Páginas

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Homenagem ao homem passarinho: Alcyr Guimarães

Por Senhorita Matos e amigos



Alcyr Guimarães possui 26 discos gravados em Belém. Tem três na Alemanha, dois na Holanda e dois DVDs na Inglaterra. Tem 530 músicas gravadas, destas 93 são sambas de enredo. Ele já integrou a banda Manga Verde – um dos primeiros grupos de samba de Belém – e ajudou a compor a primeira formação do Arraial do Boi Pavulagem.  Também ajudou a fundar o grupo Urubu do Ver-o-Peso. É membro da ala dos compositores do grupo carnavalesco Quem são eles. 

Cantou durante 12 anos com mestres da música brasileira como Sivuca, Vital Farias e Hermeto Pascoal. Já dividiu palco com grandes artistas brasileiros. Entre as suas composições têm samba, samba enredo, valsa, bolero, samba canção, cubana, carimbó, entre outros ritmos. A sua influência musical vem de família. Tinham 17 músicos entre os parentes do Alcyr que iniciou carreira aos dez anos de idade, cantando na rádio e Tv Marajoara.

“O meu maior ídolo foi o meu irmão, o Beka, que tocou com grandes nomes da música brasileira como Clara Nunes. Ele foi o meu maior incentivo”, lembra o compositor. “Não sei se eu persigo a música ou se ela me persegue”, brinca o músico.

Bethoven, The Beatles, Chico Buarque e tantos outros também inspiram Alcyr. Ele acredita que a música é algo que deve ser levada a sério. Não a vê como um produto mercadológico, mas como um dom.

“Eu não acredito em inspiração. Acredito em transpiração. Pego um fato. Observo e componho. Às vezes eu demoro cinco meses ou cinco anos para compor uma música”, revela o compositor. Foi assim com a canção “Navio dos cabeludos”, composição que até hoje o emociona quando fala sobre ela.  

Apesar das letras bem elaboradas e rebuscadas, feitas com todo o cuidado, Alcyr Guimarães não se considera um poeta. Em sua modéstia, ele diz que é apenas um guardião de belas palavras. “A música foi feita para guarnecer a letra e protege-la. A reflexão toda é em cima do que se escreve”. 

Alcyr conta um pouco como é no palco: “quando vou fazer um show, gosto de oferecer para o público um trabalho com qualidade. Porém, eu não carrego o palco nas costas. Acabou o show, o artista fica lá”, diz o músico ao revelar não ter manias e esquisitices.

Para ajudar-me a falar sobre esse e renomado artista e tão estimada pessoa, pedi ajuda da sua companheira, Cika, que abre os depoimentos de forma sucinta, porém, profunda. 

Ela me ajudou a entrar em contato com alguns amigos para, como um beija-flor, juntar esses depoimentos que são verdadeiras declarações de amor, palavras apaixonadas por um ser apaixonante. Meu amigo Alcyr Guimarães, parabéns! Mereces toda a felicidade do mundo continue sempre essa pessoa de luz.


DEPOIMENTOS:

Cika:
Alcyr é o homem que me liga a Deus.


Giovanna Farias:
Eu conheci o Alcyr em uma apresentação que fizemos em Belém, eu e meu pai, o Vital Farias. no ano de 1994.Mais tarde, mas no mesmo ano, eu pensei em passar uma temporada em Belém e ele me acolheu em sua casa como um pai.
Me levava pra cantar junto com ele em suas apresentações e tinha o maior carinho comigo e minha filha Camilla. Eu falo pra ele que ele é e será pra sempre o meu pai postiço. Tenho ele no meu coração e sou grata por tudo que fez por mim e pela minha filha eternamente. Ele é uma das pessoas mais generosas que eu já conheci em minha vida.
Esta homenagem é muito merecida, pois o Alcyr é um ser humano maravilhoso!
Quanto ao artista , admiro demais o seu trabalho e a maneira que tem de passear por várias vertentes da nossa música. Ele é um exímio poeta e músico!!
Bom, falar do Alcyr pra mim, é um prazer imenso, pois o amor e carinho que tenho por ele, é deveras grandioso a ponto  de me faltar palavras!!! Basta sentir!!!
Desejo ao Alcyr um feliz aniversário e toda a felicidade do universo!! Eu o amo eternamente!
Abraços,
Giovanna.


