Nesta segunda-feira, 2 de junho, o Cineclube Alexandrino Moreira apresenta a o projeto transmídia “Por que a gente é assim?”, da produtora carioca Matizar Filmes. A série, composta de 6 episódios de 26 minutos cada, tem em sua grade o curta “Na Canoa Para Aprender”, dos documentaristas paraenses Danielle Franco e Bruno Assis. Começa às 19h, no Teatrinho do IAP, com entrada franca.
Criado pela produtora Matizar Filmes, com direção geral de Guilherme Coelho, o projeto foi desenvolvido durante o ano de 2010 e em 2011 foi exibido no Canal Futura , com interação entre diretores, produtores e profissionais relacionados aos temas abordados, em debates ao vivo após as exibições.
“Por que a gente é assim?” é um projeto transmídia, com formato em série, que surgiu para indagar acerca dos valores que norteiam as escolhas cotidianas dos brasileiros e estimular a reflexão. Cinco eixos temáticos articulam os debates principais em torno do projeto: Educação, Autoridade, Fé, Preconceito, Consumo e Sexo.
De acordo com o diretor, “mais que discutir, concordar ou discordar, quer contar. E, a partir daí, estimular a reflexão. ‘Por que a gente é assim?’ nasce da nossa convicção de que as profundas – e positivas – mudanças sociais ocorridas no Brasil nos últimos 20 anos devem nos conduzir a uma reconsideração de nossos valores éticos, mais no campo da política da vida cotidiana do que no da grande política partidária”, explicou. Como resultado, a série incita uma pausa para reflexão e indicará a nação que se quer ser Século XXI adentro.
“Por que a gente é assim?” é um projeto transmídia, que abre frentes na TV, na internet e no mundo físico, articuladas em torno de seis temas cruciais:
Educação, Autoridade, Fé, Preconceito, Sexo e Consumo. Único representante do Pará, o documentário em curta-metragem “Na Canoa Para Aprender”, foi filmado na Ilha do Combu em setembro de 2010 e mostra a vida de Joel, 15 anos, e sua relação com a ilha a o vai e vem pelo rio Guamá em cima de rabetas que ele mesmo constrói. O curta integra o tema “educação” no projeto “Por que a gente é assim?”.
“Queremos mostrar como conceitos e valores que formamos, escolhemos e trocamos atravessam todas as nossas decisões cotidianas. Como encaramos a escola? Realmente a valorizamos? Como reagimos ao poder e ao preconceito? Como a fé nos ajuda a seguir? Ou será que não ajuda?”, incita o diretor Guilherme Coelho. Para ele o principal com o projeto não é responder as perguntas, as principalmente, discuti-las, estimulando uma reflexão coletiva.
Serviço
Exibição dos episódios do projeto “Por que a gente é assim?” – Matizar Filmes (RJ)
Segunda-feira, 2 de junho de 2014, às 19h, no Cineclube Alexandrino Moreira – Teatrinho do IAP. Entrada franca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário