Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Para os fãs da 1º banda de Havy Metal do Brasil: Stress


Que o Pará foi considerado o estado do tecnobrega tudo bem. Questão de gosto não se discute. Mas esquecer o fato de que a 1º banda de Hevy Metal do Brasil nasceu em Belém. Ah, aí não vale. Musicológos comprovam: o STRESS foi a primeira banda a registrar um álbum de Heavy Metal no Brasil. Isso foi em 1974, com os primórdios da banda, que se chamou primeiro de "Pingo D'água". vida deles girava em torno do Heavy Metal. Composta por Wilson Motta, Pedro Lobão, André Chamon, Leonardo Renda e Paulo Lima que já ensaiavam em seu repertório covers de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, Nazareth, Sweet, E.L.P. e Rolling Stones. A


Ser do mundo do rokc até hoje ainda não é visto com bons olhos. Roqueiros são tidos como rebeldes. A mídia se encarregou de criar uma imagem esteriotipada dos trues. Imagina então como era ser roqueiro lá no início da década de 70 quando os costumes e tradições ainda pesavam sobre a sociedade.






Alguns dos sucessos do Stress:



                                                 

                                                    

                                                     



Clique aqui para saber mais sobre a história da banda Stress

A entrevista:

O Roosevelt Cavalcante, mais conhecido como  "Bala",  tem esse apelido por ter sido um dos atletas mais velozes nas competições estaduais de remo. Entrou pra banda Stress em 1975 como vocalista.

Senhorita Matos: Bala, a gente sabe que o rock se transformou muito desde a formação do Stress até os dias atuais.  O rock já não tem mais toda aquela essência, nem mais aquela paixão que levou milhões de pessoas ao Woodstock. Por isso muitos críticos alegam que o verdadeiro rock já morreu, o que existe hoje é apenas uma indústria utilizando a imagem de rebeldia e musicalidade que predominava no rock antes. Qual a sua opinião a respeito disso?

Bala: Aquela paixão louca,dos anos 60,70 e 80,se transformou em amor (como acontece com os casais,depois de alguns anos,rs).Passou a euforia inicial das duas primeiras décadas (50 e 60) - que trouxe revoluções socioculturais consideráveis – mas,a essência continua a mesma.Sempre será o “som das mudanças”.
O Rock vai durar muito ainda, é o “Highlander” dentre os vários estilos da música universal.Pois, ele renasce a cada dia,em cada adolescente,que opta por comprar uma guitarra - ao invés de um piano,saxofone ou um violino -,com a única intenção de:Tocar Rock.Pode ser que no decorrer da vida, aquele garoto se transforme num músico de outro estilo,ou até pare de tocar pra ser uma pessoa normal. Porém,o rock já terá dominado uma boa parte da sua vida,pelo menos uma década, eu diria.

Nenhum estilo musical é tão bem aceito no mundo todo quanto o Rock,em todas as suas vertentes,do Pop ao mais pesado.As bandas que conseguem lotar estádios de futebol, em todo em qualquer país do planeta, normalmente são as bandas de Rock (Iron,AC/DC,Scorpions,Metalica,Kiss,U2, Pink Floyd e etc...).Fora isso, somente alguns poucos artistas Pop conseguem arrastarmultidões equivalentes aos seus shows.

Muita coisa mudou nessas cinco décadas de existência do Rock. Entretanto,a força, o poder e o fascínio que ele exerce sobre a juventude, de todos os tempos, continuam inabaláveis. É bem provável que a minha geração - que já é pós-woodstock - se vá dessa existência terrena e o (até lá) centenário Rock, nas suas futuras e velhas vertentes, ainda seja a trilha sonora predileta dos nossos descendentes.

Até o próximo post galera!
Att,Senhorita Matos.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...