Por Foto Ativa
Palestra no SESC Boulevard discutirá a Fotografia como Memória
e o processo criativo de Geraldo de Barros e Mário Cravo Neto.
No dia 06 de julho, às 19 horas, no Centro Cultural SESC Boulevard será ministrada pelo professor, pesquisador e curador Rubens Fernandes Júnior a palestra “Fotografia como Memória – O Processo de Criação”, em que será feita uma análise do processo criativo destes dois expoentes das Artes Visuais no Brasil, discorrendo sobre a trajetória e os momentos emblemáticos de cada um dos artistas.
A palestra é o primeiro evento da programação educativa prevista no projeto “Máquinas para filosofar”, que será aprimorado e desenvolvido ao longo dos próximos anos pelo SESC Boulevard. O “Máquinas para filosofar” foi criado com o objetivo de apresentar ao público a coleção de câmeras e outros equipamentos raros de Fotografia que fazem parte do acervo do SESC/PA e da Federação do Comércio.
Parte dessas câmeras antigas já está exposta no prédio do SESC Boulevard e revelam um pouco da riqueza desse acervo composto por quase 2000 itens, abrangendo um universo técnico e imaginário que permeia a História da Fotografia e inspira a elaboração do projeto “Máquinas para filosofar”, que atualmente encontra-se na etapa de pesquisa histórica e museológica.
O circuito de discussões começa na próxima quarta-feira com a palestra do professor Rubens Fernandes Júnior, um dos consultores do projeto, que dividirá com o público suas pesquisas sobre a trajetória de dois artistas que influenciaram com suas potências criativas, a Fotografia e as Artes Visuais brasileiras: Geraldo de Barros e Mário Cravo Neto.
A idéia da palestra é entender a fotografia como a convergência de processos criativos na obra dos artistas Geraldo de Barros e Mario Cravo Neto e como a Fotografia moderna e contemporânea se propõe a abdicar de seu caráter memorialístico e documental para dar espaço às pulsações visuais provocativas e comoventes.
Rubens Fernandes Júnior: o palestrante
Doutor em Comunicação e Semiótica e professor titular da FAAP, pesquisador, curador de fotografia, diretor do Mês da Fotografia de São Paulo, membro do Conselho da Coleção Masp-Pirelli de Fotografia e da Associação Paulista de Críticos de Artes. Como curador, criou o Gabinete Fotográfico da Pinacoteca do Estado, encabeçou o lançamento da Coleção Pirelli MASP e continua, junto com o Nafoto, organizando o Mês Internacional da Fotografia.
Mario Cravo Neto (1947 - 2009)
Fotógrafo, escultor e desenhista. Viveu na Alemanha, Estados Unidos e estudou na Arts Students League, com orientação de Jack Krueger, um dos precursores da arte conceitual na cidade. Nesse período, realizou a série de fotografias em cores On the Subway e produz suas primeiras esculturas de acrílico. Posteriormente, dedicou-se à Fotografia de estúdio, criando instalações e ensaios fotográficos com temática relacionada ao candomblé e à religiosidade católica. Publicou vários livros e ganhou importantes prêmios de conceituadas Instituições como Funarte,Masp/SP e Associação Paulista dos Críticos de Arte – APCA.
Geraldo de Barros (1923 - 1998)
Fotógrafo, pintor, gravador, artista gráfico, designer de móveis e desenhista. Em 1946, fez suas primeiras fotos com uma câmera construída por ele mesmo. Realizou experimentações que consistiram em interferências no negativo, como cortar, desenhar, pintar, perfurar, solarizar e sobrepor imagens. Sua trajetória artística o coloca na linha de frente da Fotografia experimental no Brasil.
SERVIÇO:
Palestra Rubens Fernandes Júnior: “Fotografia como Memória – O Processo de Criação”
Data: 06 de julho de 2011
Horário: 19 horas
Local: Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, n°522/523)
Visite o blog: http://sescboulevard.blogspot.com/
Informações: (91) 3224-5654/5305 (Centro Cultural SESC Boulevard)
(91) 4005-9584/9587 (Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio/SESC/SENAC-PA)
ENTRADA FRANCA
PARA MAIORES INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO COM:
Miguel Chikaoka
mchikaoka@gmail.com
+55 91 9983-3185
+55 91 3230-2504
Nenhum comentário:
Postar um comentário