Páginas

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Zarabatana: Amor pelo jazz e pela música da Amazônia

Por Nicolau Amador e Senhorita Matos


Zarabatana Jazz Band é a única big band mantida de forma totalmente independente a tocar músicas autorais e resgatar grandes compositores paraenses



      Foto: Marivaldo Pascoal


O amor à música é a motivação da Zarabatana Jazz Band. Tendo a frente o músico, compositor e produtor musical Ziza Padilha, a banda é a única big band independente a desenvolver trabalhos autorais no Pará. Diferentemente de grupos como a Amazônia Jazz Band ou a SAM Band, que são mantidas por instituições como a Escola de Música da UFPA ou o Conservatório Carlos Gomes, as únicas pessoas responsáveis pela Zara, como carinhosamente o projeto é apelidado, são os seus 25 integrantes, incluindo a linha frente composta por Ziza e mais a solista Dayse Addario, mãe da regente Cibelle Jemima.

Os 22 músicos que compõem o corpo da banda são alunos e professores com vasta experiência em bandas e orquestras da cidade. Virtude mais que necessária para cumprir a missão do grupo: tocar música autoral com arranjos exclusivos e sonoridade própria, que absorve várias influências sem perder a característica autoral, além de interpretar os grandes compositores amazônicos, de Guilherme Coutinho a Orlando Pereira.

Vai ser o repertório autoral, baseado no jazz com influência de estilos amazônicos, que vai dominar a apresentação da banda no próximo dia 16 de junho na Mostra Terruá Pará de Música. O grupo foi um dos 72 pré-selecionados pelo projeto do Governo do Estado. “Toco as minhas músicas porque sei que se eu não tocar, ninguém vai tocar”, resume Ziza Padilha, ressaltando a importância de renovar o trabalho autoral do imaginário musical paraense.

Nesse dia, o grupo também vai apresentar músicas como “Curtição”, um hit popular de Guilherme Coutinho imortalizado pelo falecido cantor Walter Bandeira, que recentemente ganhou uma releitura de  Olivar Barreto. “Acho que a música é quem ganha, com as boas versões e interpretações que a gente pode dar a canções tão importantes como essa”, explica Dayse Addário, esposa de Ziza e solista que vai interpretar a canção.

 Projetos - Os idealizadores da Zarabatana Jazz Band se dedicam há décadas ao trabalho musical e à produção cultural, realizando mais de uma dezena de projetos bem-sucedidos, patrocinados através de leis de incentivo como a Semear, do Governo do Estado. Foi assim que o grupo pode se transformar de uma banda de jazz tradicional para uma big band, possibilitando inclusive gerar renda e emprego para muito mais músicos.

Atualmente, o grupo segue em busca de incentivos para realizar o projeto “Melodia das Chuvas - Dayse Addario e Zarabatana Jazz Band”, que consiste na gravação de um CD, de mesmo nome, e na realização de oficinas de músicas em cidades como Belém, Bragança, Capanema, Abaetetuba e Castanhal. “Pretendemos mostrar nosso trabalho e dividir com o público do interior do Estado, um pouco do conhecimento e da arte que a gente vem desenvolvendo há mais de duas décadas”, explica Ziza Padinha.

Após oficinas de técnica vocal, de como tocar em grupo, instrumentos musicais como saxofone e trombone e de improvisação, serão feitos shows com os alunos inscritos e com os músicos e mestres regionais de cada cidade por onde o projeto passar. Dessa forma, a ZJB pretende compartilhar conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de trabalho e a experiência de atuar com a formação de big band, além de valorizar os músicos locais.

Em maio deste ano, a banda teve o projeto aprovado pela Lei Semear e recebeu a carta de incentivo. A Zarabatana Jazz Band tem um ano para captar recursos e executar o projeto. “Estamos nessa fase de captação, apresentando o projeto para as empresas, que, no momento, estão avaliando a nossa proposta. Ainda não temos um patrocinador, mas temos certeza que vamos encontrar uma empresa disposta a promover a cultura pelo estado do Pará”, acredita Dayse, dando a deixa para os interessados.

Além da Zarabatana Jazz Band, se apresentarão no Terruá Pará na próxima terça-feira, os artistas Camila Honda, Sônia Nascimento, Manezinho do Sax e Manoel Cordeiro. Os shows começam a partir das 20h e os ingressos, gratuitos, devem ser retirados no dia da apresentação a partir das 18h. Limite sujeito à lotação do teatro.

 SERVIÇO:
Show da Zarabatana Jazz Band na Mostra Terruá Pará

Dia 16 de julho às 20h.

NA REDE:
facebook.com/zarabatanajazzband

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...