Páginas

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Projeto "Lê Pra Mim?" chega em Belém

Por Jecyone Pinheiro

"Lê Pra Mim?" em Belém acontece de 22 a 26 de agosto, na Estação das Docas, sessões às 11h e às 16h

                                                                      Fotos: divulgação

Incentivar  o hábito da leitura entre crianças de escolas públicas e  instituições de assistência social  e do público em geral é a missão do projeto “Lê Pra Mim?”, que chega a Belém na próxima quarta-feira (22) e acontece até o dia 26, em 10 sessões de leitura de livros infantis para os estudantes na Estação das Docas. A diferença é que quem lê para as crianças são nomes conhecidos da televisão, das artes e do jornalismo. 


O projeto começou no Rio de Janeiro, já passou por São Paulo e Salvador e agora estreia na região Norte por Belém, onde estão confirmados os nomes de  Rosamaria Murtinho (atriz paraense de Chocolate com Pimenta), Jane Duboc (cantora e compositora), Gaby Amarantos (cantora), Wendel Bendelak (ator paraense de Insensato Coração), Úrsula Vidal (jornalista), Priscilla Castro (jornalista), Esperança Bessa (jornalista), Amanda Pereira (jornalista), Syanne Neno (jornalista),  Nica Bonfim (atriz de Amor Eterno Amor), Ismaelino  Pinto (jornalista e crítico de cinema), Adelaide Oliveira (jornalista e presidente da Funtelpa), Adriano Barroso (ator), Adelaide Teixeira (atriz), Dig Dutra (atriz de Zorra Total  e Super Chefe da Ana Maria Braga), Lia Sophia (cantora), Zeneida Lima (estudiosa sobre os mistérios dos Pajés da Amazônia), Carlos Correia Santos (escritor), Alfredo Garcia (escritor),  Márcia Yamada (diretora da Fundação Amazônica Yoshio Yamada), entre outros nomes.

Serão dez sessões de leitura  em dois horários, às 11 e as 16h. O patrocínio é dos Correios e a iniciativa é da atriz e produtora Sônia de Paula, conhecida de diversas novelas e seriados da Rede Globo. As leituras também acontecem em Libras (linguagem de sinais). Ao final, cada criança volta para casa com um livro infantil de presente. No dia da abertura,  22 de agosto, os Correios vão lançar junto com o projeto um selo sobre as lendas amazônicas da Mandioca e do Guaraná.

Sonia de Paula explica por que Belém é a quarta capital a receber o projeto. "Belém é a capital mais representativa da região Norte do Brasil. E como quero levar o projeto a todas as regiões, capitais e o máximo de cidades possíveis, gostaria que o início do projeto na região Norte fosse em Belém."

Sonia diz que o objetivo do projeto é incentivar a leitura, a escrita e a comunicação entre as crianças, através da influência dos contadores de histórias, que são pessoas conhecidas de televisão e passarão a mensagem da importância da literatura e dos atos de ler e do escrever, em uma era que é dominada pela televisão e pela internet.

"No início das leituras as crianças ficam um pouco agitadas, mas em pouco tempo elas já estão prestando atenção nas histórias que estão sendo contadas e ficam quietinhas, paradas, sem respirar. Olhos abertos encarando o leitor, recebendo aquela história só para elas. As reações são as mais variadas possíveis, umas nos abraçam, outras só com o olhar agradecem aquele momento, umas dizem 'muito obrigado'. Com este projeto as crianças se sentem valorizadas, acarinhadas, não só pelos pais que as levam para os encontros literários, como também pelos leitores que estão ali doando seu tempo para elas. Sem duvida as crianças ficam muito agradecidas."

