Páginas

terça-feira, 25 de março de 2014

IAP recebe mostra retrospectiva do diretor paraense Zé Paulo

Por IAP
                                                                       Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, 27, o Instituto de Artes do Pará recebe mostra que reúne trabalhos do realizador e diretor Zé Paulo e produções nas quais houveram parcerias. A sessão é no Teatrinho do IAP, às 19h. Entrada franca.

A filmografia que pretende uma retrospectiva da carreira de 20 anos do diretor Zé Paulo e de sua parceria com a 3D Produções, reúne 14 curtas-metragens divididos em três gêneros, documentários, ficção e animação. 

Os documentários: “Adeus Batucada”, “Chapéu do Barata”, “O que você faz nas horas de folga?”, “Lá Em Baixo”, “Mercado de São Brás”, “O Manto”, “Ladeira do Castelo”, “Soledade” e “Surf na Pororoca”. As animações: “Me Cutuca”, “Seu Lobo – Turma do Jambu” e “Vera Cruz – Um Filme Alegórico”. Os de Ficção: “Os Perigos Desta Vida” e “ Tem Pobre Ligando Pra Mim”.

Dentre os diferentes gêneros, um ponto em comum: a cultura popular paraense. Presente nas produções dos documentários, assim como, nas animações, que trazem, quase sempre, personagens caricaturais da classe C, D e E.

Para o diretor, as chamadas classes menos favorecidas economicamente, são complexas e ricas culturalmente, de estilo exuberante. Uma identificação identificada, por exemplo, no curta “Tem Pobre Ligando Pra Mim”, que narra a história de Bregilane, simbiose do povo brasileiro: tem pele morena, cabelos crespos, quadril largo e estatura baixa. Mostra de forma sarcástica a nova realidade da economia de um país emergente. A história é narrada através da música eletrobrega.


Sobre Zé Paulo

José Paulo Vieira da Costa, o Zé Paulo, é paraense, diretor de produção da 3D Produções, diretor de programas, comerciais de TV, campanhas, documentários. Foi diretor de TV no Pará e também apresentador. Atualmente, cria, produz e dirige desenhos animados.

Zé Paulo foi locutor de rádio, apresentador e diretor de televisão no Estado do Pará. Cria e escreve programas, comerciais e documentários. Os xodós: cena e fotografia. Faz locução, dublagem e compõe. Em televisão e rádio só nunca narrou futebol, mas dirigiu muitas transmissões esportivas. Prêmios nacionais e internacionais: Colunistas, Júri Popular, Astrid Awards, Creativity.


Serviço:

Filmografia de Zé Paulo Viera

Dia: 27 de março

Hora: 19h

Local: Teatrinho do IAP (Praça Justo Chermont, 236, Nazaré - Belém-PA)

Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...