Alcyr Guimarães possui 26 discos gravados em Belém. Tem três na Alemanha, dois na Holanda e dois DVDs na Inglaterra. Tem 530 músicas gravadas, destas 93 são sambas de enredo. Ele já integrou a banda Manga Verde – um dos primeiros grupos de samba de Belém – e ajudou a compor a primeira formação do Arraial do Boi Pavulagem. Também ajudou a fundar o grupo Urubu do Ver-o-Peso. É membro da ala dos compositores do grupo carnavalesco Quem são eles.
Cantou durante 12 anos com mestres da música brasileira como Sivuca, Vital Farias e Hermeto Pascoal. Já dividiu palco com grandes artistas brasileiros. Entre as suas composições têm samba, samba enredo, valsa, bolero, samba canção, cubana, carimbó, entre outros ritmos. A sua influência musical vem de família. Tinham 17 músicos entre os parentes do Alcyr que iniciou carreira aos dez anos de idade, cantando na rádio e Tv Marajoara.
“O meu maior ídolo foi o meu irmão, o Beka, que tocou com grandes nomes da música brasileira como Clara Nunes. Ele foi o meu maior incentivo”, lembra o compositor. “Não sei se eu persigo a música ou se ela me persegue”, brinca o músico.
Bethoven, The Beatles, Chico Buarque e tantos outros também inspiram Alcyr. Ele acredita que a música é algo que deve ser levada a sério. Não a vê como um produto mercadológico, mas como um dom.
“Eu não acredito em inspiração. Acredito em transpiração. Pego um fato. Observo e componho. Às vezes eu demoro cinco meses ou cinco anos para compor uma música”, revela o compositor. Foi assim com a canção “Navio dos cabeludos”, composição que até hoje o emociona quando fala sobre ela.
Apesar das letras bem elaboradas e rebuscadas, feitas com todo o cuidado, Alcyr Guimarães não se considera um poeta. Em sua modéstia, ele diz que é apenas um guardião de belas palavras. “A música foi feita para guarnecer a letra e protege-la. A reflexão toda é em cima do que se escreve”.
Alcyr conta um pouco como é no palco: “quando vou fazer um show, gosto de oferecer para o público um trabalho com qualidade. Porém, eu não carrego o palco nas costas. Acabou o show, o artista fica lá”, diz o músico ao revelar não ter manias e esquisitices.
Para ajudar-me a falar sobre esse e renomado artista e tão estimada pessoa, pedi ajuda da sua companheira, Cika, que abre os depoimentos de forma sucinta, porém, profunda.
Ela me ajudou a entrar em contato com alguns amigos para, como um beija-flor, juntar esses depoimentos que são verdadeiras declarações de amor, palavras apaixonadas por um ser apaixonante. Meu amigo Alcyr Guimarães, parabéns! Mereces toda a felicidade do mundo continue sempre essa pessoa de luz.
DEPOIMENTOS:
|
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
Homenagem ao homem passarinho: Alcyr Guimarães
Por Senhorita Matos e amigos
sexta-feira, 23 de agosto de 2013
Emufpa abre inscrições ao Pronatec de Assistente de Produção Cultural
Imagem reprodução/Internet
Estão abertas as inscrições para o curso de Assistente de Produção Cultural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O curso será oferecido pela Escola de Música da UFPA e tem 160 horas de duração, com aulas durantes três meses.
terça-feira, 20 de agosto de 2013
Abraçar o mundo com as pernas
Senhorita Matos
Foto: Jason Bradley
Não dá pra dar um passo maior do que a perna
Tem que ser um passo de cada vez
"Não abrace o mundo com as pernas", me dizia mamãe.
Ontem, hoje, amanhã... tenho que viver um dia de cada vez.
Escolhas são importantes, a pressa, nem tanto assim.
Geometria do Tempo nos salões da Elf galeria
Por Elf Galeria
Exposição traz ao público a geometria dos azulejos e ornamentos da cidade.
Um conjunto de 21 belos trabalhos de Geraldo Teixeira poderá ser visto a partir de 13 de agosto na Elf Galeria, em Belém. O artista buscou inspiração para esta nova série de trabalhos na azulejaria e grades que ornamentam residências da Belém antiga, que recebem a criação do artista e são reconstruidos a partir do olhar de quem observa as formas do tempo nas fachadas das casas e na textura das estamparias dos tecidos expostos nas ruas do comércio.
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
Hoje tem Café Fotográfico com Pedro David e Lançamento do livro Rota Raiz
Em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, o Instituto de Artes do Pará e o Fotativa prepararam uma programação especial que encerra as atividades da Semana da Fotografia, com o lançamento do livro “Rota Raiz”, a exibição do vídeo “Imagens em Trânsito” e Café Fotográfico com Pedro David.
Confira a programação:
terça-feira, 13 de agosto de 2013
segunda-feira, 12 de agosto de 2013
Molho Negro faz versão rock de "Negro Gato"
Fonte: Pará Música
A música foi gravada durante um minicurso de gravação e produção musical
A banda paraense Molho Negro divulgou em suas redes sociais um vídeo com uma nova versão da música “Negro gato”. Com uma pegada rock and roll, a obra que é de origem da música “Three cool cats”, da dupla Leiber e Stolerm, ficou bastante interessante. A primeira versão brasileira de "Negro gato" foi feita pelo músico Getúlio Cortes.
Universidade Federal do Pará lança o Programa Coroatá
Fonte: Pará Música
Nesta terça-feira, 13 de agosto, às 14 horas, no Teatro Universitário Cláudio Barradas, a Universidade Federal do Pará (UFPA) lança o Programa Coroatá de Formação para Empreendimentos Culturais. A programação de lançamento conta com várias atividades culturais.
Música, teatro, dança e adereços cênicos fazem parte da programação artística do lançamento do programa
segunda-feira, 5 de agosto de 2013
Amanhã tem reunião do Fórum Municipal de Cultura de Belém
Reunião do Fórum Municipal de Cultura de Belém.
Terça-feira (6/8/2013), às 15h30, no Auditório do MinC (José Malcher c/ Benjamin).
Pauta: Mobilização para Conferência Municipal de Cultura.
Ajude a mobilizar e Participe ;)
Convite exposição de pinturas de Geraldo Teixeira
Assinar:
Postagens (Atom)