Páginas

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Cuidados com a voz e audição são essenciais no verão


Por Leila Cruz*





Excessos são comuns no mês de julho quando boa parte da população se dedica ao lazer e principalmente ao veraneio. É nessa época do ano, no calor da estação, que os exageros aumentam a incidência de problemas fonoaudiológicos. Isso porque o paraense tem o hábito de ouvir música alta e usar a voz indevidamente.

A chefe da Divisão de Fonoaudiologia do Hospital Ophir Loyola, serviço que atende toda rede SUS e acompanha a evolução do paciente durante o tratamento, explica que os decibéis (dB) dos sons automotivos, além de causar fadiga auditiva e estresse, com o uso contínuo, podem levar a uma Perda Auditiva Induzida por Ruído, denominada de Pair. 

"Pesquisas revelam que ruídos acima de 80 dB podem gerar perdas auditivas irreparáveis na parte internado ouvido. Os paraenses possuem o hábito de potencializar os alto-falantes dos veículos para irem à praia, consequentemente, o indivíduo precisa falar mais alto, já que o som está mascarando a própria voz”, afirmou Cláudia Martins.

A competição sonora ocorre principalmente entre os jovens, não somente em praias, mas em festas e ambientes fechados, nos quais as pessoas costumam elevar a voz para conseguir levar um diálogo adiante. Além disso, o uso indevido da voz concomitante com a bebida gelada maltrata a prega vocal, devido ao choque térmico. "Uma das principais consequências dos abusos do verão devido aos ambientes ruidosos são as disfonias, mais conhecidas como rouquidões. Um dos indicativos de que alguma alteração acontece no aparelho vocal é quando a rouquidão persiste por mais de duas semanas", alertou a fonoaudióloga.

Para ter uma característica vocal adequada, fazer uso da hidratação correta é essencial. "Recomendamos oito copos diários de água, que não deve ser retirada do congelador. A famosa garrafinha do congelador pode levar a uma disfonia e é contra-indicada em qualquer clima e não somente no verão, quando é utilizada mais comumente". Caso haja rouquidão persistente e diminuição da acuidade vocal, o profissional médico especialista ou o fonoaudiólogo deve ser consultado.

 "É necessário detectar se há uma alteração patológica ocasionada pelo uso indevido da voz ou se há uma perda auditiva. Quando o indivíduo não busca assistência adequada, o principal risco é o afastamento do ambiente de trabalho", frisou.

Um outro risco à saúde auditiva que ocorre durante o verão e afeta principalmente as crianças é a otite média. Trata-se de uma inflamação ou infecção do ouvido médio provocando dor muito forte, diminuição da audição, febre, falta de apetite e secreção local. "É recomendável que as crianças usem o protetor auricular, encontrado facilmente em lojas de artigos esportivos, para evitar que a água se acumule no ouvido durante o banho ou nadar, assim evitando a infecção local".

Veja algumas orientações da Divisão de Fonoaudiologia/ HOL :
1.      Rouquidão e veias dilatadas no pescoço podem indicar uso incorreto da voz.


2.      Mantenha suas pregas vocais hidratadas. Tome oito copos de água, no mínimo, por dia.


3.      Cigarro, álcool e ar condicionado são muito prejudiciais ao processo vocal.


4.      Praticar esportes faz bem, mantém a musculatura relaxada e isso faz com que você "solte melhor" a voz.


* Apenas tome cuidados para não falar e fazer exercícios, de alto impacto, ao mesmo tempo.


5.      Nunca grite, mas se gritar utilize o diafragma (coordenar a respiração).
6.      Dormir bem é um ótimo remédio para a voz.


7.      Fazer  "rã, rã" antes de falar é charmoso, mas detona a voz ! (Pigarrear).
8.      Cantar bem não significa cantar da forma correta. Muitas vezes, bons cantores, artisticamente falando, acabam com um envelhecimento vocal precoce, por falta de técnica. 


9.      Durante gripes e resfriados mantenha repouso vocal, se puder. Diminua a rotina e a potência dos exercícios vocais.


10.  O profissional da voz pode tomar sorvete e comer chocolate. Quando ingerir gelados, ou quentes escaldantes, vá com calma, sem exageros. Amorteça a temperatura do alimento na boca antes de engolir. Derivados lácteos, como iogurte e chocolate estimulam muitas secreções digestivas, e devem ser evitados nos períodos de uso profissional da voz.


11.  Realizar moderadamente o uso de aparelhos com fone, (mp3, Ipod etc.), pois estes usados excessivamente ou com volume alto podem prejudicar a audição.


12.  Evite exposição a sons altos na praia, pois estas podem comprometer sua audição.


Texto:
*Leila Cruz-Ofir Loyola
Fone: (91) 3342 1325 / null
Email: ascom.hol@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...