O poder transformador dos livros é demais conhecido, mas ele não atinge somente as crianças que ouvem as histórias. Os artistas e personalidades que participam como leitores também ficam tocados. "Bacana ver quando a plateia infantil não é encarada como plateia de menor importância, com baixo nível de exigência. Ao contrário, é aos pequenos que se deve contemplar com qualidade, não só porque eles são a plateia do futuro, bem porque estão ávidos por aprender e saber o que há de melhor. Bela Soninha de Paula, parabéns, menina!”, comentou a jornalista Hildegard Angel.

Nas capitais pelas quais já passou, o projeto "Lê pra mim?" teve participações de jornalistas como Fátima Bernardes, Glória Maria e Marília Gabriela, atrizes e atores como Susana Vieira, Malu Mader, Du Moscovis, Cláudia Raia, Reynaldo Gianecchini, Alexandre Borges, Zezé Motta, Maitê Proença, Edson Celulari, Débora Bloch, Zezé Polessa, Nicete Bruno, Eliana, Laura Cardoso, Marisa Orth, Mateus Solano, Marcos Pasquim, Malvino Salvador e Sérgio Loroza; personalidades da música e da televisão como Margareth Menezes, Alcione, Ronnie Von e Otávio Mesquita, e até da política, como o deputado federal por São Paulo Gabriel Chalita e a primeira-dama paulista, Lu Alckmin. Ao todo, mais de 100 pessoas já participaram das leituras.

A jornalista Marília Gabriela, por exemplo, declarou:  “A importância deste projeto é tentar manter, na era digital, da internet, o interesse de ainda buscar as (suas) próprias imagens, perceber o som das palavras”, disse a jornalista Marília Gabriela.

O cantor e apresentador Ronnie Von também aderiu com entusiasmo ao projeto:  “Qualquer ser humano de bom senso compraria esta ideia de imediato”. A jornalista Glória Maria é outra fã do “Lê pra mim?”: “Todo mundo deveria incentivar, não só os seus filhos, mas todas as crianças a terem um livro por perto e terem a chance de darem asas ao sonho, à imaginação”.

Desde janeiro de 2010 já aconteceram dez audições no Rio de Janeiro, cinco delas no Forte de Copacabana, uma na Biblioteca Nacional, uma no Centro Cultural dos Correios, uma no Espaço Eletrobrás Furnas e cinco em Lonas Culturais da cidade.  Em Salvador, o projeto ocupou espaço no Centro Cultural dos Correios, no Pelourinho, e em São Paulo, em um lugar muito apropriado, o Museu da Língua Portuguesa. Até novembro de 2011, participaram das leituras mais de 5mil crianças e foram doados mais de 4 mil livros.

Em Belém o projeto acontece com o apoio da Panificadora Umarizal, Gráfica Sagrada Família, Pãonetone e Sesi Pará. Sônia de Paula tem 39 anos de carreira, dos quais 15 dedicados a projetos voltados para crianças, incluindo a peça “O Casamento de Dona Baratinha”, que está em cartaz há 15 anos pelo Brasil. Soninha também participou de programas de TV infantis, como “Sitio do Pica-pau Amarelo”. "Sempre que viajei com meus espetáculos infantis, eu fui a Belém, uma cidade que me acolheu, me deu muitas alegrias e sempre lotou os teatros em que eu me apresentei. Além disso, tenho um grande carinho por Belém e tenho grandes amigos nesta cidade. Portanto, ir a Belém é voltar a um lugar que me acolhe de braços abertos", revela Sônia de Paula.

O escritor, cenógrafo e produtor cultural Marcelo Aouila trabalha junto com Sônia de Paulo em diversos projetos desde 1999 e a partir de 2010, se dedica ao sucesso do projeto “Lê pra mim?”, com a missão de fazer com que as crianças gostem de ler.

Serviço:
 

"Lê Pra Mim? " em Belém acontece de 22 a 26 de agosto, na Estação das Docas, sessões às 11h e às 16h, com exceção do dia 24, quando a sessão da tarde acontecerá às 13h30 e da manhã do dia 26, cuja sessão acontecerá às 9h30.
 Entrada franca. 
Informações: (91) 9981-6613

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...