para a carreira de músico. 

"Estou atualmente envolvido em vários projetos, tantos clássicos como populares. Acho que o meu plano maior, além de tocar e cantar de tudo o que é bom, é poder chegar a viver das canções que componho. Acho legal tocar música dos outros, tanto clássico como popular, mas não há nada como tocar sua própria música. Se música significa falar sobre algo, tocar música autoral é como falar da família ou da namorada... algo que saí direto do coração", revela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...