Páginas

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Crias do Futuro encerra com exposição de fotos das internas do Centro de Recuperação Feminino

Por Ascom Cufa


Um dia de visitas especial vai acontecer no Centro de Recuperação Feminino, no próximo 27 de julho. É a exposição “A Beleza do Olhar Interno” que encerra a oficina de Fotografia realizada pela ONG Crias do Futuro e Cufa Pará.
 A ONG levará uma instalação com expositores e iluminação adequada para cada foto, criando a ideia de uma real galeria de arte para que os familiares e internas circularem pela instalação em que estarão expostas as fotografias das internas.

Foram seis meses de oficina, ministrada pelo professor Elrik Lima. Iniciativa patrocinada pela Oi, com apoio da Oi Futuro e Governado do Estado através da Lei Semear.

As 31 fotos expostas foram escolhidas pela equipe da Cufa e pelo ministrante, Elrik Lima, que explica como o trabalho teve inicio na formatação do curso para que o resultado não mostrasse a mesmice de grades, cadeados e afins. “A preocupação foi justamente com a estética e o conteúdo para diversas situações que um fotógrafo se utiliza”, explica ele.

O professor acrescenta que as internas tiveram a chance de entender que a fotografia não é apenas uma imagem captada e mostrada, mas que ela é um fragmento de uma possível realidade. “A fotografia pode ser uma carta do presente para o futuro, e o desafio para as internas era justamente fotografar ‘um sentimento’, ‘uma música’, fazer com que suas percepções as levassem no sentido final”, conta.

A exposição dentro do espaço do CRF foi a alternativa encontrada pela ONG para sensibilizar as famílias, as internas e as autoridades sobre o potencial delas e para mostrar que mesmo presas, elas ainda sentem, pensam e podem sim voltar a sociedade de forma diferente.

As atividades realizadas pela oficina foram uma tentativa de mostrar isso a elas próprias como enfatiza o professor. “Fizemos exercícios de ouvir uma musica de olhos vendados e fotografar algo que lhe foi sugerido, mostra acima de tudo a capacidade de autoconhecimento, quando temos que vencer qualquer coisa que nos tire a atenção, passamos a existir, a ser, a sentir, só assim podemos retratar e mostrar A Beleza do Olhar interno”, explica o Elrik Lima. 

Aline Machado coordenadora da Cufa Pará acredita que a oficina de fotografia teve um grande impacto no processo de recuperação da identidade e da autoestima das internas. “Ter o contato com nossas alunas do Centro foi mais que um trabalho da CUFA Pará, foi um trabalho coletivo e pessoal de cada um de nós, realizado e concretizado, pois trabalhar a humanidade e a humanização, sem ter a aproximação, não é humanizar. 

Você só revela talentos se você for procurá-los. O projeto Crias do Futuro redescobriu pessoas, trouxe a arte e a cultura como um eixo condutor de inclusão social, resgatando a dignidade e a cidadania das internas, mostrando além do cárcere, mostrando a essência da alma feminina”, complementa.

Serviço:
 Exposição “A Beleza do Olhar Interno”                     
Data: 27/07/2012
Local: Centro de Recuperação Feminino
Hora: 9h
Entrevistados: Aline Machado, coordenadora das ONGs Crias do Futuro, Cufa Pará,
Elirk Lima, ministrante da oficina
Internas
Contato: Marcia Lima – coordenadora de comunicação da Cufa Pará – 8300 1636 / Marcos Paulo – assessor de comunicação da Cufa Pará – 8236 1712

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...