
segunda-feira, 29 de julho de 2013
Amanhã tem Mostra Pará IAP no Cine Líbero Luxardo

A programação entra em cartaz às terças de julho, às 19h, com entrada franca. A mostra é uma parceria entre a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e o Instituto de Artes do Pará.
- ''Voa japim, voa'' (02’:26”)
Animação de Jhames Sousa (Castanhal)
Sinopse: A história de um pequeno Japim que recebe graça da Virgem de Nazaré.
Classificação: Livre
- ''Old City'' (58’:37”)
Ficção de Emilson Issacar (Belém)
Classificação: 16 anos
Tempo Total 1:01’:03”
quinta-feira, 25 de julho de 2013
ESCLARECIMENTO PÚBLICO MOVIMENTO CHEGA!
Foto divulgação - A manifestação aconteceu na manhã do dia 25 de julho
As declarações oficiais do Governo do Estado do Pará sobre o Movimento CHEGA! não contribuem para o debate político cultural, permanecendo débeis, com tentativas de confundir e manipular a opinião pública. A exemplo: afirmar que o Movimento “não quer dialogar”. Isto não é verdade. Há décadas o Governo do Estado, representado pelo secretário de cultura Paulo Chaves Fernandes, recusa-se continuamente ao diálogo com artistas, produtores culturais e técnicos de todo o Estado.
Cine CCBEU apresenta:"Celine" de Jean Claude-Brisseau

Hoje, 25, às 18h30, no Cine CCBEU, tem a exibição do longa metragem "Celine", de Jean Claude-Brisseau. Os comentários ficam por conta de Cauby Monteiro. A entrada é franca.
País: França
Ano: 1992
Duração:83 minutos
16 anos
Serviço:
25 de Julho, quinta- feira
Às 18h30 no Cine Teatro do CCBEU
(Travessa Padre Eutíquio, 1309)
ENTRADA FRANCA
Realização: APJCC e CCBEU
Mais informações:
cineccbeu.blogspot.com
E-mail: cineccbeu@gmail.com
Twitter da APJCC: http://twitter.com/ apjccnews
Facebook:
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001008778896
terça-feira, 23 de julho de 2013
Exposição de aquarelas de Giorgio Drioli na Elf Galeria
Por Elf Galeria
Olhar do artista sobre o patrimônio histórico
Elf Galeria realiza mostra individual de aquarelas do artista plástico italiano Giorgio Drioli
Imagem de GiorgioDrioli - Catedral Belém
A Elf Galeria realiza em Belém exposição do artista plástico italiano Giorgio Drioli. Pintor e cenógrafo formado na Academia de Belas Artes de Bolonha, Drioli se especializou em pintar cenários que dão vida a óperas e espetáculos em grandes teatros.
segunda-feira, 22 de julho de 2013
Belém realiza evento em comemoração à Semana do Livro Nacional
O Brasil homenageia essa semana o livro nacional. A valorização da literatura brasileira será lembrada em várias cidades do Brasil e em Belém um evento pretende promover a integração entre autores, editores e leitores na edição local da Semana do Livro Nacional, cujo tema este ano é "O livro na contemporaneidade". A programação, que inicia no dia 23 e segue até o dia 25 de julho, foi toda organizada por escritores, editores e blogueiros de literatura e inclui bate papo com escritores paraenses, o universo de novos autores, o mercado literário em Belém e como a literatura tem se comportado em tempos de internet. A entrada é franca.
Amanhã tem Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação no Pará
Grupo no facebook
No dia 23 de Julho faremos a instalação do FNDC-PA (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação - Comitê do Estado do Pará) O evento contará com a presença da coordenadora Nacional do FNDC, Rosane Bertotti e de diversas entidades ligadas à luta pela democratização da comunicação e ativistas sociais do Estado do Pará. Na oportunidade, faremos o lançamento da campanha Nacional "Para expressar a liberdade! - Uma nova lei para um novo tempo".
Hoje tem o longa paraense "Abra os olhos", às 19 horas no IAP
Por IAP

