Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Cine CCBEU apresenta: "Férias Frustradas de Verão" de Greg Mottola

Por CineCCBEU



Uma das declarações que melhor sintetiza o sentido profundo dos grandes filmes foi proferida pelo crítico francês François Truffaut na introdução de sua coletânea clássica "Os Filmes da Minha Vida". No texto, ele só pede de um filme que "expresse ou a satisfação de fazer cinema ou a angustia de fazer cinema". E é exatamente isso que nos mostra Férias Frustradas de Verão: o registro de um olhar e as esperanças e dores implicadas nisso. Um filme sobre o cinema.


Greg Mottola (Superbad - É hoje) talvez seja o maior cineasta do clã de Judd Apatow (Ligeiramente Grávidos) - o grupo que protagoniza a maturidade das comédias adolescentes sujas no cinema americano atual, insuflando num dos gêneros mais desprezíveis uma dose surpreendente de humanidade, poesia e criatividade cinematográfica.

Em Férias Frustradas de Verão, Mottola constrói seu filme mais pessoal, recontando suas experiências no final dos anos 80 quando trabalhou num parque de diversões naquele que foi o melhor "pior verão de sua vida". Mais do que um relato objetivo, o filme documenta o olhar que o autor direcionava ao mundo. Olhar contaminado de literatura, rock'n roll, sonhos e, acima de tudo, filmes.

Neste sentido a obra é um maravilhoso e profundo mosaico do universo mítico das comédias dos anos 80, de Te Pego Lá Fora a Almôndegas passando evidentemente pela lírica do maestro John Hugues (Clube dos Cinco, Curtindo a Vida Adoidado).

Para Mottola entretanto, mais importante que o monumento é o testamento, a ruptura, o adeus. E é nesta hora que a vitalidade explode no filme. 

Mais importante que o sonho é o acordar, olhar para frente, perceber a vida e aceitar fazer parte. Descobrir que para além do romantismo das Sessões da Tarde existe a alegria e o risco de se estar vivo num mundo em que os golpes baixos existem e não podemos nos esconder deles. Num mundo em que a "garota dos seus sonhos" dá lugar  à "mulher da sua vida".

Miguel Haoni
(Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema - 2012)

Obs: Esta sessão é dedicada àqueles que escolheram abandonar Adventureland.

Serviço:
16 de fevereiro (quinta)
às 18h30
no cineteatro do CCBEU
(Padre Eutíquio, 1309)
ENTRADA FRANCA

Realização: APJCC e CCBEU
Apoio: Cine GEMPAC

Mais informações:
Comunidade: http://www.orkut. com.br/Main#Community?cmm= 87934260
Perfil: http://www.orkut.com. br/Main#Profile?rl=ls&uid= 7373604956082760866
E-mail: cineccbeu@gmail.com
Twitter da APJCC: http://twitter.com/ apjccnews
Facebook da APJCC: http://www.facebook. com/profile.php?id= 100001008778896
Fone:: 8717-9683

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...