Páginas

domingo, 31 de julho de 2011

Cine CCBEU - programação de agosto de 2011

Por Miguel Haoni


Programação do  Cine CCBEU para o mês de agosto: 


04/08 - "Mãe e Filho" de Aleksandr Sokurov
            
18/08 - "A Rotina Tem Seu Encanto" de Yasujiro Ozu

Serviço:
Sessões quinzenais
às quintas-feiras
18:30
No Cine-teatro do CCBEU
(Padre Eutíquio, 1309)
ENTRADA FRANCA

Cartaz: José Viana
Realização: APJCC e CCBEU 
Apoio: Cineclube Amazonas Douro

Mais informações:
Comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=87934260
Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=7373604956082760866
E-mail: cineccbeu@gmail.com
Twitter da APJCC: http://twitter.com/apjccnews
Facebook da APJCC: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001008778896
Fone: 8717-9683

sexta-feira, 29 de julho de 2011

1º CLIC – Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporâneas

Por Comissão organizadora



A Comissão Organizadora do 1º CLIC convida para o: 1º CLIC – Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporâneas

Observar e discutir temas, fronteiras e processos nos mais diversos campos, como o das ciências sociais, da comunicação, das artes, filosofia e história: esse é o grande objetivo do 1º CLIC – Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporâneas, encontro que será realizado do dia 27 ao dia 30 de setembro, na Universidade Federal do Pará.

Com uma temática inovadora, o evento pretende se tornar centro das discussões sobre as linguagens e culturas contemporâneas na região, observando que as relações contemporâneas estão muito mais presentes na vida de todos do que se possa imaginar. Daí temas como o uso do corpo na dança e teatro, identidades e tatuagens, música e novas mídias, migrações, juventude e cidade, gênero e artes, relações entre cinema e literatura, entre tantas outras temáticas relacionadas ao período contemporâneo.

Embora seja um evento principalmente acadêmico, o 1º CLIC receberá também objetos artísticos como fotografias, gravuras e curtasmetragens, para serem apresentados nos Grupos de Trabalho (GTs) e ficarem em exposição. As inscrições para os GTs vão até dia 07 de setembro. Interessados em ministrar minicurso ou oficina também podem enviar suas propostas até o dia 05 de setembro. Todas as informações estão no blog do evento:
https://portalclic.wordpress.com/.

Em agosto serão realizados os primeiros Pré encontros (os chamados Pré CLIC), com discussões sobre temas relacionados ao encontro. Nestas discussões os convidados poderão se inscrever no evento e conhecer mais a temática do mesmo. Em todos os Pré CLIC a entrada será gratuita. O 1º CLIC conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFPA e também da Livraria Saraiva, Gráfica Delta e Pindorama Cine-Educação.

Participe!
 

SERVIÇO:
 1º CLIC
Blog:
https://portalclic.wordpress.com/
Twitter: @Clic_News
Quando? 27 a 30 de setembro de 2011
Onde? Na Ufpa, Belém-Pará.
Inscrições: As inscrições devem ser feitas no blog do evento.
Valores: R$ 15,00 (estudantes de graduação) e R$ 30,00 (estudantes de Pós-Graduação, professores e demais interessados).

II Conferência Sul-Americana e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã

Por Comissão Organizadora  
                                                                         

  


Nos dias 20, 21 e 22 de outubro acontecerá em Belém (PA) a II Conferência Sul-Americana e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã. Com o tema “Amazônia e o direito de comunicar", o evento contará com comunicadores, cientistas sociais, educadores, pesquisadores, estudantes de Comunicação, Ciências Sociais, Direito, Educação, Tecnologia, entre outras, bem como ONGs, movimentos sociais, coletivos culturais e representantes da sociedade civil de maneira geral. O objetivo é promover o diálogo entre as pesquisas acadêmicas produzidas no campo da comunicação social e as experiências de produção de mídia da sociedade civil, mercado e Estado comprometidas com abordagens voltadas para uma prática cidadã.

•Calendário:Período de inscrições: 21/07 a 10/10/2011
Período de submissão de trabalhos: 21/07 a 03/10/2011
Prazo para envio dos vídeos: 26/09/2011
Prazo para envio dos aceites: 10/10/2011

Maiores informações:
E-mail: midiacidada2011@gmail.com
Telefone: (91) 4005 – 7436 / 3201 - 8012

Participe!
--
II Conferência Sul-Americana e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã
Comissão Organizadora
Contatos: (91) 4005-7436 / 3201-8012

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Sespa promove Concurso da Semana Mundial de Aleitamento Materno

Por ASCOM SEPA* - Secretaria de Estado de Saúde Pública


Concurso da Semana Mundial de Aleitamento Materno inscreve até o dia 30

Mães que amamentam ou que amamentaram poderão compartilhar suas histórias em fotos, vídeos ou textos por meio do concurso "Conte sua historia de amamentação", realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) para divulgar a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece entre 01 e 07 de agosto com o tema "Comunique-se! Amamentação: uma experiência em 3D".

O período para inscrições segue até o dia 30 de julho. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Sespa (http://www.sespa.pa.gov.br/) e nos postos de coleta: Unidade de Referência Materno Infantil e Adolescente (Uremia), Unidade Básica de Saúde da Pedreira, Unidade Básica de Saúde do Marco e Banco de Leite Humano da Santa Casa. Para concorrer, não precisa pagar nada. Basta assinar o formulário e entregar nos postos de coleta ou enviar pelo site.


O regulamento tem por objetivo uniformizar a apresentação das historias e estabelecer critérios para a respectiva elaboração, entrega e julgamento, assim como para definir a premiação daquelas que obtiverem as melhores classificações, em cada uma das 3 (três) formas de participação: redação ou relato de amamentação, vídeo de amamentação e fotografia de amamentação.

