Páginas

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Advinha o que é preciso para ser Rainha do Carnaval no Brasil?

Relação entre o livro “Manifesto do Partido Comunista” de Karl Marx e o artigo da revista “Veja”


Em seu livro “Manifesto do Partido Comunista”, Karl Marx destaca o que acontece desde o surgimento da burguesia: “A burguesia não pode existir sem revolucionar permanentemente os instrumentos de produção – por conseguinte, as relações de produção e, com isso, todas as relações sociais”.

 Ora, o artigo da revista “Veja” (de 25/1/2012) denuncia ou crítica justamente essas mudanças de relações que ganharam novo caráter no século XXI. É preciso ter visibilidade. É necessário ter destaque, mesmo que nada  se tenha para ser destacado. E se antes os valores (ou qualidades) básicas para ser Rainha de bateria de escolas de samba nos carnavais brasileiros eram saber sambar, ter beleza e carisma; hoje esses “valores” se materializaram. É preciso ter dinheiro. Tudo em busca da notoriedade (sem méritos) diante das mídias. 

As “novas rainhas” estão dispostas a pagar o quanto for necessário. Então, se antes “tudo o que era sólido e estável”, ou seja, tudo o que realmente era fundamental para exercer o cargo de Rainha, “se dissolveu no ar” pelos ditos capitalistas. 

Como disse Marx há anos atrás, “os homens são obrigados a encarar sem ilusões, a sua posição social e as suas relações recíprocas”. Resumindo no caso exposto pela “Veja”: se não pagar não dança. Ou melhor, não usa a coroa.  
Att, Senhorita Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...