Páginas

domingo, 15 de fevereiro de 2015

O poder da net de aproximar admiradores da poesia e do poeta

Foto: Arquivo Pessoal de Ronaldo Rosa
A escrita já fazia parte da vida de Ronaldo Rosa desde quando ele ainda era um garoto, mas foi na adolescência que a poesia o agarrou de vez. Entre os anos de 2007 e 2008, a vontade de escrever o dominava. Vinícius de Moraes inspirou o poeta, que achava fantástico a maneira sutil de brincar com as palavras e os seus significados, habilidade essa que parece nunca ter faltado para o grande músico e compositor Vinícius.

Nas poesias de Ronaldo Rosa, ao menos as publicadas em seu blog, existe um complemento: a fotografia. O poeta explica de onde vem a paixão pela arte de eternizar momentos. "A fotografia sempre me interessou. A possibilidade de criar a luz sempre me seduziu. Fotografar para cinema e vídeo sempre foi um prazer, só que eu não conseguia tempo para fotografar com o instantâneo. A fotografia entrou na minha vida mesmo quando fui morar em São Paulo, em 2010, quando me vi com um tempo disponível e comecei a me dedicar".



A aprovação num concurso público trouxe o poeta de volta para as terras paraenses. A vaga era justamente para o profissional que dominasse a arte de fazer registros, daí em diante o poeta dedicou-se definitivamente à fotografia.


Ronaldo Rosa garante que escreve para si, mesmo quando suas poesias parecem ser feitas para os seus seguidores. "Acho que o público do blog se identifica, até as vezes acha que adivinhei o que a pessoa sentia. Por mais que caiba como uma luva para alguns, eu falo de mim, do meu sentimento, escrevo sobre o que eu vivo. O blog é biográfico, mas me completa perceber que outras pessoas se identificam com o que escrevo", revela.

O nascimento do blog 
Foi com a intenção de arquivar os seus escritos que Ronaldo Rosa pensou em usar a internet, contudo, alguns amigos do poeta o aconselharam a usar o ciberespaço para divulgar suas poesias. Foi então que ele procurou os modelos pré formatados de blogs, geralmente sites mais fáceis de trabalhar o layout e também disponibilizados gratuitamente na internet. E em 2010 nascia o blog de poesias de Ronaldo. “É necessário compartilhar para o blog ter sua função, senão morre. Comecei a compartilhar com alguns amigos no Facebook e deu certo”, conta.

Ronaldo Rosa nunca teve o compromisso de mostrar as suas poesias. “Fui obrigado para usar o blog e gostei de mesclar imagem e a poesia”, revela o poeta e acrescenta: “essa experiência é interessante, proporciona outros olhares e outros sentimentos. A poesia é aberta. Cada ser entende e percebe a sua maneira”.

O poeta adorou a interação entre ele e os internautas que liam as suas poesias. Gostou muito de saber que muitas pessoas se identificam com o que expressa através do verso e da prosa. “Na verdade isso me completa. Pois se alguém se identifica com o que escrevo e mostro com minhas imagens é o momento que a poesia passou a ter uma função”, ressalta.

E Ronaldo garante que não têm dificuldades com críticas não muito construtivas. “Escrevo sobre um sentimento pessoal diante da vida. São as minhas percepções. Nunca recebi críticas pesadas. Acho que nem cabe na poesia. Talvez se formos falar gramaticalmente, pode até ser, pois uso uma linguagem coloquial, mas essa liberdade também existe”.

Sobre a união que faz entra as imagens que registra e os seus textos poéticos, Ronaldo afirma que não chega a ser algo muito óbvio, ou seja, a imagem não reflete cada palavra de suas poesias. “Posso falar na poesia uma coisa e contrapor com uma imagem antagônica. Eu posso escrever de ‘molhado’ e mostrar uma imagem de um deserto. Como tudo parte do sentimento, vou aos meus arquivos e pinço uma ou outra imagem que me transmitem algum sentimento sobre o que escrevi. Quando alio uma imagem com algo escrito cheio de sentimento real e pulsante, e alguém diz ‘é a minha cara’, me sinto imensamente feliz”.

As fotografias e poesias de Ronaldo Rosa falam são recortes de momentos vividos pelo poeta. “Sempre que viajo estou com minha câmera. Assim posso captar imagens por aí. Gosto de fazer imagens conceituais. Já a poesia fala do sentimento mais importante que o ser humano precisa ter: o amor. Minha poesia fala do sentimento de amar, de gostar, de cuidar. Fala daquela vontade de estar junto, da saudade que dá na ausência. Fala por vezes do amor fraternal, do amor de amigo, mas sempre do amor. Se alguém mergulha no blog pode mergulhar dentro de mim. Meus sentimentos são sempre a flor da pele, sou um homem liberto e deixo meus sentimentos fluírem”.

Não é objetivo do poeta transformar em livro as suas poesias publicadas no blog, mas Ronaldo Rosa não descarta essa chance. "Se surgir uma oportunidade, será um prazer. Eu creio que a internet cumpre o papel de compartilhar". E é o que ele faz muito bem. O poeta é disciplinado e nunca deixa de dividir na internet os seus sentimentos, via palavras poetizadas, por muito tempo. "Posso compartilhar o que escrevo virtualmente e já me basta", finaliza, sem grandes pretensões.


Sem razão

Foto: Ronaldo Rosa

Foi Assim ,

Sem razão te vi

Sem razão revi

E o coração...

morri

É assim,

Sem razão, que contigo estou

E o mundo mudou

Sem diferente movimento



Sem razão,

Não reclamo, não objeciono

Só sinto, um restrito plano

De ser feliz



Sem razão,

Me retorno a mim

Para te ter assim

Sem razão



E no absorver da paixão

meu mundo universo...

É a tua galáxia, teu tempo

Sem razão, vivo na emoção

Calejado do vento

na esperança da vida

melhor vivo...sem razão


R.R.


Para ler mais poesias de Ronaldo Rosa clique AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...