O tema deste ano atende a uma orientação da Word Alliance for Breastfeeding (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno - Waba), para que para as semanas de aleitamento no mundo busquem as redes sociais, como facebook, orkut e twitter, que também podem disseminar informações, mensagens de apoio e de adesão à luta pela amamentação saudável. "Isso é uma tendência virtual e, desta vez, vamos além das dimensões de tempo e lugar, da gravidez ao desmame, entre a casa e a comunidade, para ampliar nossos horizontes e aproveita os novos meios de comunicação", explica Helio Franco, secretário de Estado de Saúde Pública.

Os organizadores do concurso ressaltam que as mães participantes deverão declarar conhecer e concordar com as normas do regulamento no que se refere aos direitos autorais, ou seja, nenhuma redação será devolvida e nenhum pagamento será devido ou reclamado por seus autores, pais ou responsáveis, sob qualquer pretexto. O mesmo se aplica aos respectivos direitos de reprodução e divulgação integral e/ou parcial das informações contidas nos textos, vídeos ou fotos, mediante a citação de autoria, seja em jornais, televisão ou internet, assim como a eventual divulgação de sua voz e imagem.

"Importante lembrar que qualquer forma de participação no concurso deve levar em conta a importância de amamentar o bebê. E a participação pela internet reforça a orientação da Waba", esclarece Helio Franco. Entre os critérios de apresentação, as redações ou relatos poderão ser digitados em formato “doc” em arquivo “Word”, com utilização de fonte Arial 12, com margens de 2,5 cm nos quatro lados da folha. Ou podem ser escritas a mão, com no máximo duas folhas de papel A-4. A redação deverá ser clara, objetiva e de forma lógica com introdução, desenvolvimento e conclusão ou lições sobre amamentação.

Os vídeos devem ter duração de no máximo três minutos ou até três megas. Por sua vez, as fotos enviadas pelo site no momento da inscrição deverão ter imagem nítida e uma resolução 640 x 480 mega pixels ou 2048 x 1536 pixels. As fotos entregues nos postos de coleta deverão ter imagem nítida em formato 20x25 coloridas ou em preto e branco. O critério principal será a presença da mãe e do bebê amamentando ou da mãe e do bebê, e ausência de imagens de bicos, chupetas ou mamadeiras, assim como leites industrializados.

A comissão organizadora do concurso é composta por servidores da Sespa, voluntários da Associação Amigos da Amamentação (Amemen) e do Grupo Ishtar - Espaço para Gestantes, de Belém, além do Corpo de Bombeiros, Santa Casa de Misericórdia, Sociedade Paraense de Pediatria, Universidade da Amazônia (Unama), Processamento de Dados do Pará (Prodepa), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Prefeitura de Belém.

O resultado será divulgado no dia 2 de agosto de 2011, durante a abertura da Semana Mundial da Amamentação, que acontecerá no auditório da Santa Casa de Misericórdia, de 15 às 19 horas. Quaisquer despesas efetuadas pelas mães residentes no interior, ou mesmo em Belém, para participar no concurso, correrão por conta dos próprios interessados.


 A redação vencedora será publicada em locais de ampla divulgação e no site da Sespa. Todas as fotos inscritas farão parte de uma exposição durante toda a Semana Mundial, desde que atendam aos critérios descritos neste regulamento. Todos os vídeos inscritos farão parte de um documentário que será apresentado no encerramento da Semana, no Cinema Olympia, e posteriormente será usado pelas instituições organizadoras do concurso como vídeos educativos, desde que atendam aos critérios descritos no regulamento.



 Programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno em Belém.

02/08/2011, de 15 às 19h.Abertura às 15 horas no auditório da Santa Casa, com apresentação do tema da campanha e de vídeos com 4 relatos de mães.
Exposição de fotos: "Amamentação - Fatos e Fotos". 
Visita informativa: "Amamentação: Vantagens e Dificuldades", na maternidade Saúde da Criança, de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas.

03/08/2011Sessões de vídeo sobre amamentação, de 9 às 10 horas, no auditório da Unidade de Ensino Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), campus Almirante Barroso.
Exposição de fotos: "Amamentação - Fatos e Fotos", no Espaço Maternar, também no mesmo campus, de 8 às 18 horas.
Visita informativa: "Amamentação: Vantagens e Dificuldades", na Clínica do Bebê, de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas.

04/08/2011Entrega da placa "Hospital Amigo da Criança" ao hospital Anita Gerosa, a partir das 9 horas.
Exposição de fotos: "Amamentação - Fatos e Fotos", nas Unidades Básicas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), de 8 às 18 horas.
Visita informativa: "Amamentação: Vantagens e Dificuldades", no Hospital Dom Luiz I, de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas.

05/08/2011Encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno no cinema Olympia, de 9 às 12 horas, com exposição de fotos: "Amamentação - Fatos e Fotos", de 10 às 22 horas. De forma pararela, acontecerá a visita informativa "Amamentação: Vantagens e Dificuldades" na Maternidade do Povo, entre 08 e 18 horas.

--
* Assessoria de Comunicação da Sespa Fones: 4006-4822/23.
E-mail: ascomsespa@gmail.com

quarta-feira, 27 de julho de 2011

OFICINA FOTOGRAFIA E PINTURA: IMAGENS E VERTIGENS

Por Foto Ativa
fotografiaepintura_Ricardo_08_web.jpg


Se imagem é informação como diria Flusser, como podemos fazer para perceber paisagens e objetos como elementos visuais? A Oficina "Fotografia e pintura: imagens e vertigens",  lança mão de duas linguagens: fotografia e pintura em aquarela para trabalhar aspectos compositivos da imagem, levando em conta seus dados constitutivos: texturas, cor, forma, etc, a partir da idéia da necessidade de uma educação do olhar e da percepção. 

