Páginas

segunda-feira, 28 de abril de 2014

"Turma do Jambu" participa de dois grandes festivais nacionais de cinema




O curta-metragem paraense a "Turma do Jambu" foi selecionado para a mostra competitiva de dois grandes festivais nacionais de cinema: 13ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis Festival Nacional 5 Minutos"Turma do Jambu" é formada por crianças da periferia, mostra a cara da criançada dos subúrbios do Norte do Brasil com toda sua alegria, o jeito que enxergam o mundo e o modo criativo de reinventar a realidade, às vezes muito dura, com brincadeiras e muita fantasia. Através deste filme têm-se a oportunidade de, pela primeira vez, retratar esse universo em formato de desenho animado.

O primeiro curta-metragem da Turma do Jambu, "Seu Lobo", foi feito pela 3D Entretenimento, o seguimento de conteúdo da 3D Produções de Belém, e já é um sucesso no YouTube com cerca de 16 mil acessos. A criação e direção é Zé Paulo Vieira da Costa e a produção executiva de Antonio Ely e Nelson Mendes"Seu Lobo" faz o resgate de uma antiga cantiga de roda popular brasileira, de forma lúdica e divertida. 

Em meio a quase 300 filmes inscritos de todo o Brasil, o curta, feito em desenho animado, foi um dos 50 selecionados para o XVI Festival Nacional 5 Minutos, promovido há 16 anos pela Fundação Cultural do Estado da Bahia e que, este ano, ocorre entre abril e maio e terá exibições em quatro cidades baianas, Salvador inclusive. 

A entrada para o festival baiano ainda está sendo comemorada e chega a notícia de ter sido esse primeiro filme da Turma do Jambu também selecionado para o mais importante evento brasileiro do gênero, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, 13ª edição, que acontece de 31 de maio a 8 de junho. 

O clipe paraense foi um dos escolhidos entre os 113 curtas metragens inscritos, de vários estados brasileiros, entre eles, São Paulo, Rio de Janeiro. Além de Florianópolis o filme fará parte do Circuito Catarinense de Cinema Infantil e circulará por 156 cidades de Santa Catarina.

Esse primeiro filme da Turma do Jambu conta ainda com a participação especial da Bregilane uma cantora virtual de aparelhagem, mas que também é manicure, cabeleireira e cozinheira de mão cheia. Bregilane possui mais dois vídeos no YouTube: Tem Pobre Ligando Pra Mim e Me Cutuca este último selecionado em 2013 nos seguintes Festivais de cinema Brasileiros na 11º Mostra Udigrudi Mundial de Animação (MUMIA/Minas Gerais) e 7º Baixada Animada – Mostra Iberoamericana de Cinema de Animação da Baixada (Rio de Janeiro). Tanto Bregilane quanto a Turma do Jambu possuem um canal no YouTube e a ideia é que sejam produzidos novos filmes que serão postados lá.


O FUTURO
Essa turma foi criada para ir muito além desse primeiro filme. A ideia é abastecer o canal do Youtube com novos filmes: já está em produção um Parabéns da Turma do Jambu, muito engraçado e, breve, novas e divertidíssimas musiquinhas vão mexer ainda mais com a garotada. É só aguardar porque sempre haverá novidade. Vale à pena se inscrever no canal! Clique AQUI e garanta a sua inscrição ;)



Conheça quem faz parte da turma:

Adubado
Nasceu com o cabelo verde, por isso ganhou esse apelido. O nome de batismo é Cleyton, mas ele não gosta de ser chamado assim, prefere Adubado. Por coincidência, ama a natureza e é amigo do verde sem ser chato. Tem muita facilidade de lidar com árvores, plantas, animais e de se comunicar com a natureza.


Fogoió
É a caçula da turma. O nome de batismo é Dieniffer. A cor do cabelo explica o apelido, ela é ruiva, tem, portanto, cabelo cor de fogo. É sonhadora, inventiva, tem um mundo só seu. É sorridente e muito carinhosa com animais, às vezes corre até perigo por causa disso. Confirma o ditado de que Deus protege os inocentes. 


Jéfsu
É o mais velho da turma mas nem parece, é meio desnutrido. É muito desligado e ingênuo, embora viva nas ruas fazendo bicos. De vez em quando se mete numas encrencas muito engraçadas. O nome dele era para ser Jefferson, mas a baixa escolaridade da mãe fez ser “Jéfsu”. É gente boa, tem bom coração e toda a criançada gosta muito dele. 


Péssimo
É o mais levado da turma, muito malino, apronta com todos os amiguinhos. Chama-se Anderson, mas, por causa do comportamento, o apelido passou a ser nome. Quer ser o tal, mas, no fundo, no fundo, é muito medroso. Quer por força ser o líder e quase sempre se dá mal nas armações que apronta. 


Tonica
É rechonchuda, sorridente, muito traquina, inteligente e apronta muito. Tem mania de vestir roupas de adulto, quer muito ser adulta. O nome dela de batismo é Antonia das Neves em homenagem à avó - descendente de imigrantes nordestinos - mas começaram a chamá-la de Tonica e Tonica ficou. É muito sensível e meiga com outras crianças, é apaixonada pelo Péssimo mas não admite muito isso. Adora ser útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...