Páginas

terça-feira, 23 de julho de 2013

Exposição de aquarelas de Giorgio Drioli na Elf Galeria

Por Elf Galeria

Olhar do artista sobre o patrimônio histórico
Elf Galeria realiza mostra individual de aquarelas do artista plástico italiano Giorgio Drioli

Imagem de GiorgioDrioli - Catedral Belém

A Elf Galeria realiza em Belém exposição do artista plástico italiano Giorgio Drioli. Pintor e cenógrafo formado na Academia de Belas Artes de Bolonha, Drioli se especializou em pintar cenários que dão vida a óperas e espetáculos em grandes teatros.


Em sua primeira exposição individual em Belém, Drioli sai do pano de fundo para ser atração principal em uma mostra que apresenta trabalhos em aquarela, retomando o diálogo entre a arquitetura barroca de Bolonha, na Itália, cidade onde vive, e as igrejas de Belém, do século XVIII.

Em Belém, por intermédio do Fórum Landi, Drioli realizou com o italiano Pietro Lenzini a pintura em quadratura da Sala Bolonha na Casa Rosada, na Cidade Velha. Atualmente os dois artistas desenvolvem o cenário da ópera “O Trovador”, de Giuseppe Verdi, que fará parte do Festival de Ópera de Belém em agosto, no Theatro da Paz.

Na série de aquarelas apresentadas na exposição, destaca-se a perspectiva cênica de interiores e exteriores de edifícios históricos, em que o enquadramento da imagem proporciona ângulos incomuns, ressaltando detalhes da arquitetura. 

Do patrimônio histórico de Belém, Drioli retratou as igrejas do Carmo, Santana, São João, a Capela Pombo e a Catedral Metropolitana. O tratamento em perspectiva segue a tradição de Ferdinando Bibiena, importante arquiteto bolonhês, do século XVIII. O ambiente é retratado com uma área de visão diagonal, de forma que a representação espacial assume uma forma mais dinâmica e incomum. Fora a geometria do desenho, as obras são feitas com muita liberdade, assim, distanciando-se do virtuosismo pictórico do exercício acadêmico.


Sobre o artista:  Giorgio Drioli nasceu em Roma em 1969. Pintor e cenógrafo formado na Academia de Belas Artes de Bolonha, frequentou cursos de Cenografia Cinematográfica e Televisiva em Skelleftea, na Suécia, e na Escola de Arte de Utrecht, na Holanda. Tem experiência em atividade teatral no âmbito da lírica e da prosa. Trabalhou no Teatro Municipal de Bolonha e, entre as várias atividades, destaca sua participação no Festival de Música de Londrina, no Paraná, com o Teatro Potlach, em 2000.

Serviço:  A mostra  "Perspectivas", de Giorgio Drioli, permanecerá aberta de 25 de julho a 7 de agosto de 2013, com visitação de terça a sexta-feira, das 10 às 19h, e aos sábados, das 10 às 17h na Elf Galeria, que fica na passagem Bolonha número 60. A entrada é gratuita.

Elf Galeria
Passagem Bolonha, 60. Nazaré. 
Belém - Pará
CEP 66.053-060
Tel: 55 (91) 3224-0854
www.elfgaleria.com.br
www.facebook.com/elfgaleria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...