Páginas

domingo, 22 de janeiro de 2012

A "princesa do samba paraense" comemora aniversário no Samba de 2

Mostrar que o samba é brasileiro e está em todo lugar. Esse é o foco do Projeto Musical Samba de Dois, uma parceria de Arthur EspÍndola e Yasmhin Friaça que será realizado neste domingo, 22, no Bar da Lapa (Trav. Quintino, 1086 esquina com a Boaventura da Silva), a partir das 14h. O show vai ser autoral e preferencialmente paraense. A festa também será uma comemoração do aniversário da jovem sambista paraense Yasmhin Friaça, que fará 21 anos no dia. “O nosso objetivo com esse projeto é buscar a valorização do samba paraense, dos compositores e interpretes da nossa região”, afirma a sambista.


A dupla promete apresentar o melhor do samba, buscando desde o samba de raiz até os seus grandes clássicos. De acordo com eles o que não vai faltar é samba enredo e os sucessos atuais do gênero. “Buscamos também desenvolver arranjos musicais próprios que contam com a influência da bossa-nova e do chorinho; eles estão enraizados na essência do samba, não vamos fazer distinção de geração, estilo ou classe social”, afirmam.

Yasmhin Friaça cursa Direito. Ela é monitora do Projeto Mais Educação, onde desenvolve com alunos entre 8 a 25 anos de idade, da escola pública Brigadeiro Fontenelle, no bairro da Terra Firme, o projeto de canto Coral Terra Firme. “Fiquei muito emocionada ao participar deste projeto. Acho importante compartilhar conhecimentos. Além do mais, aprendo muito com os alunos. Neste projeto de canto coral descobri compositoras de 13 anos; cantores, que ao mesmo tempo que cantam, dançam muito bem”. A sambista também ministra aulas particulares de canto coral, lírico, popular e musicalização.
Para fazer as suas composições a jovem sambista se inspira em temáticas relacionadas aos diversos sentimentos humanos: amores, decepções, desencontros, desilusões, amizades, crenças, etc. Aos três anos de idade Yasmhin começou o seu contato com a musicalização. Aos sete ela fez a sua primeira apresentação. 

Yasmhin Friaça já cantou em locais de Belém como o Cosa Nostra, Marujos, Estação das Docas, Favela, Bar daLapa, Veneza, entre outros. A “princesa do samba”, como é chamada pelos amigos paraenses sambistas, sempre cantou diversos estilos musicais que variavam do erudito ao popular. Mas, foi aos 17 anos que Yasmhin Friaça decidiu-se pelo samba. “Não existe nada mais genuíno do que o samba”, opina a cantora dona de uma voz aguda, com grande extensão vocal.
“No início começamos batendo de porta em porta, com o violão e a equipe que cantava junto com a Yasmhin. Foi difícil mas, conseguimos. Devo muito ao Cosa Nostra que nos deu apoio”, revela a mãe e produtora da sambista, Eliane Bernardes. Além da carreira solo a artista participa, junto com o cantor Arthur Espíndola, do projeto Batucada Soul Samba, que também conta com a banda Farofa Black.

PROJETOS:
Um dos projetos da cantora é gravar o seu primeiro CD, intitulado “Buque de sons”, e promover a festa de lançamento, a partir de julho deste ano. O produtor cultural do “Buque de sons” já está definido. Será Yuri Guedelha. Yasmhin Friaça também pretende participar de projetos da Lei Semear; para ela é uma forma de buscar apoio.

Serviço:
Agenda de shows de Yasmhin Friaça:
Sábado, 21 de janeiro, às 20h no Bar Municipal (Rua Municipalidade, 1624, esquina com a Soares Carneiro, bairro do Umarizal);
Ainda neste sábado, às 22h30 a cantora se apresenta no Bar Veneza ();
Domingo, 22, às 14h, tem o Samba de 2, no Bar da Lapa (Trav. Quintino, 1086 esquina com a Boaventura da Silva);
A partir de 27/01/12 no Novo Boteco São Matheus (Travessa Padre Eutíquio, 606), tem a Batucada Soul com Yasmhin Friaça, Arthur Espíndola e a banda Farofa Black;
Dia 28 deste mês, no Sesc Boulevard tem novamente o show do Projeto Samba de 2.
Informações: (91) 8142-4579

Att, Senhorita Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...