Páginas

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Poesia e ritmo latino são marcas da banda A República Imperial

Foto: Divulgação (Arquivo Pessoal) 
Ritmos latinos e poesia são as marcas registradas da banda paraense autoral A República Imperial, que apresenta o show Cinema Ór, na próxima sexta-feira (19), às 20 horas, no auditório da faculdade Fibra da Gentil, com entrada franca. O público vai poder dançar as músicas do primeiro EP da banda (“Cinema Ór”) e também já terá a oportunidade de conhecer músicas inéditas do grupo, que estarão no segundo EP, previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2015.


Formada por Kenji Yonezawa (violão), Inês S. Fernandes (baixo), Daniel Pinheiro (bateria), Genessi Rodriguez (vocais), Glaucia Freire (vocais), Alex de Castro (vocais), Eliezer Reis (trompete) e Milton Cavalcante (guitarra), A República Imperial teve início em 1º de janeiro de 2013. “Esse show vai ser um anúncio do que vem em 2015: ano em que vamos lançar dois EP's, um deles é o ‘Cinema Ór’ em formato físico para as prateleiras. Este trabalho é uma vitória que levou um ano pra gente e agradecemos ao selo do Estúdio Livre que acredita em nosso trabalho. O segundo EP deve sair em maio e ainda vai ter clip e singles”, acrescenta o músico Alex de Castro.

Desde a sua origem, o grupo quis misturar referências musicais hispano-americanas, brasileiras e afro caribenhas com variedades musicais contextualizadas na América Latina. Influências do grupo são bandas como Buena Vista Social Club, Real Combo Lisbonense, Sigur Rós, Orquestra Imperial, Nouvelle Vague, Novos Baianos, Doces Bárbaros, Clube da Esquina, The Doors, Sigur Rós, Elis, Caetano, entre tantos outros. A República Imperial também abre as suas portas para outras artes como o teatro, a literatura e o cinema.

O registro das composições da banda foi garantido pela gravação do EP virtual “Cinema Ór”. O trabalho reuniu cinco faixas elaboradas sob a condução do produtor musical, diretor de cinema e engenheiro de som Davi Paes. Em 2015, a nova agenda de shows, dentro e fora do Pará, deve ser divulgada.

A banda A República Imperial já gravou o “Acústico Conexão Cultura”, produzido pela TV e Rádio Cultura; foi selecionada entre 116 bandas para participar das seletivas Se Rasgum 2013, obtendo expressiva votação do público; apresentou-se também no Rock Rio Guamá 2013, após seleção por júri popular; já participou da festa paraense Black Soul Samba; ficou entre as quatro bandas escolhidas para o Festival Se Rasgum 2014 e foi selecionada pela curadoria de São Paulo e Londres para integrar a primeira edição do Sofar Sounds, ao lado de Dona Onete, Pio Lobato e Strobo.


O compositor Alex de Castro explica como surgiu o nome do grupo: “Possui várias explicações, que vão da mera despretensão até contextos políticos atuais. Mas a explicação que mais curto é o fato de que bem antes eu havia montado uma banda chamada ‘Império 3x4’, que não vingou. Daí quando recomecei a batalha mantive o ‘imperial’ por conta das influências e referências que são nosso alicerce teórico-cultural e acrescentei ‘a república’ pelo conjunto de estudantes e pesquisadores de música reunidos. Essa é uma das justificativas. Não descartamos todas as outras porque ampliam nosso espectro contextual”.


SERVIÇO:

Show Cinema Ór
Data: 19 de dezembro
Hora: às 20 horas
Local: Auditório da faculdade Fibra (Av. Gentil Bittencourt, 1144, entre a Av. Generalíssimo Deodoro e Travessa 14 de março - Nazaré).
Entrada franca.

Links das redes sociais:



Texto: Carlos Correia e Vivianny Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...