Páginas

domingo, 16 de março de 2014

Sesc, ACCPA e CLIC promovem debate sobre 50 anos do início da Ditadura Militar no Brasil

Por Portal CLIC



31 de março de 1964. Tinha início no Brasil o período de grande turbulência social e política, com cassação de direitos civis, censura à imprensa, repressão violenta das manifestações populares, assassinatos e torturas. Começava a Ditadura Militar, que só chegaria ao fim nos últimos anos da década de 1980.

É observando este contexto ocorrido há meio século que o Sesc Boulevard, a Associação dos Críticos de Cinema do Pará – ACCPA e o CLIC apresentam a palestra “Os 50 anos do início da Ditadura Militar no Brasil”, com o Prof. Dr. Pere Petit (UFPA).

Logo após a palestra, será exibido o filme “O dia que durou 21 anos”, documentário de Camilo Tavares, que mostra a influência do governo dos Estados Unidos no início dos anos de chumbo no Brasil.

Apresentando documentos secretos e gravações originais da época, o documentário mostra como ações da CIA e da própria Casa Branca, especialmente com o presidente John Kennedy e Lyndon Johnson, embaixador dos EUA no Brasil na época, influenciaram e apoiaram a destituição do então presidente João Goulart do poder e o início do governo do marechal Humberto Castelo Branco.


SERVIÇO
Sesc Boulevard, ACCPA e CLIC apresentam:
Palestra “Os 50 anos do início da Ditadura Militar no Brasil”, com Prof. Dr. Pere Petit
Filme “O dia que durou 21 anos”, de Camilo Tavares.
Quando? 19 de março, 18h30
Entrada franca com direito a certificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...