Tendo por base uma metodologia ligada à: pesquisa de campo, leituras específicas, vídeos (animações e filmes), para que o resultado seja primeiramente fotografias digitais e em um segundo momento pinturas em aquarelas. A oficina é destinada a iniciantes em pintura que podem ou não, ter uma prática com o dispositivo fotográfico.

Ricardo Macêdo é professor de Artes plásticas e artista visual. Participou de algumas exposições dentro e fora de Belém, dentre elas: Salão Arte Pará 2010, Diário Contemporâneo de Fotografia, 2011, TRAMPOLIM_Vídeo no Espírito Santo, 2011, Festival de Performance Arte Brasil no MAM Rio de Janeiro, 2011 e Cartografias Contemporâneas SESC Santana/Fotoativa S.P. 2009.

Serviço:
OFICINA FOTOGRAFIA E PINTURA: IMAGENS E VERTIGENS
Instrutor: Ricardo Macêdo
Período: de 03 à 07 de agosto de 2011.
(dias 03, 04 e 05, de 18h a 21h e dias 06 e 07, de 08h às 11h)
Investimento: R$ 120,00 | 10 vagas
Informações e inscrições
Associação FotoAtiva
Praça Visconde do Rio Branco (Praça das Mercês), nº19
Campina – Belém/PA
Telefone: 91 3225-2754
Email: a.fotoativa@gmail.com
Blog: www.fotoativa.blogger.com.br

sábado, 23 de julho de 2011

Em homenagem ao dia Mundial do Rock - 13 de julho

Salve galera!!!
Pensaram mesmo que eu iria esquecer de fazer a postagem especial sobre o DIA MUNDIAL DO ROCK?
Ok, oficialmente foi no dia o Dia Mundial do Rock foi 13 de julho mas para os roqueiros o dia do rock são todos os dias.

Por isso só agora fiz essa postagem especial  (mentira, na verdade era por que estava aperreada na ASCOM - Assessoria de Comunicação) voluntária que presto pra ARP - Associação do Rock Paraense, afinal tá certo que roqueiro não tem que se prender às datas da Indústria Cultural mas não é por isso que vamos deixar passar em branco o DIA MUNDIAL DO ROCK né galera?!).

Bom, chega de lero lero...vamos ao que interessa. Essa postagem, além de ser especial por causa do dia Dia Mundial do Rock , também é a última do projeto Valkyrías, então, apresento pra vocês a Banda da Semana: Brasil Heavy Metal

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Curso de História(s) do Cinema no Casarão debate movimentos essenciais na evolução da linguagem cinematográfica

Por Miguel Haoni*

Surrealismo.jpg

O Curso de História(s) do Cinema,  promovido pelo Casarão Cultural Floresta Sonora em parceria com a Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema e com o Cineclube Amazonas Douro, propõe uma reflexão sobre três momentos essenciais na evolução da linguagem cinematográfica: o estabelecimento do cinema narrativo clássico com o sistema de gêneros (destacando-se o Faroeste); as Vanguardas de 20 que se opunham ao esquema clássico (destaque para o Surrealismo); e a gênese do Cinema Moderno, uma espécie de fusão das concepções anteriores. 

Na quarta unidade será avaliado como o esquema canônico aqui dividido é responsável pela formação de cinematografias discriminadas, marginais na marcha da história mas essenciais para o desenvolvimento da arte.

Sobre as unidades:
Unidade um A cosmogonia americana: ética e estética do faroeste 
Inspirados pela ancestral tradição da narrativa, cineastas americanos na aurora de hollywood, dão movimento às tradicionais estórias do velho oeste. Apoiados pela documentação, eles criam uma nova mitologia com deuses e heróis lutando contra as forças da natureza. Os filmes de faroeste representam uma das formas mais sensíveis e ousadas de representação da realidade, do homem e das tragédias da existência .


Unidade dois Luzes da loucura: Buñuel e o Surrealismo 
Um dos momentos chave da história do cinema, o movimento surrealista francês será amplamente observado em todas as suas dimensões e princípios através da trajetória do grande Luis Buñuel, que com sua vasta filmografia, lançou luz aos aspectos mais subterrâneos do inconsciente humano.


Unidade três Realismo e opacidade: a gênese do Cinema Moderno  
Em meados de 1940, o cinema passa por uma modificação radical na sua concepção expressiva e na forma de abordar os fenômenos humanos. Através da influência revolucionária de Cidadão Kane e Roma, Cidade Aberta a década pavimentou o terreno para o desenvolvimento de novas formas de conceber e realizar filmes através do mundo: nasce o que se convencionou chamar de “Cinema Moderno”.  E nada mais foi como era antes.  

Unidade quatro A revolução mnemônica: panorâmica sobre o Cinema Maldito 
O que garante a eternidade de uma obra? O tempo e a sociedade por vezes foram cruéis com grandes artistas que por diversos motivos eram jogados ao limbo do esquecimento e cujas obras foram depreciadas por muitos. Mas não todos. E nesse sentido entenderemos a relevância do “cinema marginal” e do esforço de seus mantenedores. De Stroheim ao horror italiano, do filme de vingança oriental ao cinema de celular africano, a tradição do cinema maldito é tão grande quanto a das “obras-primas”. Tudo o que precisamos é uma pá, uma peneira e a mente aberta.

