Páginas

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Armando Sobral expõe na Elf galeria

Por Elf Galeria



A partir deste sábado, 7 de junho, receberemos na Elf a produção do artista plástico Armando Sobral, com a individual "Notas sobre o Esquecimento, Caderno das Águas e Outras Páginas". Em suportes diversos, o artista trata da memória, esquecimento e transitoriedade, nas três séries de trabalhos que dão título à exposição. A gravura estará presente, é certo, acompanhada de trabalhos em pintura e uma série de desenhos a carvão.

"Procurei ordenar à minha maneira, ainda que de forma precária, esse mundinho à parte de coisas invisíveis e cotidianas, ignorado pela consciência reta que nos aliena do desejo. São artefatos recolhidos no Ver-o-Peso, recordações, algo que encontro no chão, a prateleira de quinquilharias ou a surpresa em um recital; microcosmos infinito em estímulos e em fluxo incessante.
 
Sobre o esquecimento, é um tema recorrente que ampliei – ou acentuei certa moldura retórica - com os retratos cegos, figuras eminentes da nossa cultura local incapazes de ver ou que, talvez, não mais se reconheçam aqui, hoje. A vontade de faze-los decorreu do lindo recital e pesquisa exemplar realizado por Salomão Habib sobre Tó Texeira – o primeiro a ser desenhado a partir da foto do Luiz Braga - esforço espiritual que trouxe algo precioso que me pertencia e que, sequer, sabia da sua existência e valor. 

Completa a série fragmentos do meu corpo, o retrato do Seu Luiz (meu pai), meu autorretrato inacabado e os corações – um coração em xilo, petrificado, e outro aquarelado por minha mãe poucos meses antes da sua partida. Em seguida abro o livro que desagua no rio, reserva criativa e força vital que nos alimenta todos os dias – meu contato com esse ente é sempre confidente e silencioso. E, por fim, são as outras páginas, nas quais recolho o que estiver ao meu alcance para falar um pouco desse nicho de coisas invisíveis" (Armando Sobral, maio de 2014)

Sobre o artista: 
Armando Sobral / Foto: divulgação
Armando Sobral é paraense, artista plástico, curador, educador e produtor cultural graduado pela Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo, em 1990. Co-fundador do Atelier Piratininga, em São Paulo, e do coletivo Atelier do Porto, em Belém. 

Professor da Universidade Federal do Pará entre os anos de 2003 e 2005. Instalou e coordenou o atelier público de gravura da Fundação Curro Velho, em Belém, entre os anos de 2001 e 2006. Coordenou entre os anos de 2007 e 2010 a Gerência de Artes Visuais do Instituto de Artes do Pará.
 
Implantou o programa de residência artística entre os estados de Quebec e Pará, entre 2008 e 2010. Idealizou e empreendeu diversos projetos culturais para empresas e instituições como, Vale Mineradora, RBA, Iphan. Em 2008 foi contemplado com a Bolsa de Pesquisa Artística da FUNARTE e, em 2010, recebeu o Prêmio Nacional de Arte Contemporânea Marcantônio Vilaça e o Prêmio de Arte Contemporânea, Ocupação dos espaços FUNARTE 2010. 
Vem participando de mostras nacionais e no exterior (Japão, Noruega, Canadá, Espanha, Argentina, Rep. Checa, Estônia, Polônia, França, Holanda e EUA). - além de Diretor chefe da empresa Complô Produções Artísticas.

SERVIÇO:
Exposição "Notas sobre o esquecimento, Caderno das águas e Outras páginas"
Abertura: 7 de junho (sábado), das 11 às 14h.
Visitação: até 28 de junho, de segunda a sexta-feira, das 10 às 13h e das 15 às 19h. Aos sábados, das 10 às 14h (exceto feriados).

Elf Galeria: Av. Gov. José Malcher, Passagem Bolonha, 60 - entre Trav. Benjamin Constant e Trav. Dr. Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...