Páginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Curso do SESC trabalha a crítica cinematográfica

Centro Cultural SESC Boulevard oferece curso de Crítica Cinematográfica, de 14 a 17 de dezembro, (quarta a sábado), das 9 às 13 horas no auditório do SESC Boulevard, localizado no Boulevard Castilho França, n°522. Vale 16 horas/aula. O ministrante é o cineclubista paraense  Miguel Haoni da Associação Paraense dos Jovens Críticos de Cinema - APJCC. As inscrições são gratuitas e feitas no SESC Boulevard.


O texto abaixo foi escrito por Miguel Haoni


Cinema é a arte das imagens em movimento. Como arte é o canal de expressão de homens e mulheres que concebem o mundo sob um prisma poético. Como imagens é o espelho da humanidade nos últimos 115 anos: suas ilusões, vergonhas, vitórias e medos projetados em 24 quadros por segundo. E como movimento é a música da luz, a montanha russa nas mais impressionantes paisagens do inconsciente.



Tudo isso, porém, quase sempre passa batido na nossa convencional  fruição de filmes. A dieta viciada de audiovisual imposta pela indústria massiva de imagens, nos impede de observar o universo por trás dos "roteiros e atuações". 

Poesia em cinema é feita de zoom e travelling; do comportamento da câmera à mise-en-scène; do enquadramento criativo à duração do plano. Em resumo: da forma como se manipula a linguagem cinematográfica.

Nesse sentido o Centro Cultural SESC Boulevard propõe o Curso de Crítica Cinematográfica (ministrado por Miguel Haoni da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema), que com a ajuda da História Contemporânea e da Filosofia da Arte pretende lançar um outro olhar sobre o fenômeno audiovisual artístico. 

O curso pretende, através de três unidades ( I Filme de Gênero; II Expressionismo Alemão; e III Cinema Americano Independente) observar como diferentes cineastas concebiam a arte em momentos chave de sua evolução histórica.

A partir do debate crítico, leitura de textos e análise de filmes ("Sapatinhos Vermelhos" de Michael Powell e Emeric Pressburger e "Sombras" de John Cassavetes) o curso pretende desvendar de que maneira esta linguagem de imagens é tecida na construção de discursos e sensações, configurando parte fundamental de nossa experiência no mundo contemporâneo.

Serviço: 
Centro Cultural SESC Boulevard apresenta: Curso de Crítica Cinematográfica (16 horas/aula). Ministrante: Miguel Haoni (APJCC)
De 14 a 17 de dezembro (quarta a sábado), das 9 às 13 horas no auditório do SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, n°522/523)
Informações pelo fone: 3224-5654/5305
INSCRIÇÕES GRATUITAS NO LOCAL
VAGAS LIMITADAS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...