Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2011

E como prometido uma informação útil ;)

Saúde do homem é foco de ações na praça da República

Uma campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia, patrocinada pela indústria farmacêutica Eli Lilly e apoiada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretaria de Saúde de Belém (Sesma), o Movimento pela Saúde Masculina está em Belém desde esta quarta-feira, 27, e prosseguirá até sábado, 30.
Durante esse período, médicos urologistas darão orientação médica gratuita a homens a partir dos 18 anos em uma unidade móvel instalada em frente ao Teatro da Paz, na praça da República, em horário comercial.
São distribuídas 120 senhas por dia, a partir das 9 horas, por ordem de chegada. O objetivo desta campanha é conscientizar a população masculina sobre a importância da realização de exames preventivos para o combate e diagnóstico precoce de doenças relacionadas à próstata, disfunção erétil, Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino, câncer de pênis e outras queixas. A campanha teve início em 2010 e 10 mil homens de 22 cidades brasileiras participaram.
O Movimento pela Saúde Masculina consiste em uma ação que percorre cidades brasileiras com uma Unidade Móvel de Saúde (uma carreta adaptada em consultório) para oferecer orientação médica urológica gratuita a homens com faixa etária a partir dos 18 anos.
A UMS tem 52m² de área de atendimento interno e infraestrutura externa para atividades educativas. Ao chegar à carreta, os homens recebem uma senha de atendimento (distribuída por ordem de chegada sempre às 9 horas), passam por uma entrevista com enfermeiros para aferir peso, pressão arterial e traçar um perfil com queixas e doenças preexistentes. Na seqüência o homem é direcionado à orientação urológica, momento em que o médico poderá realizar exames físicos se necessários. Como a campanha é principalmente educacional, não serão realizados exames laboratoriais.
Em 2010 o Movimento pela Saúde Masculina percorreu 22 cidades brasileiras do Nordeste, Sudeste, Centro Oeste e Sul, e recebeu mais de 10 mil homens na carreta. Estima-se que cerca de 17 milhões de pessoas foram impactadas com a mensagem sobre a importância da prevenção e adoção de hábitos mais saudáveis na vida.
Em 2011, o projeto começou na cidade Rio Branco, no Acre, passou por Porto Velho e Manaus (AM). Passa agora por Belém e seguirá para São Luiz e Teresina até o dia 7 de maio. A proposta da SBU é continuar a campanha e percorrer o maior número de cidades possível.
O atendimento acontecerá sempre das 9 às 17 horas, com distribuição de 120 senhas por ordem de chegada, às 9 horas. Não é necessário estar em jejum para a orientação médica. 
No site www.movimentosaudemasculina.com.br são encontradas informações sobre as doenças masculinas, além de uma relação de médicos urologistas credenciados em cada cidade visitada, mais o cronograma da caravana. Dentro do site há o ‘Blog da Caravana’ que acompanha o dia a dia da campanha e está aberto a comentários e sugestões. A campanha também está no Twitter e pode ser encontrado pelo perfil @saude_masculina.
Serviço: Movimento pela Saúde Masculina.
De 27 a 30 de abril em Belém.
Local: em frente ao Teatro da Paz.
Endereço: Avenida Presidente Vargas com rua da Paz, s/n
Horário: Das 9h às 17h.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Sespa Fones: 4006-4822/23.
E-mail: ascomsespa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...