Páginas

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará promove debate sobre a divisão do estado

Por Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará
05/09/2011
 

Jornalistas promovem debate sobre a divisão territorial do Pará

Uma estratégia de desenvolvimento regional ou projetos oligárquicos de dominação? Este será o tema do debate que o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor) promoverá no próximo dia 8, às 19h, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA), na Praça Barão do Rio Branco, em Belém. O debate será aberto ao público.

Já confirmaram presença os deputados Edmilson Rodrigues (PT) e Zenaldo Coutinho (PSDB), da frente contra a divisão do Estado, e João Salame (PPS) da frente pela criação do Estado de Carajás, e o deputado Lira Maia (Dem) da frente pela criação do Estado do Tapajós.

Como técnicos, participam do debate Célio Costa, economista com mestrado pela UnB/UFG, Célio Costa, autor dos livros Fundamentos para Criação do Estado do Tocantins (1987) e Assimetrias Regionais no Brasil - Fundamentos para Criação do Estado de Carajás (2011); Manuel Dutra – Jornalista e Professor da Universidade Federal do Pará, que desenvolveu estudos sobre o Estado do Tapajós; Edir Veiga – Mestre e Doutor em Ciência Política, professor da Universidade Federal Pará, Contrário à divisão do Pará; e o advogado Robério d’Oliveira – Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB/PA) que fará uma análise jurídica e tramitação do processo pós-plebiscito, no caso de aprovação de um ou dos dois novos Estados.


Um técnico do Idesp (Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental do Pará) também foi convidado mas ainda depende de confirmação. O debate será mediado pelo jornalista Raimundo Sena, secretário de Interior do Sinjor. A presidente do sindicato, Sheila Cristina Faro fará a abertura do evento.

A participação de políticos se dará na mesa de abertura e na coletiva de imprensa programada para o final do evento, uma vez que o Sinjor decidiu fazer um debate centrado nos técnicos por entender que, como formadores de opinião, os jornalistas devem obter informações técnicas corretas e imparciais para qualificar a cobertura do evento.

Os técnicos palestrantes terão 25 minutos para sua apresentação. A coletiva será aberta, aos profissionais de comunicação social dos veículos impressos e eletrônicos, inclusive blogs e sites.
 
Serviço:
DEBATE SOBRE A DIVISÃO DO PARÁ TEMA: ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL OU PROJETOS OLIGÁRQUICOS DE DOMINAÇÃO? 
Data: 8 de setembro de 2011
Local: Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA) - Praça Barão do Rio Branco, 93 – Campina – Belém (PA)
Hora: 19h
Palestrantes: Manuel Dutra – Jornalista e Professor da Universidade Federal do Pará – Pró-Tapajós;Célio Costa – Economista e Professor Célio Costa – Pró-Carajás;Edir Veiga – Mestre e Doutor em Ciência Política, professor da Universidade Federal  Pará – Contrário à divisão do Pará; Robério d’Oliveira – Advogado e Conselheiro da Ordem dos Advogados do Pará (OAB/PA) – Análise jurídica e tramitação do processo pós-plebiscito, no caso de aprovação de um ou dos dois novos Estados;Mediadora: Rai Sena – Diretor do Sinjor.

Roteiro e Metodologia:
1.  Abertura;
2.  Exposições dos palestrantes: cada um terá o tempo de 25 minutos para sua apresentação;
3.  Grande coletiva: aberta, preferencialmente, a jornalistas e outros profissionais de comunicação social dos veículos impressos e eletrônicos, inclusive blogs e sites.
Serão abertas 15 perguntas, cm o tempo de dois minutos cada, em cinco blocos. Cada bloco será formado de três perguntas. Os expositores demandados nas perguntas terão três minutos para suas respostas.
4.  No final do evento, os debatedores estarão à disposição dos profissionais da imprensa para entrevistas.

Maiores informações:
Secretário de Interior do Sinjor - Raimundo Sena
sinjor@jornalistasdopara.com.br
Fone: (91) 8270-5185

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...