Páginas

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Geometria do Tempo nos salões da Elf galeria

Por Elf Galeria

Exposição traz ao público a geometria dos azulejos e ornamentos da cidade.



Um conjunto de 21 belos trabalhos de Geraldo Teixeira poderá ser visto a partir de 13 de agosto na Elf Galeria, em Belém. O artista buscou inspiração para esta nova série de trabalhos na azulejaria e grades que ornamentam residências da Belém antiga, que recebem a criação do artista e são reconstruidos  a partir do olhar de quem observa as formas do tempo nas fachadas das casas e na textura das estamparias dos tecidos expostos nas ruas do comércio.


No ateliê do artista, as obras surgem das generosas pinceladas em várias camadas de acrílica sobre placas de madeira, às quais se sobrepõem folhas de ouro e cera de carnaúba, tratada, misturada com os pigmentos coloridos e caprichosamente lustradas, com o rigor da encáustica. As cores fortes, contrastantes, referem-se à mistura colorida que se vê na cidade, ao brilho do sol que queima e esbanja uma luz intensa e calorosa. Da fusão de elementos, Geraldo Teixeira extrai a matéria-prima da sua criatividade, que poderá ser conferida até o dia 31 de agosto na Elf galeria.

As pinturas trazem a marca de um artista já consagrado e que já está próximo de completar quatro décadas de atividades ininterruptas: Geraldo Teixeira vive e respira o que faz, com afinco. Dedica-se diariamente ao oficio de criar, com disciplina e incansável pesquisa. Recolhe da cidade recortes de imagens que o tempo coleciona e que já não percebemos com facilidade, pela falta do exercício do olhar investigativo. Transforma suas percepções em arte e o resultado encanta olhares e provoca o agradável sentimento que provém da apreciação de uma obra de arte genuína, autêntica, que fala do tempo sem a saudade, mas como uma chamada para se viver melhor, observando o presente, antes que ele se vá das nossas lembranças.

Sobre o artista


Geraldo Teixeira iniciou sua carreira em 1975. Participou de várias exposições individuais e coletivas no Brasil, Estados Unidos e Europa e possui obras em acervos de vários museus brasileiros. Fundador da Associação dos Artistas Plásticos do Pará, foi curador geral do Salão Paraense de Arte Contemporânea- SPAC. É detentor de prêmios em vários salões de arte, entre eles o Grande Prêmio do XI Salão Arte Pará, em 1992. Utiliza em suas pinturas a encáustica, cujo processo artístico amalgama referenciais culturais clássicos ao experimental contemporâneo, apropriando-se da estética da azulejaria das cidades para elaborar sofisticadas tramas de desenho e cor, com o reconhecido domínio técnico do desenho que lhe é inato. Trabalha também no campo tridimensional, utilizando madeira, alumínio, ferro e vidro usando como tema a construção náutica, característica dos rios da Amazônia especificamente os “cavernames” (conjunto de peças que dão forma ao casco da embarcação - estrutura). Trabalha também com Arte Pública, produzindo obras em grandes dimensões. Atualmente vive e trabalha em Belém.

Serviço:
Exposição Geometria do Tempo,  pinturas de Geraldo Teixeira.
Em cartaz na Elf Galeria, que fica localizada na Gov. José Malcher, Passagem Bolonha, número 60, em Nazaré.
Visitação: de 13 a 31 de agosto de 2013, de terça a sexta-feira, de 10 às 19h e sábado de 10 às 17h.


-- 
Elf Galeria
Passagem Bolonha, 60. Nazaré. 
Belém - Pará
CEP 66.053-060
Tel: 55 (91) 3224-0854
www.elfgaleria.com.br
www.facebook.com/elfgaleria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...