SERVIÇO:
Curso,História(s) do Cinema, ministrado por Miguel Haoni* 
no período de 25 a 29 de julho (segunda à sexta)
Das 14 às 18 hs, 
Investimento de 50R$
Inscrições pelo fone: 8717-9683.


*Miguel Haoni é cineclubista, diretor da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema. Coordenou os projetos Cine Uepa, Cinema na Casa e INOVACINE/FAPESPA . Participou do Cine EGPA , Sessão Maldita, Cineclube da Aliança Francesa, Coisas de Cinema e TV Clube, atualmente, coordena o Cine CCBEU, o Cineclube do Colégio Sucesso e o projeto APJCC Debate de intervenção crítica no espaço virtual.

terça-feira, 19 de julho de 2011

UFOPA inicia salvamento arqueológico do Campus Tapajós

Por Maria Lúcia Morais (Comunicação/UFOPA)



salvamento arqueológico UFOPA 1 _ Luciana Leal.JPG

Durante o mês de julho, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realizará a primeira etapa do salvamento arqueológico do Campus Tapajós, que ocupa parte da área do sítio do Porto, em Santarém (PA). A ação faz parte do projeto “Gerenciamento do Patrimônio Arqueológico: prospecção e resgate na área de influência direta da construção de diversas estruturas no Campus Tapajós da UFOPA”, que visa a atender à legislação ambiental que protege os sítios arqueológicos do país.

Coordenado pela arqueóloga Denise Maria Cavalcante Gomes, professora do Programa de Arqueologia e Antropologia do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), o projeto tem permissão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por meio da Portaria nº 16, de 13 de maio de 2011, para realizar, pelos próximos dois anos, pesquisas arqueológicas na área pertencente ao Campus Tapajós.

“Estamos completamente dentro da lei. Faremos vistoria em qualquer área destinada a construção e, se o local tiver potencial, vamos realizar o salvamento arqueológico antes do início das obras”, explicar Denise Gomes. “Estamos contribuindo para salvaguardar a universidade de problemas com a legislação ambiental. E, como somos arqueólogos e acadêmicos, vamos estudar os vestígios retirados desses locais. Esses são os propósitos do trabalho”.

Nesta primeira etapa serão estudadas duas áreas. “Até o dia 4 de agosto vamos trabalhar em dois locais: a Área 1, que corresponde ao campo de futebol, e a Área 1A, contígua, que corresponde ao viveiro”, explica Gomes. Após a retirada dos vestígios arqueológicos, o local será liberado para construção de novos prédios da universidade.

O levantamento geofísico das duas áreas foi realizado pelo Prof. José Gouvêa Luiz, da Universidade Federal do Pará (UFPA). O estudo apresenta indicações de anomalias com potencial arqueológico, que serão investigadas pela equipe do projeto. “Vamos escavar e retirar amostras dos locais indicados no levantamento”, explica Gomes. “O uso da Geofísica aplicada à Arqueologia é uma inovação metodológica introduzida na UFOPA por incentivo do reitor, Prof. Seixas Lourenço, ele mesmo responsável pelo emprego deste método, com sucesso, nas pesquisas arqueológicas no Marajó na década de 1980”, lembra a arqueóloga.

O projeto também conta com a participação dos arqueólogos Claide de Paula Moraes e Anne Rapp Py-Daniel, professores do ICS, além de alunos da UFOPA selecionados como voluntários. Para o arqueólogo Claide Moraes, além de atender às exigências da legislação ambiental no tocante às obras que causam impacto aos sítios arqueológicos, o salvamento no campus Tapajós visa a produzir conhecimento a respeito das ocupações do passado na área de Santarém, envolvendo a comunidade acadêmica, já com o objetivo de formar futuros profissionais nessa área.

Santarém, um grande sítio arqueológico – Na área urbana de Santarém há dois sítios arqueológicos registrados pelo IPHAN: o da Aldeia e o do Porto. “Essa é uma situação única no Brasil. A cidade de Santarém foi construída em cima de um grande sítio arqueológico”, explica Denise Gomes.
O sítio Aldeia vai desde o centro da cidade, passando por vários bairros, como Aldeia, Santa Clara e Fátima, e se estende até ao bairro do Laguinho, onde sofre uma interrupção. “O Laguinho é descrito pelos cronistas e naturalistas do século XIX como uma área pantanosa, cheia de charcos, o que faz um certo sentido de não ter vestígios. Essa informação coincide com o relato das pessoas mais velhas da cidade”, explica.

Os vestígios arqueológicos voltam a aparecer no sítio do Porto, que se estende pelas áreas portuárias das empresas Cargill e Companhia Docas do Pará (CDP), às margens do rio Tapajós. “Na UFOPA, estamos trabalhando com uma parcela do sítio do Porto”, explica Gomes.
Segundo a arqueóloga, que realizou vários estudos na área central de Santarém, entre os anos de 2006 e 2010, o sítio Aldeia - descrito como uma área densamente povoada pelos cronistas dos séculos XVI, XVII e XVIII - apresenta ocupações com datação de até três mil anos antes do presente. Denominadas de nível cerâmico formativo, as ocupações mais antigas eram mais dispersas, esparsas, de pouca duração, formadas por populações com agricultura e cerâmica incipientes. “Em termos gerais, podemos afirmar que os dois sítios (Aldeia e Porto) tiveram ocupações formativas, que são mais antigas”, explica.

Já a ocupação tapajônica é mais recente, datada entre os séculos XI e XVII depois de Cristo. Caracterizada por cerâmicas elaboradas, como vasos cerimoniais, ela está associada à existência de sociedades complexas, com grande número de pessoas, que começam a emergir na Amazônia. Segundo Gomes, a presença de terra-preta arqueológica é um marcador característico dessa ocupação e de um solo que foi intensamente utilizado por essas populações.


