Páginas

terça-feira, 16 de abril de 2013

Inscrições para a Oficina:"Retrospectiva Sobre o Cinema Francês" encerram hoje


Por APJCC
Foto: Divulgação


Percorrer o caminho do desenvolvimento da linguagem cinematográfica dentro do cinema francês; abordando desde as controvérsias a respeito do nascimento do cinema pelas mãos dos irmãos Lumière até a primeira incursão dessa, então, nova tecnologia, ao mundo do entretenimento através do ilusionista Georges Melies.
Ainda seguindo uma linha cronológica do desenvolvimento do cinema francês; O impressionismo dos anos 20, o surrealismo surgido no final dessa mesma década, o realismo poético dos anos 30 e 40, a sua modernização com a nouvelle vague e o papel da cahiers du cinema sobre esse período, finalizando com uma explanação do atual cenário francês. O trabalho dos cineastas mais significativos também serão abordados de forma específica.



Metodologia

A oficina será executada por meio de textos de caráter histórico e ensaios críticos sobre as varias fases do cinema francês, seus principais realizadores, e as obras de maior influência. Alternados com a exibição de trechos de filmes que elucidem cronologicamente o desenvolvimento da linguagem cinematográfica na França desde 1895 até os dias atuais.



Agenda

17/04.....................O Nascimento do Cinema na França | O Impressionismo

18/04....................O Surrealismo | O Realismo Poético

19/04....................A Cahiers du Cinema e a Nouvelle Vague

20/04..............Mise-en-scene dos Cineastas franceses | Panorama do Cinema Francês Contemporâneo


Ministrante: Guimarães Neto.


– Colaborador junto a APJCC no movimento cineclubista em Belém entre 2008 e 2009, Membro oficial da APJCC desde de 2010; já tendo atuado nos projetos CineUEPA, Cine Aliança Francesa, Cine CASA e Cine CCBEU.

– Realizou dois videos de curta duração em novembro/dezembro de 2011; Escorpião, câncer e ságitario e Estudos Sobre o Erotismo vol.1.

– Realizou entre Agosto e Novembro de 2012 o documentário de media duração; O Espectador Comum.


Serviço:
De 17 a 20 de Abril
De 10 às 13h no Sesc Boulevard
(Boulevard Castilho França, 522/523)
INSCRIÇÕES GRATUITAS

PS: Não será possível efetuar as inscrições pelo telefone ou internet, somente indo no local onde ocorrerá a atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...