Uma nova modalidade em nosso cineclube. Esta ação tem por objetivo refletir sobre a função do diretor de fotografia no processo audiovisual, suas contribuições e responsabilidades. A partir de trechos de projetos nos quais desenvolveu a função de fotografo, Luiz Adriano irá pontuar dificuldades e soluções encontradas. Para complementar, teremos exibição do média-metragem “Abra os Olhos” e diálogo com Jorge Cellar Kelaris, diretor de fotografia e câmera, que teve a direção do paraense de André Marçal.
quarta-feira, 17 de julho de 2013
18 de julho é dia de Snowden
Por Grupos do facebook

Por liberdade na Internet, para que Snowden viva e sirva de exemplo aos indignados de todo o planeta, faremos desta quinta (18/7) o Dia do Snowden (#SnowdenDay). Iniciativas diversificadas nas redes e nas ruas (tuitaço, fotos e imagens de capa no Facebook, abaixo-assinado, vídeos, hackathons, debates, derrubadas de sites, atos públicos em consulados americanos e órgãos governamentais brasileiros) contra a espionagem e em defesa de Snowden. Invente uma iniciativa, confirme presença e convide os amigos!
Manifestações públicas confirmadas:
- Brasília (DF)
17h - Ato em frente ao Itamaraty! Leve sua máscara Snowden e vamos juntos!
www.facebook.com/events/616524951712331/
- São Paulo (SP)
16h - Ato em frente ao Gabinete da Presidência da República (Av. Paulista, 2163 - esquina com Augusta)
www.facebook.com/events/460686524028444/
- Belo Horizonte (MG)
13h - Ato na ocupação da reitoria da UFMG
www.facebook.com/events/150917781770373/
- Porto Alegre (RS)
12h - Ato na Esquina Democrática
www.facebook.com/events/1397862173763445/
- Recife (PE)
10h - Consulado dos EUA em Recife
www.facebook.com/events/685178101498222/
- Belém (PA)
17h - Consulado dos EUA em Belém (Av. Conselheiro Furtado, 2865)
- Pelotas (RS)
16h - Ato no Chafariz do Calçadão
www.facebook.com/events/628601947152933/
- Taubaté (SP)
17h - Praça Santa Terezinha
www.facebook.com/events/156324814557327/
O evento será atualizado a medida que outras ações forem surgindo. Compartilhe suas iniciativas no mural!
terça-feira, 16 de julho de 2013
segunda-feira, 15 de julho de 2013
Artistas e produtores culturais paraenses querem a democratização da cultura
Por Senhorita Matos
Nesta terça o movimento Chega! vai se
concentrar no teatro Cuíra às 8 horas
Tudo começou no dia 9 de julho de 2013 com uma “invasão” de artistas e produtores culturais ao palco do teatro Margarida Shivassapa (Centur) depois da apresentação da primeira banda da Mostra Terruá 2013. “Não é uma luta contra o Terruá”, disseram repetidamente os artistas, “é uma luta contra a atual política (ou a falta dela) voltada para a cultura no Pará”.
Foto: Fábio Farias
Amanhã, 16 de julho, terça-feira, às 8 horas, no teatro Cuíra, o movimento vai cobrar do Poder público paraense políticas “realmente necessárias e pontuais para as diversas linguagens artísticas que atuam no Estado”.
Estrategicamente o órgão público escolhido onde os manifestantes devem fazer o Chega! não foi divulgado. Muito menos o trajeto da passeata. O que se sabe é que como se trata de um movimento feito por artistas, uma das formas de chamar a atenção da população para a causa será por intervenções e manifestações culturais.
Nota de posicionamento do CACO
Por Brenda Maciel
Todo(a) acadêmico(a) de Comunicação enfrenta as mesmas dificuldades a cada novo semestre. Seja com falta de professores, seja com falta de laboratórios. Falta de infraestrutura adequada para uma melhor formação do comunicador. Mas esse semestre foi atingido o ápice do descaso com os estudantes desta faculdade, principalmente, com os alunos dos laboratórios de Telejornalismo e Comunicação Institucional, que paralisaram suas atividades de gravação desde essa sexta-feira, 12 de julho.
Zarabatana: Amor pelo jazz e pela música da Amazônia
Por Nicolau Amador e Senhorita Matos
Foto: Marivaldo Pascoal
Zarabatana Jazz Band é a única big band mantida de forma totalmente independente a tocar músicas autorais e resgatar grandes compositores paraenses
Foto: Marivaldo Pascoal
O amor à música é a motivação da Zarabatana Jazz Band. Tendo a frente o músico, compositor e produtor musical Ziza Padilha, a banda é a única big band independente a desenvolver trabalhos autorais no Pará. Diferentemente de grupos como a Amazônia Jazz Band ou a SAM Band, que são mantidas por instituições como a Escola de Música da UFPA ou o Conservatório Carlos Gomes, as únicas pessoas responsáveis pela Zara, como carinhosamente o projeto é apelidado, são os seus 25 integrantes, incluindo a linha frente composta por Ziza e mais a solista Dayse Addario, mãe da regente Cibelle Jemima.
Festival Cultura de Verão 2013 inclui programação no Cine Líbero Luxardo
Por Latitude Produções
Filmes paraenses no "Festival Cultura de Verão 2013" no Cine Líbero Luxardo em parceria com o IAP e o Núcleo de Produção Audiovisual - Pará.
Em parceria com o Cine Líbero Luxardo, durante o mês de julho, o IAP e o NPD Pará apresentam produções audiovisuais paraenses. Com média de uma hora de projeção por sessão, você irá conhecer um pouco mais do que é produzido em nosso Estado. A programação entra em cartaz às terças (19h), com entrada franca.
Confira nossa programação:
quinta-feira, 4 de julho de 2013
As pedras de Dread Mar I de volta sexta em Belém
Por ascom Dread Mar I
Pela terceira vez Dread Mar I volta à Belém do Pará
Foto: Divulgação
Mariano Javier Castro mais conhecido como Dread Mar I, começou sua carreira em 2005 após vários anos como vocalista da banda Mensajeros. Em Belém o argentino é sucesso em bares, aparelhagens e casas noturnas da cidade, Dread Mar I se apresenta na capital paraense pela terceira vez, no dia 5 de julho (sexta-feira), a partir das 22 horas, no Complexo ecológico Parque dos Igarapés dentro do Festival Summer Sensation que também trás Paranormal Attack, grande nome e-music, que reúnem as principais atrações locais.
terça-feira, 2 de julho de 2013
Terceira edição da Revista Gotaz é lançada em Belém
Por Gotaz