--
Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
Av. Vera Paz, s/n, Salé
Santarém - PA - Brasil
Prédio Central/ Reitoria 
Coordenadoria de Comunicação
(93) 2101-4922
www.ufopa.edu.br

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Cine CCBEU apresenta: "Martha" de R. W. Fassbinder

Por Miguel Haoni* 





O casamento, historicamente, é um dos pilares institucionais da moral burguesa. Sob o manto redentor da paz doméstica, milhares de homens e mulheres buscam a satisfação do "amor eterno" no ampliamento de sua lista de propriedades. Espaço privilegiado de violência e hipocrisia, o casamento foi repetidas vezes exumado pelo cinema, seja nos psicodramas modernos de Ingmar Bergman, Michelangelo Antonioni e John Cassavetes ou nas fabulações amargas de William Wyler, Max Ophüls e Douglas Sirk.

Dividido entre o Melodrama e o cinema impiedoso, o cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder lança seu problema: E se a mais submissa das mulheres casasse com o mais sádico dos homens? O resultado desta hiperbólica equação é "Martha", filme produzido para a TV alemã m 1974.

Com um refinamento formal incomum, o filme retrata a dialética da tirania, assimilando as ressonâncias sórdidas do nazismo (tema caro ao jovem cinema alemão, do qual Fassbinder é um dos ícones). A encenação barroca e o balé de câmeras conduzem o espectador em um mergulho às profundezas do inferno. O filme força o visitante a encarar o dantesco abismo de si: seus desejos reprimidos, tristezas, alegrias, doenças, saúde. Contra a sua vontade mas até que a morte os separe.

*Miguel Haoni
(Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema - 2011)

Serviço:
21 de julho (quinta)
às 18h30
no cineteatro do CCBEU
(Padre Eutíquio, 1309)
ENTRADA FRANCA

Realização: APJCC e CCBEU
Apoio: Cineclube Amazonas Douro
Para outras informações:
Comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=87934260
Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=7373604956082760866
E-mail: cineccbeu@gmail.com
Twitter da APJCC: http://twitter.com/apjccnews
Facebook da APJCC: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001008778896
Fone: 8717-9683

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Em Belém: Marc Riboud e Rumos,Cinema e Vídeo

Por Adriele Silva da Silva *




Depois de um pequeno período em branco nas programações de artes visuais na nossa Belém as exposições fazem suas aberturas de uma só vez. Para os que não tiraram férias é bom aproveitar!
Desde ontem (13/7) a exposição está no Sistema Integrado de Museus serão duas vernissages. No Museu Histórico do Estado do Pará. A exposição "Marc Riboud" é uma produção da Aliança Francesa em parceria com o Governo do Estado.



Também está em exposiçao no Museu Casa das Onze Janelas  6ª edição do "Rumos Cinema e Vídeo" que é uma produção do Instituto Itaú Cultural.

SERVIÇO:
Exposição "Marc Riboud"
Local: Museu Histórico do Estado do Pará - MHEP | Praça Dom Pedro II, s/n. Palácio Lauro Sodré. Cidade Velha. Belém-PA.




Abertura da exposição "Rumos Cinema e Vídeo"
Local: Museu Casa das Onze Janelas | Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n. Cidade Velha. Belém-PA.

Adriele Silva da Silva
Tel: (91) 8200-6363 / (91) 8882-3891
Skype: adrielecss
Email: adriele.c.silvas@gmail.com
Blogger: http://adrielecss.blogspot.com/
Canal Cultural: http://novas-medias.blogspot.com/

sábado, 9 de julho de 2011

2º Ação Social do projeto: ROCK NA VEIA 2011



Mostrar que o rock é sinônimo de atitude. Esse é um dos objetivos do "Projeto Rock na Veia" que na próxima terça,12, vai mobilizar roqueiros e cidadãos para uma campanha de doação de sangue e novos cadastros de doadores de medula óssea. A concentração será as 8h30, na Praça Batista Campos, em Belém, capital do Pará.

O Projeto Rock na Veia, que teve a sua segunda edição em abril deste ano, no município de Ananindeua e ofereceu à população serviços sociais e entretenimento, é a continuação do projeto, de mesmo nome, que teve origem pela iniciativa da ONG Esckola de Rock de Ceilândia - Distrito Federal. A ideia é juntar música, diversão e arte à questões sociais.

Para Carlos Moutinho, batarista da banda organizadora do projeto na Região Metropolitana de Belém, a Lúthien, e um dos coordenadores do Rock na Veia, o Rock na Veia tem dois objetivos: a ação solidária, que conscientiza as pessoas para a importância da doação de sangue e o incentivo às bandas que participam do projeto. Dando oportunidade para que os artistas tenham espaço pra divulgar o seu trabalho. Ainda de acordo com ele, outras ações semelhantes à essas estão previstas para acontecer nos meses de setembro e novembro deste ano.

SERVIÇO:
2ª Ação Solidária Rock na Veia
Local: Concentração Praça Batista Campos – Belém
Data: Terça-feira, 12 de julho de 11
Hora: 8h30
Informações: (91) 8213-223
cpmoutinho@hotmail.com

Qual a diferença entre Cuba Socialista e Estados Unidos Imperialista?

Por Antonio Alberto Pimentel




Há mais de 50 anos um povo localizado em uma pequena ilha do caribe resolveu fazer uma revolução. Desde então, sua autodeterminação, enquanto povo, lhe levou a trilhar um novo caminho, construir uma experiência socialista, muito diferente daquele que o servo do império, o ditador Fulgêncio Batista, havia lhe relegado. Desde a revolução, este povo foi durante atacado pelas forças do império, o EUA, submetido a um duro bloqueio econômico, mas mesmo assim, resiste até hoje.

