Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

28º do Baile dos Artistas vai ser realizado hoje

Considerada a "a maior premiação da cultura paraense" e com o objetivo de valorizar os artistas da terra, começa hoje (16), às 22h, a 28ª edição do "Baile dos Artistas Paraenses". A festa carnavalesca será na Estação das Docas e terá como atrações o cantor paraense Elói Iglesias, Grã Coral Metropolitano, Rancho e as mulatas.
A abertura da festa será feita pelo Rei Momo de Belém, Rosenildo dos Santos. Esse ano o Príncipe Consorte será o ator paraense Luciano Bastos. Já a cantora paraense lírica Patrícia Oliveira vai ser a Rainha dos Artistas de 2012. 


O ator paraense Wendell Bendelack será um dos homenageados na 28ª edição do Baile. Artistas nacionais também participam da festa. Nas edições anteriores o Baile recebeu o apresentador Leão Lobo, o ator Maurício Mattar e a atriz Zezé Motta. 


O Baile foi idealizado pelo falecido diretor e ator do Grupo de Teatro Experimental de Mosqueiro, Alberto Bastos, mais conhecido como o "Bruxo da Praça da República". "Tudo começou com uma brincadeira em 1984", revela a Diretora de Arte do Grupo de Teatro Experimental de Mosqueiro e uma das organizadoras do evento, Rose Marie. E completa: "agora o Baile é considerado uma 'Noite de Gala em Belém', onde todos os artistas se reúnem para homenagear e serem homenageados". Quem também ajuda a organizar a festa é o diretor presidente do grupo teatral, Agenor Del Valle.


De acordo com Rose Marie, o conceito de artista mudou, "artista não é só a pessoa que está nos palcos; é também a pessoa que faz o artista chegar aos palcos, ou seja, artista é o educador, o empresário, o jornalista, entre outros".  


As premiações e homenagens são feitas por diversas categorias, nas quais cada uma tem os curadores responsáveis que acompanham, durante o ano todo, os profissionais de se destacaram em suas respectivas funções em 2011. Desde o ano passado, o Baile teve algumas mudanças. Até a 26 ª edição do evento, um nome apenas era consagrado o melhor em cada categoria. Mas desde 2011, todos os indicados recebem homenagens. São exemplos de algumas categorias: destaque na política; dança; produção musical; destaque no carnaval local; no esporte; na educação; na responsabilidade social; na imprensa; literatura, entre diversas outras categorias. 


Desde 1986, Rose Marie é uma das frentes da festa. Ela revela que a expectativa para esta 28ª edição é a mesma de todas: "realizar o evento". E complementa "apesar da gente receber o apoio da prefeitura municipal de Belém e do governo do estado, não é fácil fazer o Baile dos Artistas. Nós, praticamente, somos uma família e conseguimos chegar a mais uma edição por causa da cooperação de cada pessoa que já faz desta grande festa parte de seu calendário no período do carnaval".      


O ator paraense Wendell Bendelack que vai receber o título de  Ator Destaque na teledramaturgia, falou em entrevista ao O Liberal que está ancioso para a festa. "Estou lisonjeado. Não esperava. Esse convite me pegou de surpresa. Nunca participei do Baile dos Artistas. Sempre ouvia falar da festa, dos homenageados, mas nunce tive a oportunidade de ir. Acho que vai ser uma noite especial  receber essa homenagem, na minha cidade, pelo meu trabalho".
A cantora paraense Adelaide Matos, que receberá o prêmio 


"Destaque Musical 2011" também se surpreendeu por receber a homenagem no Baile dos Artista pela terceira vez. "Recebi esse prêmio ("Destaque Musical") pela primeira vez em 2000. Fiquei surpresa. Não sabia que iria ser homenageada novamente. Quando quando chegou o convite em casa, fiquei muito feliz". A cantora completa: "estou contando os dias para chegar essa festa. Ela é muito importante para os profissionais paraenses".   