Na próxima quarta-feira a Revista Gotaz ganha as ruas de Belém mais uma vez. E o terceiro número da publicação promete manter o espírito das anteriores, com um recorte bem produzido do que é feito de melhor nas artes visuais da Amazônia. São cem páginas de entrevistas, perfis, artigos de opinião, portfólios e novidades.
O lançamento será realizado na galeria do Estúdio Gotazkaen, na travessa Ó de Almeida, 755, a partir das 19:33. A entrada é gratuita.
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Sesc Boulevard e APJCC oferecem curso de cinema asiático
Por Mateus Moura
Foto: Divulgação (Cena do filme: "Em busca da vida")
Fruto da parceria entre APJCC e SESC Boulevard, o Curso de Cinema Asiático Contemporâneo,sob a égide da Ordem Monge Takuan, nasceu da urgência em democratizar o acesso a uma cinematografia importantíssima da contemporaneidade.
Pensar o cinema feito hoje em Taiwan, na China, na Coréia, na Tailândia, no Japão é de suma importância para acompanhar os passos da sétima arte dentro de sua Historia. Cinéfilos, críticos, apreciadores e profissionais do cinema necessitam estar conectados, de uma forma ou de outra, aos grandes autores que surgem, mas que não chegam.
Neste segundo módulo do Curso, “A vida como ela é, uma vez”, serão apresentados o sul-coreano Hong Sang-Soo e o chinês Jia Zhang-Ke. No bojo, obviamente, um estudo aprofundado da linguagem em si.
É clichê repetir, em cursos de estética, que a melhor aula de uma determinada arte é conhecer profundamente seus mais contundentes artífices. No caso deste curso, não faltam pretendentes.
Assinar:
Postagens (Atom)