Páginas

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Festival Scarlett Night recebe Eric Donaldson

Texto divulgação

O Festival Scarlett Night reúne dois maiores nomes do reggae internacional e nacional em Belém, o evento acontece sábado, 16 de agosto, no Complexo Ecológico Parque dos Igarapés. A noite do vermelho contará com shows do cantor jamaicano Eric Donaldson, terá também o lançamento do novo CD da banda maranhense Raiz Tribal. O público poderá conferir também as apresentações dos DJs e colecionadores locais em duas pistas. Os portões serão abertos às 18 horas, os ingressos estão sendo vendidos a R$ 20, antecipadamente nas lojas Bali Surf e Chilli Beans e os primeiros 2500 ganham caneca de acrílico.

Serviço:

Sábado, 16 de agosto – início 18h

Reggae no Parque apresenta; Scarlett Night a noite do vermelho

Eric Donaldson, direto da Jamaica, e banda Raiz Tribal lançando CD Novas Trilhas e mais 8 atrações em 2 ambientes.

Local: Parque dos Igarapés

ingressos antecipados: Bali Surf e Chilli Beans

Informações: (91) 8306-8888


Eric Donaldson Donaldson começou a sua carreira em 1964, fundando no ano seguinte o grupo The West Indians, junto com os parceiros Leslie Burke e Hector Brooks. O grupo lançou alguns compactos, inclusive com Lee Perry (’Oh Lord’), mudou o nome para The Kilowatts e gravou para Lloyd ’Matador’ Daley, sem sucesso, o que acabou causando o rompimento do trio. Depois de gravar algumas faixas solo, Donaldson se inscreveu no festival já citado com ’Cherry Oh Baby’ e o venceu. 

Parecia que sua carreira iria deslanchar, o compacto da música vencedora vendeu mais de 50000 cópias, passou a gravar com produtores da pesada como Bunny Lee, mas as coisas se encaminharam de modo diferente. Recusando-se a cumprir a rotina estafante das turnes e das gravações anuais, Donaldson passou a gravar esporadicamente, sempre com relativo sucesso, voltando a vencer o Jamaica Festival Song Competition em 1977, 1978, 1984 e 1993. 

Este cantor jamaicano é um dos maiores ídolos da massa reggueira do Pará e Maranhão e outros estados onde o reggae é a lei. Eric Donaldson é considerado o rei dos festivais da Jamaica, tendo ganhado 5 edições do Jamaica Festival Song Competition com a sua característica voz em falseto. A primeira foi em 1971, com a canção que o lançaria para o mundo do reggae: 'Cherry Oh Baby', que já ganhou inúmeras versões, incluindo uma do UB40 e outra dos Rolling Stones (que viviam a sua fase reggueira na metade da década de 70).

Nesta década de 90 experimentou uma volta às paradas, com diversas versões para o ritmo de "Cherry Oh Baby", inclusive uma atualização dele mesmo para a canção que o consagrou. Além do mais, ficou ciente do quanto é amado pelo povo paraense e maranhense e de outros estados próximos (sem falar na colônia maranhense no Rio e São Paulo), que dança agarradinho ao som de sucessos como ’Cinderella’ e ’Land of my Birth’. 

Tal popularidade em outro país que não a sua Jamaica natal deve tê-lo surpreendido, mas isso não o impediu de se apresentar em São Luís, com grande sucesso. Algumas de suas pedradas foram lançadas no Brasil na coletânea da gravadora Jamaica Gold - LOVE OF THE COMMON PEOPLE. Ele hoje vive em Kent Village, na Jamaica, onde administra o ’Cherry Oh Baby Go-Go Bar’. Continua fiel ao estilo que o consagrou, sendo que seu último trabalho lançado foi o álbum Peace and Love, de 1997, produzido por Joe Gibbs.




Raiz Tribal A banda tem como herança a paixão pelo reggae vinda de uma das principais bandas do gênero no país, a maranhense Tribo de Jah. Gill Enes e Keké Enes são filhos de Netto Enes (guitarrista e vocalista da Tribo de Jah) e Leo Rabelo, filho de Aquiles Rabelo (baixista e vocalista da Tribo de Jah) pra fechar esse power trio.

Mesmo com o DNA da Tribo de Jah, a Raiz Tribal nesses 13 anos de carreira conquistou a própria identidade, tocou ao lado de bandas nacionais e internacionais consagradas e ganhou reconhecimento e admiração de quem toca reggae no país.

A banda lançará em Belém o seu 3º CD, intitulado "Novas Trilhas", cujas faixas foram escolhidas a dedo para homenagear os mais de 400 anos de São Luís. O álbum, que ao mesmo tempo possui um grande peso instrumental num clima totalmente "Lovers", possui participações de Zeca Baleiro, Fauzy Beydoun (Tribo de Jah) e Nengo Vieira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...