Páginas

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Israel Di Souza: o exemplo da atitude

Paraense criou a sua própria editora e já produziu livros e CDs

Foto de Carlos Borge

Esta reportagem não retrata a história de nenhum grande empresário do ramo fonográfico, mas mostra a luta de um paraense que resolveu lutar de frente contra as dificuldades financeiras para fazer a sua própria produtora: a Di Roxa Produções. Foi por causa da vontade de escrever e de cantar que Israel Di Souza, conhecido no cenário do movimento Hip Hop como Mais Amor, criou o seu próprio empreendimento cultural.


“Comecei a escrever na adolescência. Produzia livrinhos de poesias feitos de maneira artesanal (xerox). Tudo bem próximo da linguagem do rap. Na verdade, fazia os livrinhos por não ter como gravar no formato de músicas. Com o tempo passei a ter contato com programas de computador que me deram suporte pra gravar. Aí começou a Di Roxa Produções: gravando de forma caseira, primeiro minhas músicas, depois as músicas de vários rappers do Pará”, revela Israel.


Talvez o principal objetivo de criar a Di Roxa Produções era para gravar as músicas dos rappers que não tivessem possibilidades de fazer uma produção com mais qualidade. “Precisei fundar a produtora devido às faltas de alternativas de estúdios acessíveis e também pela necessidade de gravar e divulgar o Rap no Estado. Cerca de 15 diferentes grupos e rappers da cena do Hip hop paraense já gravaram na empresa. Desde 2009, a Di Roxa veio evoluindo. Adquiri equipamentos melhores e também estamos com uma estrutura de mais qualidade”.

Israel conta, no inicio, gravava as músicas no computador da sua própria casa, de maneira improvisada. “Essa gravação caseira me fez aprender muito de informática, e lógico, de produção musical. Até hoje ainda gravo em casa. Foi aí que fundei a Di Roxa Produções: um estúdio que funciona ainda na minha casa e hoje recebe muitos rappers que estão começando a escrever e cantar. De lá pra cá, melhoramos a estrutura de gravação, e já lançamos vários CDs de rap”.

Além de músicas do gênero Rap, a produtora grava funk. Pequenos livros de poesias e capas de CDs também já foram confeccionados pelo empreendimento cultural que atende a produção de artistas oriundos da periferia. Agora, o desafio de Israel é produzir videoclipes.



Mais Amor, o lado poético de Israel 

Foto de Carlos Borges 

“Comecei a escrever aos 16 anos. Com 17 comecei a cantar Rap. Aos 20, me tornei o Mais Amor. Quando escrevo falo de amor. Do amor ao próximo e a si mesmo como gerador de mudança social, daí vem esse nome”, explica Israel. O poeta empreendedor acredita que uma sociedade pode melhorar a partir do momento em que as pessoas tenham mais amor entre si e aos seus semelhantes. Através da sua arte ele também estimula que as pessoas lutem pelos seus objetivos: “Escrevo letras com palavras de incentivo para as dificuldades da vida”.


O CD “Mais Amor” foi fundado em agosto de 2012 com a música “Somente o amor vai mudar o mundo”. Sua distribuição e venda começou dentro dos coletivos que circulam pela Região Metropolitana de Belém. Em seguida veio o CD “Utilidade pública: precisa-se de amor ao próximo”. “A venda de CDs no ônibus é uma alternativa muito boa quando tentamos divulgar um produto que a mídia despreza”.

As primeiras letras de Israel Di Souza refletiam revolta: “Tinha palavrão; falava mal dos outros; não entendia que eu também era capaz de cometer erros tanto quanto as pessoas que eu criticava, em sua maioria políticos, pessoas ricas, artistas... Eu queria, de certo modo, ser polêmico. Hoje vejo essas músicas e me envergonho”, confessa.


Mas essa fase passou. O artista está mais maduro. “Minha mãe é seguidora da Filosofia, Ciência e Religião Espírita. Com essa convivência pude absorver muitos ensinamentos Cristãos. Aprendi sobre o perdão, sobre o amor ao próximo, sobre a caridade. Com o tempo, isso começou a fazer parte de algumas letras. Hoje eu assumi praticamente por inteiro essa postura de cantar sobre coisas cristãs. Virei o Mais Amor. Mais Amor é a esperança que tenho em ver as pessoas de todo o mundo distribuindo este sentimento ao próximo, por isso canto o amor em minhas músicas”.



Gabriel Pensador inspirou as canções de Israel Di Souza

Israel Di Souza nasceu em Belém do Pará no dia 5 de novembro de 1991. Ele já iniciou a vida lutando: veio ao mundo prematuro de sete meses. Teve problemas respiratórios, dentre eles a asma. A doença o fez passar grande parte da sua infância dentro de casa.

“Fui criado muito próximo da minha família. Muitas vezes me via em casa sem ter o que fazer. A estante de CDs do meu pai era uma das minhas distrações. A partir daí tive o primeiro contato com a música. Meu pai é roqueiro, e inevitavelmente, eu também passei a gostar desse tipo de música. Aerosmith, Guns ‘n’Roses, AC DC, dentre vários outros. Até meus 15 anos, gostava muito dessas músicas, mas, com esta idade, também passei a querer entender o que as músicas diziam”, explica Israel, revelando o seu lado musical.


O rock nacional foi o primeiro tipo de música fez ele pensar e entender que, através dela, as pessoas podiam expressar os seus pensamentos. Em 2006, o poeta e músico Israel Di Souza teve contato com um DVD que foi um marco importante para a vida dele: era primeira vez que ele ouvia falar sobre o que era o Hip hop. “Esse DVD era do Gabriel o Pensador. Tinha mensagens contundentes, com um rico vocabulário, com histórias reais. Tudo ali era em forma de Rap, o tipo de música que passei a gostar”.


O empreendedor já ouvia e gostava de Raps internacionais, mas foi ao escutar o Rap nacional que ele se interessou ainda mais pelo gênero. A partir daí também iniciava o processo de inspiração do poeta. “A música ‘Lavagem Cerebral’, do Gabriel o Pensador, foi a que eu achai mais incrível, e por causa dela, me interessei a escrever. Queria fazer igual, juntar várias palavras para formar uma postura de protesto genial, que iria acabar de vez com as violências do mundo. Acho que essa era a minha visão no início, ou melhor, a tentativa do início”. Hoje, Israel já sabe o que quer: espalhar a sua mensagem, seja através da poesia ou da música, auxiliando outros artistas que começam a crescer no cenário do Hip hop. 

  • Clique AQUI e escute as músicas de Israel Di Souza no soundcloud

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...