Lendo a última reflexão de Fidel, do dia 03 de julho de 2011, uma coisa me chamou muita atenção, quando ele fala sobre os investimentos de Cuba e Venezuela  em saúde e educação, e os investimentos dos Estados unidos em armamento bélico. O mesmo faz um comparativo que nos leva à um questionamento: Qual a grande diferença entre os Estados unidos e Cuba?

A diferença entre estas duas nações é que seus projetos são completamente distintos. Percebemos isso na comparação que Fidel faz em sua reflexão: Enquanto Cuba investiu para universalizar a saúde e educação para seu povo e os povos da América Latina e do mundo, os Estado Unidos (EUA) investe a cada ano um trilhão de dólares em seu aparato militar, para suas aventuras bélicas em todo o mundo. 

Ao passo que Cuba busca contribuir para democratizar e universalizar saúde e educação para o mundo, os Estados Unidos faz o discurso da democracia fazendo o terror contra nações e povos que não concordam com sua lógica imperialista, de defender os interesses das grandes empresas multinacionais que controlam o mercado mundial.

Veja bem, aqui se percebe de forma evidente a grande diferença entre estes dois projetos, o socialismo, defendido por Cuba e Venezuela e outros governos latinos americanos, e o capitalismo monopolista (imperialismo) defendido pelos Estados Unidos.  Enquanto um deseja de fato a democracia popular, com base na universalização de direitos fundamentais para os trabalhadores, o outro defende uma democracia em que se alicerça no princípio da liberdade das grandes empresas multinacionais para explorar a riqueza dos países periféricos, que implica diretamente o cerceamento dos direitos dos trabalhadores do mundo. 

Cuba ao longo dos anos se converteu na “nação do mundo com mais alto índice de médicos e pessoal especializado em saúde, com elevados níveis de experiência e capacidade profissional”[1], o  EUA se converteu no “maior exportador de armas e instrumentos de morte e o maior mercado de drogas do mundo”[2].

Querem mais um prova desta brutal diferença: É só olharmos para a tragédia do Haiti, enquanto Cuba enviou médicos para ajudar os haitianos, os EUA mandou para lá tropas para reprimir o povo faminto, que passava por grandes necessidades devido á tragédia e salvaguardar a burguesia subserviente.


Antonio Alberto Pimentel
Estudante de Direito
Militante da Consulta popular

sexta-feira, 8 de julho de 2011

CASA DA ESPERANÇA OFERECE MINI CURSO


Nesse mês de julho a Casa da Esperança vai oferecer um mini curso onde o participante poderá acompanhar a rotina das salas de atendimentos. O investimento é uma doação de R$ 50  para a instituição. As turmas são pequenas e as vagas limitadas. 

Para se inscrever envie nome e telefone para o e-mail: eugenialeao@gmail.com

Serviço:
MODELO DE INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA DA CASA DA ESPERANÇA DO PARÁ
MINISTRANTE: Eugênia Leão
Todas as quartas-feiras do mês de julho de 2011
Horário: 9h00 as 12h00 
Local: Casa da Esperança (Endereço: Pass. Evangélica n°07, Coqueiro. Ananindeua - PA
Telefone: (91) 3237-7985 

SOBRE A CASA DA ESPERANÇA - Filial Pará

No Pará, deste  2007, a Casa da Esperança é o único centro que atende exclusivamente adultos e crianças autistas dos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Castanhal, entre outros. A Casa da Esperança, localizada numa chácara alugada no bairro do Coqueiro, em Ananindeua, necessita de parceiros para continuar o trabalho realizado na instituição que atende 70 pessoas e tem 200 em uma fila de espera que continua crescendo. A Casa da Esperança filial Pará organizou, em parceria com outras instituições, a Semana de Conscientização do Autismo no Pará ( de 30 de março até 3 de abril de 2011).


Att, Senhorita Matos.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema e Casarão Cultural Floresta Sonora apresentam:

Cartaz.jpg

Por Miguel Haoni 


“Curso de História(s) do Cinema “

(20 horas/aula)
Ministrante: Miguel Haoni (APJCC)

de 25 a 29 de julho
(segunda a sexta)
das 14 às 18 horas
no Casarão Cultural Floresta Sonora
(13 de maio, 363 - Comércio - Entre Frutuoso e Campos Salles)
Investimento: R$ 50,00
Inscrições pelo fone: 8717-9683

VAGAS LIMITADAS

Realização: APJCC e Casarão 
Apoio: Cineclube Amazonas Douro


Banda da semana: Metamorfose - Pitty Cover

Essa é a penúltima banda das postagens especiais sobre o projeto Valkyrias. Esse evento, promovido pela Associação do Rock Paraense - ARP em 11 de junho deste ano, visou divulgar a luta das mulheres no cenário local do Rock e suas vertentes.

O que é interessante perceber é a história de cada uma dessas mulheres que estão por trás dessas bandas, que tem tudo pra fazer muito sucesso. Cada uma tem a sua história, um desafio. Umas quebraram paradigmas, botaram pra quebrar (e muitos cuecas de plantão batem a cabeça quando elas comandam os palcos), outras tiveram conflitos por causa da vertente musical que resolveram seguir (enquanto a família curtia o tecno, conhecido nacionalmente como a música oficial do Pará, a girl rock curtia guitarras). Outras tem apoio da família. Já outras... 


