Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

E a luta pela exigência do diploma de jornalista continua...

Amanhã,  sexta-feira, 17, às 9h, na Domingos Marreiros, esquina com a Generalíssimo, a categoria dos jornalistas fará manifestação em favor da exigência do diploma para a profissão.


















E continua a mobilização a favor da exigência do diploma para que os futuros jornalistas sejam cada vez mais qualificados ao tratar dos fatos nos veículos de comunicação. Óbvio que "um pedaço de papel" não atesta qualificação para quem não leva a sério os 4 anos da vida acadêmica. Sabe-se também que a teoria, muitas vezes, se afasta da realidade das redações. Mas não defender/reconhecer a vida acadêmica para o desenvolvimento da nossa profissão, aí é querer atirar no escuro.




Vejam um vídeo bem humorado sobre essa questão e em seguida o release do Sinjor-Pa (Sindicato dos Jornalistas do Pará), que está organizando a mobilização.






Por Sheila Faro

O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-Pará) promove nesta sexta-feira, 17, um ato público em defesa da obrigatoriedade do diploma de nível superior em Jornalismo para o exercício da profissão de jornalista. Amanhã completa dois anos que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a exigência do diploma. A manifestação iniciará às 9 horas da manhã, na esquina da Avenida Generalíssimo Deodoro com a Rua Domingos Marreiros, próximo à sede da Justiça Federal. As lideranças sindicais de outras categorias da comunicação, radialistas, gráficos e publicitários, a Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Pará (Aclep) e de outros segmentos de trabalhadores, como médicos, urbanitários e farmacêuticos, confirmaram presença no protesto. O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), a vereadora de Belém Vanessa Vasconcelos (PMDB) e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará (OAB-PA), Jarbas Vasconcelos, também vão participar.

Os jornalistas distribuirão mingau de milho aos pedestres e motoristas no semáforo com o objetivo de pedir apoio aos Projetos de Emenda Constitucional nº 33/09 e nº 386/09, em trâmite no Senado e na Câmara Federal, nessa ordem, que objetivam restituir a exigência do diploma. A presidente do Sinjor-PA, Sheila Faro, explica que a luta pela qualificação profissional e a qualidade da informação vai além do interesse dos jornalistas. Os manifestantes pedirão às pessoas nas ruas que cobrem do deputado federal e dos senadores nos quais votaram na eleição passada, o apoio para a aprovação das PECs. 

O sindicato já conversou com os parlamentares federais do Pará sobre o assunto, como os senadores Mário Couto (PSDB), Marinor Brito (PSOL) e Flexa Ribeiro (PSDB) e os deputados Beto Faro (PT), Elcione Barbalho (PMDB), Dudimar Paxiúba (PSDB), Wladimir Costa (PMDB) e Cláudio Puty (PT). Os jornalistas estão organizados nacionalmente, através da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), na defesa da aprovação dos projetos. "A informação com qualidade é garantia de exercício de democracia", completa a dirigente.


Na Assembleia Legislativa do Pará, o deputado Edmilson Rodrigues apresentou um projeto de lei que exige o diploma de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo para concursos públicos para o quadro efetivo em cargos voltados para jornalista no Estado. A iniciativa vai ao encontro da campanha nacional pela qualificação profissional da categoria. Já na Câmara Municipal de Belém, a vereadora Vanessa Vasconcelos, que também é jornalista, tem um projeto idêntico para a esfera do município.

Compareçam! 
Att, Senhorita Matos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...