Mauro Magno:
Meu Grande Mestre e Amigo Alcir Guimarães
Só gratidão é pouco...
Obrigado por acreditar em mim quando eu achei difícil acreditar em mim mesmo no início da minha vida profissional.
Obrigado por saber dizer o que eu realmente precisava ouvir em vez do que eu queria escutar, e por ter me mostrado outro lado a considerar num universo diferenciado da vida.
Obrigado pela confiança, amizade, incentivo, compreensão e profissionalismo, com os quais me conduziu para a vida e com isso contribuiu positivamente nos alicerces do meu profissionalismo, meus ideais e meus sonhos.
Obrigado por ter posto tanta sabedoria, arte, ética e responsabilidade ao longo desses anos de convivência, principalmente, pela maravilhosa amizade construída nos bancos acadêmicos para uma vida toda.
Não sou mais seu aluno; somos colegas de profissão.
E se um dia este convívio não mais existir, ele será superado pela alegria das lembranças, que estarão cada vez mais vivas em minha mente, e marcadas com carinho no meu coração.
Abraço de alma meu Grande amigo.
Mauro Magno


Paula Cristina Almeida:
Quando eu era criança, lá pelos quatro anos de idade, lembro-me que meus pais, tios e amigos deles ouviam músicas do passarinho (Alcyr) e eu já gostava muito de algumas delas. Eu era muito pequena, mas lembro que meu pai, que cantava num grupo folclórico chegou a gravar a música Igarapés do Alcyr e por muitos anos essa canção ficou marcada pra mim. Assim, eu conheci o Alcyr-músico. Depois de muitos anos, já na universidade, tive a honra de conhecer pessoalmente o Alcyr-professor, em 2008, quando ministrou a disciplina de virologia. Suas aulas e sua personalidade me cativaram e isso foi um passo para iniciarmos uma amizade muito semelhante com aquela existente entre pais e filhos. Antes das aulas, ele conversava com vários de nós passarinhos (forma carinhosa que chamava seus alunos) sobre vida, amor, assuntos profissionais, tudo!
Já com a nossa amizade estabelecida, passei por dificuldades com a perda de um tio e ele, com o seu jeito doce e espirituoso me ajudou bastante. Às vezes, nem precisávamos conversar sobre nossos problemas pessoais para que um ajudasse o outro. A simples troca de ideias e conversas resultava em sorrisos e bons pensamentos. Apesar de não falar com o Alcyr com tanta frequência, sinto uma recíproca tão verdadeira de um imenso carinho que chego a pensar que fomos pai e filha em outras encarnações. Daí a forma com que nos tratamos hoje, pois eu lhe chamo de quase-pai e ele me chama de quase-filha.
Depois que relembrei da infância o grande artista que é, fazia o possível para ir aos seus shows e ouvi-lo cantar suas lindas canções! Sem dúvida, e não é porque ele é meu quase-pai, acredito que o Alcyr é o artista paraense mais completo que temos. Voz e melodia são características únicas de sua personalidade e, certamente por isso fazem tanto sucesso com o público em geral.  Seu jeito meigo, doce e inteligente contagia o que quer que ele faça e isso eu tive a oportunidade de comprovar tanto no âmbito musical quanto no âmbito profissional-docente.
Alcyr, meu amor de passarinho, você é uma grande inspiração moral e pessoal para mim e para muitas outras pessoas que eu sei! Obrigada por existir em nossas vidas e por me amar como uma filha. Como sempre eu te amo, te abençoo, te admiro e te respeito, meu quase-pai. Seja feliz sempre ao lado da Cika, dos meninos e das meninas!

Bjs,
PC.



João Viana e Família:
Conhecemos o Alcyr, há pouco tempo, através da prima e afilhada Ciane. Porém, a despeito desta temporaneidade, passamos a admirá-lo pela simplicidade, sinceridade, virtuosidade, educação esmerada e humanismo que demonstra pela forma de expressar seus pensamentos, maneira de ser e de agir. É uma pessoa que transmite  energia positiva que contagia os que se encontram no seu entorno. No nosso entendimento, não há ninguém que não se sinta bem em sua companhia. É um artista nato, desprovido de vaidades e dotado de inteligência privilegiada que, em suas composições, ressalta o que existe de melhor nas pessoas e valoriza, como poucos, a região na qual está inserido.
João Viana e Família.


Joelma Kláudia
 O Alcyr Guimarães tem uma coisa de anjo que cativa e a gente sempre quer mais. Suas músicas singelas, sempre leves no carinho da letra e na levada de cada arranjo nos conduzem ao ambiente sonoro da música universal. Ele é patrimônio cultural, é médico, é compositor, enfim, a palavra "diversidade" não pode faltar em um texto que fale de Alcyr Guimarães. O passarinho do Pará que voa pelo mundo.