É o caso da nossa guerreia na foto acima, Dani Lima.
A banda Metamorfose, que é Cover da Pitty, enfrenta (enfrentou) muitos desafios pra poder colocar a banda na ativa. A Metamorfose é composta por quatro pessoas: Daniele Lima (vocal), Daniel (guitarra), Lescow (baixo) e Luyam (bateria) tem menos de um ano, foi formada em outubro de 2010. Além de tocar músicas da cantora Pitty a banda está com o novo projeto de fazer o cover do The Cramberries e Rocksette. Sairá em agosto. Aguardem! ;)

 A BANDA METAMORFOSE NO VALKYRÍAS (11/07/2011)
                                 
                                 

Confira a entrevista:


Senhorita Matos: Como é ser uma Girl Rock?

Metamorfose - Dani Lima: É representar todas as mulheres do rock...ser uma mulher forte com muita atitude e caráter. É o que eu tenho feito. É estar trovejando na sua cabeça mas você ta ali de pé batalhando e sorrindo pra que tudo dÊ certo. É seguir seus objetivos e traçar sua meta! E também, é fazer acontecer, arriscar e não tá nem aí pro quê os outros vão pensar de você, porque no final eles sempre vão fazer a mesma coisa! 



 Senhorita Matos: Quais são (foram) as dificuldades pra colocar a banda Metamorfose na ativa?

Metamorfose - Dani Lima: O projeto do Pitty cover foi um pouco demorado pra se realizar, pois foi só na terceira tentativa de reunir uma galera pra fazer a coisa acontecer é que deu certo. Mas graças a Deus eu consegui, pois sempre tinha um ou dois que não concordavam em fazer e eu queria uma galera que curtisse ela (Pitty) e fizesse o projeto com gosto sem precisar trocar de gente. E deu certo! Desde nosso 1º show em dezembro e, depois de um mês e pouco ensaiando que até hoje fazemos shows.


 Senhorita Matos: Porque Metamorfose?

Metamorfose - Dani Lima: O nome METAMORFOSE surgiu de mim por eu querer algo beeem diferente, algo que qualquer mudança não tivéssemos que mudar o nome pra combinar com o estilo de música, que fôssemos levar adiante então, como eu sabia que cada um ia gostar de coisas e estilos musicais diferentes, coloquei METAMORFOSE pois sempre podemos mudar e acrescentar alguma coisa diferente no repertório, somos uma banda camaleônica!

Senhorita Matos: Na sua opinião como está o cenário do rock paraense?

 Metamorfose - Dani Lima: O cenário local do rock acho massa por que é uma ótima oportunidade pra galera não só veterana mas como também para a galera novata, que está aí louca pra mostrar seus projetos e têm dificuldades pra arranjar um espaço bacana que as aceitem pra divulgarem seu trabalho.

Senhorita Matos: Quais são os planos pro futuro da banda?


 Metamorfose - Dani Lima: Bem, planos pro futuro da banda....rsrs essa é complicada de responder. O que eu mais desejo é que a banda dÊ certo e que permaneça por anos e anos, que tenhamos muitos shows pela frente!planos de fazer autoral temos sim,inclusive ja tenho muuuuuitas musicas feitas por mim,mas bora ver o que vÊm, não somos de planejar deixamos acontecer! Seja o que Deus quiser.


OUÇA A METAMORFOSE


CONTATOS DA BANDA

METAMORFOSE 
Pelo Orkut: Pitty Cover - PA - Metamorfose
E-mail: alinedanilima@gmail.com
Fone: (91) 8216-4794  

Gostaram? Na semana que vem vocês vão conhecer a última banda das postagens especiais do evento  Valkyrias: BRASIL HEAVY METAL.
Não percam ;)

Att, Senhorita Matos.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Fotografia como Memória – O Processo de Criação

rubens f jB.jpg
Por Foto Ativa

Palestra no SESC Boulevard discutirá a Fotografia como Memória 
e o processo criativo de Geraldo de Barros e Mário Cravo Neto.

No dia 06 de julho, às 19 horas, no Centro Cultural SESC Boulevard será ministrada pelo professor, pesquisador e curador Rubens Fernandes Júnior a palestra “Fotografia como Memória – O Processo de Criação”, em que será feita uma análise do processo criativo destes dois expoentes das Artes Visuais no Brasil, discorrendo sobre a trajetória e os momentos emblemáticos de cada um dos artistas.

A palestra é o primeiro evento da programação educativa prevista no projeto “Máquinas para filosofar”, que será aprimorado e desenvolvido ao longo dos próximos anos pelo SESC Boulevard. O “Máquinas para filosofar” foi criado com o objetivo de apresentar ao público a coleção de câmeras e outros equipamentos raros de Fotografia que fazem parte do acervo do SESC/PA e da Federação do Comércio. 

Parte dessas câmeras antigas já está exposta no prédio do SESC Boulevard e revelam um pouco da riqueza desse acervo composto por quase 2000 itens, abrangendo um universo técnico e imaginário que permeia a História da Fotografia e inspira a elaboração do projeto “Máquinas para filosofar”, que atualmente encontra-se na etapa de pesquisa histórica e museológica. 

O circuito de discussões começa na próxima quarta-feira com a palestra do professor Rubens Fernandes Júnior, um dos consultores do projeto, que dividirá com o público suas pesquisas sobre a trajetória de dois artistas que influenciaram com suas potências criativas, a Fotografia e as Artes Visuais brasileiras: Geraldo de Barros e Mário Cravo Neto.  

A idéia da palestra é entender a fotografia como a convergência de processos criativos na obra dos artistas Geraldo de Barros e Mario Cravo Neto e como a Fotografia moderna e contemporânea se propõe a abdicar de seu caráter memorialístico e documental para dar espaço às pulsações visuais provocativas e comoventes.