Entre os vários artistas homenageados neste Baile estão a  cantora lírica Patrícia Oliveira e o músico Luciano Rodrigues Bastos.  Patrícia Oliveira foi agraciada, em 2011,  com  a cadeira do maestro Waldemar Henrique, na Academia Paraense de Musica. Atualmente participa de concertos e operas no Brasil e exterior. A artista também leciona canto lírico no Conservatório Carlos Gomes e é uma das gestoras da Academia Paraense de Música. Ela também faz elaboração e produção de projetos culturais artísticos.


Já o empresário e produtor Luciano Bastos, um dos responsáveis por  fazer a Banda Sayonara que é referência no Estado do Pará, teve a sua primeira experiência musical antes dos anos sessenta, quando integrou como guitarrista e cantor, o conjunto "Os Mocorongos".  Ele falou da sua felicidade em conseguir manter a Banda Sayonara por tanto tempo. "Hoje, do alto de meus 70 anos (já aposentado e só no background), tenho orgulho de conseguir manter uma banda por 51 anos ininterruptos, considerando todos os obstáculos e crises que existem em um país como o Brasil.  Tive e tenho a felicidade de ver a Sayonara conquistando a cada dia seu espaço, com um público fiel".


Conheça alguns destaques do Baile dos Artistas Paraenses 2012:
Destaques na Política:
Fernando Flexa Ribeiro
 Zenaldo Coutinho
 Edson Oliveira - Projeto Bragança


Grupo de teatro destaque: 
Panada (Tucuruí)
Eco arte (Belém)
Luzes  (Belém)
Bom intento (Bujarú)
Influente  (Concórdia do Pará)


Destaque na Dança:
Projeto Conquistando a Cidadania (FUNPAPA)
Companhia Frutos da Terra (Tucuruí)


Figurinista Destaque: 
Sonia Maria Seixas Moraes


Cantor Revelação:
João Lopes


Cantora Revelação: 
Dulce Cunha


Cantor Destaque: 
Dudu Neves
Adelaide Matos


Cantor Destaque na música católica:
Robson Lima


Banda Destaque:
Banda Ponto sem nó


Coral Destaque:
Gran Coral Metropolitano de Belém  (Destaque no Círio de Nazaré)


Empresária Destaque:
Lena Ribeiro


Destaque na Medicina:
Américo Sarmento  ( vice prefeito de Bragança)


Honra ao Mérito:
 Maria Nilce Brasil Pinheiro - pelos relevantes serviços prestados á parte da Secretaria de Cultura do município de Ananindeua  
Dr. Rosiana Nobrega ,honra ao mérito por relevantes serviços prestados no  âmbito  da vigilância sanitária .
Dr.Elaine Castelo Branco ,honra ao mérito  por importantes trabalhos de justiça desenvolvidos  juntos a infância e adolescentes .




Destaque do Marketing :
 Taíssa Leal  - gerente de Marketing da Niely Gold


Cerimonialista  Destaque: 
Wilson Costa 


Destaque da Literatura :
 Rui Do Carmo


Destaque na Engenharia: 
Pilar Nogueira
Destaque na Bio Medicina:
Cibelly Aguiar
Silvério Aguiar


Destaque na Fotografia:
 Rosângela Aguiar


Ator Destaque na teledramaturgia: 
Wendel  Bendelack 


Destaque na Cultura Popular: 
Nazaré do Ò


Destaque na imprensa:
Renner Marcelo 
Igor Monteiro


Programa Destaque de televisão: 
Rota Cidadã - Joaquim Campos


Apresentador  destaque da televisão paraense:
Fabrício Bezerra 


Secretária Destaque do  município do Mojú:
Sandra Helena Ataíde de Lima


Secretária  da Educação Destaque do município de Bragança:
Eulina Rabelo


Serviço:
"Baile dos Artistas Paraenses 2012"
Data: 16/2 (quinta-feira) 
Hora: 22h
Local: Estação das Docas.
Mesa: R$120 
Informações: (91) 8014-5142 / 8040-3317


Att, Senhorita Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...