Manoel do Carmo Soares:
Alcyr Guimarães é daquelas pessoas que quando festejamos temos que multiplicar homenagens e abraçar paradoxos, pois são muitos – em um só – os Alcyr! Cada um deles merece afagos e reclama diálogos devidos.
Pra falar sobre o Alcyr que é irmão, palavras só não bastam... carregamos afinidades para além do discurso e do tempo. Há aí, aliás, mais desvelamentos do que entendimentos. São mais gestos do que palavras, que unem os irmãos.
Mas quero dedicar algumas palavras acerca do Alcyr – que não se pertence – que se entrega a cantar o bem maior da comunidade do seu tempo, e que a partir desse ato de beleza inaugurou e perenizou o seu lugar na sua aldeia e no mundo. Esse Alcyr que abriu caminhos como médico, desportista, professor, pesquisador; que abriu caminhos e caminha como cantor, compositor, músico... A dar testemunho de que tudo já estava potencialmente lá, desde o bebê paraense que Naninha gestou, sustentou nos braços e uma hoste de anjos protegeu, pronto pra desabrochar... e, entre a família e os amigos, desabrochou, para a nossa felicidade.
É igualmente especial o Alcyr mestre, a quem pedimos ‘bença’, aquele que sem abandonar a humildade e a doçura da pessoa que foi doutrinada pela vida, faz-se gentil e compassivo no ato de ensinar e acomodar mesmo os não iniciados. E o que falar do Alcyr guerreiro, contrapondo-se às tentativas de macular aquilo que lhe é sagrado?
Arrematando, por ser indissociável do autor, ajuntemos ao presente momento a celebração da beleza que ronda a obra d´égua desse nosso dileto aniversariante, a um só tempo, uma beleza efêmera como a dada pela fragilidade e singeleza de uma flor, mas também uma beleza infinda como a que emana da consistência e brilho de um diamante.
Longa vida, sumano; te amamos!
28/08/2013
Manoel do Carmo Soares



Aninha Portal
 Bom, falar de Alcyr Guimarães é fácil e uma grande honra poder dizer que somos amigos... Conheci Alcyr a pouco tempo, 2010, através de um amigo incomum e tive o privilégio em seguida, de recebê-lo como meu convidado no meu show no teatro gasômetro. Apesar de não fazer tanto tempo assim que nos conhecemos, sinto como se fosse uma eternidade e acredito, termos nos conhecido em tantas outras vidas... Como artista e como pessoa, é simplesmente impossível não se apaixonar e não se emocionar com ele a quem eu carinhosamente chamo de ANJO DA MÚSICA. Seu talento indiscutível, sua simplicidade, sua generosidade e poder partilhar da sua intimidade, no calor da sua varanda, no coração da sua família, ouvir seu canto e seus tantos contos é um presente de DEUS.

Aninha Portal



Marcio Macedo - M.M Produções 
Conheci o mestre Alcyr numa tarde na casa do amigo Allan Carvalho. Ele fez uma visita surpresa e passou um bom tempo tocando pra gente. Na época éramos músicos iniciantes e aquilo foi um grande presente. Éramos fãs. então a felicidade e aprendizado foram grandes.
Bem, não recordo muito bem a data dessa visita, mas creio que foi lá pelo ano de 1994. A partir daí passamos a nos encontrar nos bastidores de projetos, shows, o vínculo foi crescendo com a grande atenção que ele nos dava.
O mestre Alcyr é um cantador muito versátil. Ele compõe valsa, toadas de boi, samba, merengue, carimbó, tudo com muita sinceridade, sensibilidade. A obra dele tem a cara dele, ou seja, é uma personalidade musical marcante. E a arte é impregnada do jeito tranquilo e acolhedor da pessoa humana. Acho portanto que o mestre Alcyr é um dos maiores compositores e cantadores do norte do Brasil.
O Alcyr Gumarães é a simpatia em forma de gente. Nos deixa muito à vontade. Sou muito suspeito pra falar pois, no dia em que ele visitou a minha casa, na presença de meus pais e amigos, eu que era um jovem iniciante na música... ele nos tratava com tanto carinho e respeito, como se já fossemos velhos artistas.
 Ele nos deu uma importância que poucos artistas consagrados demonstram aos mais novatos. Isso pra mim é a marca desse amigo. Às vezes acho até engraçado o jeito dele de comentar as coisas, algumas maldades do povo das artes... ele hora lamenta, hora não liga, vai seguindo sua vida, compondo sua obra, que se mistura com sua paixão pela medicina... é muito bom saber que tenho esse mestre como pessoa de meu restrito círculo de amizade.
Salve mestre Alcyr!





Um comentário:

  1. Alcyr Guimarães é aquele que se faz pai, irmão e amigo em cada abraço, cada sorriso, cada palavra. E é aquele que se faz anjo em cada conselho, e aquele que vira passarinho todas as vezes que canta.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...