Páginas

quarta-feira, 26 de março de 2014

Nó de 4 Pernas, obra de Nazareno Tourinho, em cartaz no Sesc Boulevard


Uma trama no entrelaçar de quatro pernas movimenta uma pacata cidadezinha do interior. Um nó de quatro relações, entre elas um duplo adultério, que vai se desatando na medida em que um jovem padre chega à cidade não para desmascarar, mas garantir sua posição perante a cidade e seus pacatos fiéis.
O desenrolar desses caminhos é o mote central da dramaturgia de Nó de 4 Pernas, clássica obra de Nazareno Tourinho, que ganha nova montagem de 27 a 30 de março, sempre às 21h, no Sesc Boulevard. Entrada franca.

Na cidadezinha proposta dentro da dramaturgia encontramos o prefeito, Coronel Menacê (Nilton Cézar), quem manda e desmanda na cidade, casado com Dona Iraneide (Marília Berredo), mulher firme e de princípios, mas que mantém um caso com líder grevista Zé Pedro (Arthur Santos), desafeto de seu marido. Iraneide não sabe, porém, que seu marido mantém um caso com a prostituta Ludovina (Thainá Cardoso), cuja fama na cidade, em especial na igreja, não é das melhores.


Além destas, encontramos duas figuras pontuais para a cidade, como Seu Euzébio (Marcelo Andrade), devoto sacristão, cujo sonho sempre foi ser sacerdote da paróquia e Dona Nazaré (Giscele Damasceno), zeladora da igreja, viúva que deposita em Euzébio a esperança de um novo casamento. Os nós destas personagens irão se desenrolar após a morte do pároco da cidade, Tadeu, e o surgimento oportuno de um jovem padre novato na cidade, Elias (Raoni Moreira), que resolve, por fim, esse nó de quatro pernas. “É uma salada dos diabos”, pontua Nazareno Tourinho.

A primeira montagem iniciou seu processo em 2012 como parte integrante do projeto “Memórias da Dramaturgia Amazônida”, coordenado pela Prof. Dra. Bene Martins, ligada a Universidade Federal do Pará.
O espetáculo estreou com a aceitação extremamente positiva pelo público. Este ano ele ganha novos ares, porém mantendo a essência que o consagrou tempos atrás e uma parte do seu elenco. Os Varisteiros assumem a direção do espetáculo pelas mãos de Leonardo Cardoso com assistência de Marcelo Andrade.

Um dos diferenciais mais importantes desta montagem é a relação da tríade teatro, música e vídeo em cena. Os vídeos, cuja direção de fotografia fica por conta do talento de Ana Mokarzel e edição de Pedro Tobias e Paulo Evander, ajudam a transportar o público para a realidade da pacata cidade.
 O que a cena no palco deixa implícito, o vídeo consegue elucidar para o público de forma a inserir um novo olhar sobre a mesma cena. A direção musical, que inclui trilhas originais compostas para o espetáculo e executadas ao vivo ficam por conta de João Urubu, que compôs trilhas especiais para cada um dos personagens, além de um tema que pontua a peça inteira.

Nó de 4 Pernas é um espetáculo de qualidade ímpar, não só pelo texto primoroso de Nazareno Tourinho, mas pela experiência multimidiática que proporciona através de talentos múltiplos reunidos em um mesmo trabalho final. Vale a pena conferir este clássico nesta nova roupagem inovadora e desatar os nós junto a eles a cada ato.

SERVIÇO:
De 27 a 30 de março, sempre às 21h, no Sesc Boulevard (Boulevard Castilho França, 522 – em frente à Estação das Docas). Informações: 8058 8940 | 9638 4495.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...