Rubens Fernandes Júnior: o palestrante
Doutor em Comunicação e Semiótica e professor titular da FAAP, pesquisador, curador de fotografia, diretor do Mês da Fotografia de São Paulo, membro do Conselho da Coleção Masp-Pirelli de Fotografia e da Associação Paulista de Críticos de Artes. Como curador, criou o Gabinete Fotográfico da Pinacoteca do Estado, encabeçou o lançamento da Coleção Pirelli MASP e continua, junto com o Nafoto, organizando o Mês Internacional da Fotografia.

Mario Cravo Neto (1947 - 2009)
Fotógrafo, escultor e desenhista. Viveu na Alemanha, Estados Unidos e estudou na Arts Students League, com orientação de Jack Krueger, um dos precursores da arte conceitual na cidade. Nesse período, realizou a série de fotografias em cores On the Subway e produz suas primeiras esculturas de acrílico. Posteriormente, dedicou-se à Fotografia de estúdio, criando instalações e ensaios fotográficos com temática relacionada ao candomblé e à religiosidade católica.  Publicou vários livros e ganhou importantes prêmios de conceituadas Instituições como Funarte,Masp/SP e Associação Paulista dos Críticos de Arte – APCA.

Geraldo de Barros (1923 - 1998)
Fotógrafo, pintor, gravador, artista gráfico, designer de móveis e desenhista. Em 1946, fez suas primeiras fotos com uma câmera construída por ele mesmo. Realizou experimentações que consistiram em interferências no negativo, como cortar, desenhar, pintar, perfurar, solarizar e sobrepor imagens. Sua trajetória artística o coloca na linha de frente da Fotografia experimental no Brasil. 

SERVIÇO:
Palestra Rubens Fernandes Júnior: “Fotografia como Memória – O Processo de Criação”
Data: 06 de julho de 2011
Horário: 19 horas
Local: Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, n°522/523)
Visite o blog: http://sescboulevard.blogspot.com/
Informações: (91) 3224-5654/5305 (Centro Cultural SESC Boulevard)
                (91) 4005-9584/9587 (Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio/SESC/SENAC-PA)

ENTRADA FRANCA

PARA MAIORES INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO  COM: 
Miguel Chikaoka
mchikaoka@gmail.com
+55 91 9983-3185
+55 91 3230-2504

terça-feira, 5 de julho de 2011

Programa de Pesquisa em Biodiversidade realiza seminário na UFOPA

Por Comunicação/UFOPA


Programa de Pesquisa em Biodiversidade realiza seminário na UFOPA
“Amazônia: um mosaico para estudos em Biodiversidade” é o tema do 4º Seminário da Rede do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) da Amazônia Oriental, que será realizado no período de 7 a 9 de julho, na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém (PA). Promovido pelo Núcleo Regional do PPBio no Oeste do Pará, sob a coordenação da UFOPA, o evento acontecerá no Auditório Wilson Fonseca, situado no Campus Rondon, bairro do Caranazal.

O seminário tem como objetivo socializar os avanços científicos da rede, acompanhar o desempenho dos bolsistas do programa e oferecer possibilidades de atualização e discussão acadêmica a todos os participantes da rede, pesquisadores e estudantes locais. O evento começa nesta quinta-feira, dia 7 de julho, às 8h30, com mesa-redonda sobre as parcerias institucionais do PPBio, a qual será coordenada pelo diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi, Nilson Gabas Jr. Em seguida, haverá a apresentação dos Núcleos Regionais do PPBio. A programação completa do evento está disponível aqui.

As inscrições para o seminário estão sendo realizadas no endereço http://www.museu-goeldi.br//ppbio/. Mais informações pelo telefone (93) 2101-4945 e pelos e-mails: IVencontroppbioamazoniaoriental@yahoo.com.br e ppbio.oestedopara@gmail.com.

Oeste do Pará - A rede do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) da Amazônia Oriental é formada pelos núcleos regionais dos estados do Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins e Pará, sendo que neste último existem dois núcleos, um sediado em Belém, sob a responsabilidade do Museu Paraense Emilio Goeldi, e outro em Santarém, denominado Núcleo Regional do PPBio no Oeste do Pará, sob a coordenação do Prof. Dr. José Reinaldo Pacheco Peleja, da UFOPA. O Núcleo do Oeste do Pará conta com 20 pesquisadores - 19 da UFOPA e um das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) -, dois técnicos e 20 estudantes de graduação que desenvolvem pesquisas na Floresta Nacional do Tapajós. O núcleo possui parcerias com o ICMBIO/Santarém, Cooperativa Mista da Flona Tapajós (COMFLONA), EMBRAPA e INPA.

As primeiras atividades do Núcleo do Oeste do Pará estão sendo desenvolvidas no contexto do projeto “Diagnóstico e Conservação da Biodiversidade em áreas naturais e manejadas da Floresta Nacional do Tapajós, área de influência da BR-163, estado do Pará”, o qual está associado à Rede de Pesquisa em Biodiversidade da Amazônia Oriental. Os estudos são financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo projeto Cenários para a Amazônia (FINEP/CNPq).

PPBio - O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) é gerado no âmbito da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED), do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), a partir de demandas oriundas da comunidade científica e da sociedade brasileira. Criado em 2004, o PPBio tem a missão de desenvolver uma estratégia de investimento em C&T que priorize e integre competências em pesquisa e transferência de conhecimento em biodiversidade, gerando, integrando e disseminando informações que possam ser utilizadas para diferentes finalidades.


Comunicação/UFOPA
-- 


Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
Av. Vera Paz, s/n, Salé
Santarém - PA - Brasil
Prédio Central/ Reitoria 
Coordenadoria de Comunicação
(93) 2101-4922
www.ufopa.edu.br
http://twitter.com/ufopa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...