Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Fotógrafo francês retrata expressões de artistas paraenses em preto e branco


Neste mês a revista paraense PZZ traz a edição especial "Retratos Musicais", um projeto do fotógrafo francês Bruno Pellerin que capta por meio da fotografia as expressões musicais de artistas paraense.


 O lançamento da edição será junto com a instalação fotógrafica Retratos Musicais, amanhã, às 19h no Instituto de Artes do Pará (IAP). O evento contará com um coquetel. Além do projeto fotográfico de Pellerin, que só foi possível por causa do apoio de instituições como o IAP e, pelo interesse do jornalista paraense Carlos Pará, responsável pela PZZ, revista que tem o foco na produção cultural paraense. Além do trabalho de Bruno Pellerin esta edição especial da PZZ fala também sobre teatro, cinema e arte, respectivamente nas matérias A história do Gruta, Muragens no texto de Antônio Moura e Ricardo Andrade: da contestação à relatividade.   

"Atualmente, a imagem fotográfica de Bruno Pellerin, utiliza o gênero delicado do Retrato como forma de referenciar a produção artística do Pará. Ele, artisticamente, retrata o que gostaria de divulgar para alguém ou para o mundo, a beleza, a riqueza e a originalidade humana do lugar que habita ou passeia, onde por meio dos retratos, conhece e registra histórias, culturas, pessoas, personagens de uma vivência em evidência ou não. A vidência deste fotógrafo é realizar um retrato da Amazônia em suas múltiplas linguagens artísticas, através de seus atores e autores", opina o jornalista Carlos Pará. 

O processo de construção de Retratos Musicais do fotógrafo francês demorou aproximadamente dois anos para ser feito. Tempo que Pellerin está em Belém. Ele encontrou na música a imagem da heterogeneidade amazônica. As amizades construídas em Belém, resultaram em fotografias de artistas. Pellerin encontrou lugares que o receberam de braços abertos como o Bar do Toninho e o Espaço Cultural Boiúna. Conheceu os artistas, músicos, intelectuais e boêmios paraenses. O Samba, MPB, Choro, Bossa Nova, Jazz, entre outros sons, genuinamente paraenses encantaram o fotógrafo que resolveu fazer "retratos". 

Porém, para Pellerin "o retrato é um instante mágico; é o tempo suspenso que registra histórias, culturas e pessoas". Dentre essas pessoas, retratadas pelas lentes do fotógrafo, estão Alba Maria, Andréa Pinheiro, Arthur Espíndola,  Delcley Machado, Floriano, Paulo Moura, Leandro Dias, Salomão Habib, Nanna Reis, Renato Torres, Juliana Sinimbú, Artur Nogueira, Eduardo Nunes e muitos outros.

Bruno Pellerin freqüentou a Escola Especializada de Formação de Fotógrafos da França. Ele trabalha com fotografia há mais de 30 anos. Especializou-se em fotografias de moda e de artistas, chegando a retratar personalidades como Tarantino, Denis Hooper, Clint Eastwood, Geraldine Chaplin entre outros. Já publicou trabalhos nas revistas Paris Match e Gala, dois dos principais editoriais de moda da Europa, segundo Carlos Pará. 

O jornalista faz uma comparação estética entre o trabalho de Pellerin e do retratista francês Félix Nadar (1820-1910). "Nadar retratou figuras como Verdi, Baudelaire, Dumas, Rodin, D.Pedro II, Júlio Verne, Lamartine, Delacroix, Vitor Hugo, Bakunin e muitos outros personagens, personalidades da literatura, da arte, da cultura, da política e da ciência no seu tempo. Assim como fez Bruno Pellerin que revelou no clássico preto e branco, as personalidades dos artistas paraenses".

"Entre os principais trabalhos realizados por Bruno Pellerin destacam-se a cobertura fotográfica da Semana de Moda de Paris e vários desfiles das coleções de grandes nomes estilistas internacionais como Givanchy, Ted Lapidus, Chanel, Dior, Paco Rabanne, Jean Paul Gaultier, entre outros", afirma o jornalista. 
Carlos Pará revela os motivos que o levaram a divulgar e ajudar a realizar o projeto Retratos Musicais, "dentro desse cenário era impossível não se impressionar com o resultado de um registro jornalístico. Sobretudo quando Pellerin se ambienta em espaços estéticos por excelência, apresentados nessas fotos. Desta forma, o trabalho jornalístico dele acabava emprestando do mundo mágico da moda a sedução dos bastidores de um universo mítico, transformando registro jornalístico em arte". 


Serviço:
Edição especial da revista PZZ e Instalação fotográfica Retratos Musicais de Bruno Pellerin
Data: 16 (quinta)
Hora: 19h
Local: Instituto de Artes do Pará (IAP) - Praça Justo Chermont, 236
Informações: (91) 4006-2905 / 9616-4992 


Att, Senhorita Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...