Páginas

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Exposição de Paulo Santos permanecerá até o dia 30 de abril na Elf Galeria

Por Elf Galeria





A arte é o motivo do encontro na ELF GALERIA, que abre as suas portas para expor Fotografias de Paulo Santos, com o foco no ser (humano) e o meio (sócio-ambiental). Paulo Santos é jornalista, iniciou sua carreira em 1979 e possui um reconhecido trabalho em coberturas fotojornalisticas, tendo passado por periódicos nacionais como O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, O Globo, além das revistas Veja e Isto É.
Na imprensa internacional esteve no New York Times, Miami Herald e Le Monde, entre outros. Dedica-se à documentação fotográfica relacionada à Amazônia, seu povo, seus costumes, especificamente sobre empresas de transformação  e instituições sócio-ambientais.

A exposição, que poderá ser visitada até o dia 30 de abril, é um recorte do seu trabalho, das suas andanças e do olhar atento e curioso, próprio de quem aprendeu a observar singularidades em imagens que, para muitos, ocultam-se sob um invisível véu. 

Por meio da imagem, Paulo Santos busca uma inter-relação ente arte e comunicação, como um princípio, uma chamada (e)vidente à sensibilidade do homem ao seu entrono, permitindo ao expectador o questionamento sobre o que vê e o que passa a sentir ao contemplar, através da força das imagens e, preto e branco: a brincadeira das crianças ribeirinhas no banho de rio; o trabalho do homem na casa de farinha, a rede de pesca, o chapéu, os olhares deitados no infinito do rio, que se confunde com o céu, que traduz a espera de quem vive um dia após o outro, tão somente.

Quando a cor chega nas imagens vem do rio-mar e do barquinho na imensidão, da paisagem ribeirinha, da quietude do espelho do céu, do tempo parado, sem passado e sem futuro, que só se modifica quando pode traduzir a emoção que brota, como as águas, no espectador.

Após esse primeiro encontro do espectador com a imagem exposta, percebe-se que o registro fotojornalístico atinge a expressão da arte porque se torna capaz de provocar a reflexão sobre os parâmetros dessa sociedade em que vivemos, tida como tão bem informada, mas que nem sempre é capaz de transformar a informação recebida em comunicação e conhecimento. 

Para tanto, é necessário compreender que olhar, ver e observar tem propósitos distintos. O primeiro ato implica em direcionar os olhos, o segundo, em delimitar um campo visual, alcançado por meio da visão, mas observar é examinar com cuidado, é deixar-se penetrar pela imagem e com ela estabelecer um canal de comunicação que poderá ser decodificado conforme o expectador deseje processar aquilo que observa e assim estabelecer o vínculo entre a arte e comunicação e, a partir dele, gerar um novo conhecimento.

Na exposição de fotografias de Paulo Santos o objetivo é esse mesmo: compartilhar não somente o trabalho do fotógrafo, mas a arte da fotografia e o desafio de saber ver e exercitar o olhar observador, que seja capaz de ancorar as suas percepções acerca do ser humano com o meio em que vive, para construir significados e ir além do pálido e tão fugaz olhar nosso de casa dia.

A galeria estará aberta para visitações de 15 a 30 de abril, de segunda a sexta-feira, de 10h às 13h e de 14h ás 19h e aos sábados, de 10h às 14h. A ELF GALERIA fica localizada na Av. Governador José Malcher, passagem Bolonha, número 60, em Nazaré. Belém (PA). Contatos pelo fone (91) 32240854.


Elf Galeria
Passagem Bolonha, 60. Nazaré. 
Belém - Pará
CEP 66.053-060
Tel: 55 (91) 3224-0854
www.elfgaleria.com.br
www.facebook.com/elfgaleria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...