Páginas

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Fadista Ana Moura se apresenta no Teatro da Paz amanhã




Quem não conhece o Fado, símbolo da cultura portuguesa, terá a oportunidade única de apreciar o gênero neste sábado (2), às 20h, no Teatro da Paz. A fadista portuguesa Ana Moura, se apresenta pela primeira vez em Belém com o show “Leva-me aos Fados”. Os músicos portugueses José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Pedro Soares (viola de fado) e André Moreira (baixo acústico) acompanham a fadista.


“Leva-me aos Fados” integra as comemorações do Dia de Portugal e conta com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário. A Secretaria de Cultura (Secult) e o Consulado de Portugal em Belém apoiam o evento. 

 O Fado é agora Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Em latim, significa destino. Fado é considerado uma fusão de saudade, tristeza e dor. É o gênero musical que nasceu e consagrou-se em Lisboa. Os historiadores não sabem precisar exatamente quando, o certo é que ele é cultivado até hoje em cafés, tascas e restaurantes portugueses.

Foto Divulgação

A fadista Ana Moura já se apresentou pelo mundo a fora. Ela nasceu em Santarém (Portugal) e cresceu em uma família onde todos cantavam em reuniões particulares. Ainda jovem desenvolveu o gosto por vários estilos musicais, mas o fado foi sempre uma presença constante. No final da sua adolescência é descoberta em uma festa de Natal, que tinha vários fadistas e guitarristas presentes.

A fadista Maria da Fé a convidou para fazer parte do elenco da sua casa de fados, o Sr. Vinho, momento que consolidou a carreira da artista no Fado.  É no Sr. Vinho que  conhece o compositor e guitarrista Jorge Fernando, músico com quem ela inicia uma relação profissional e de cumplicidade que se mantém até hoje.

Em 2003 tem o seu primeiro disco “Guarda-me a Vida na Mão” que tem grande aceitação por parte do público português, conquistando inclusive o estrangeiro. Um ano depois grava “Aconteceu”, seu segundo disco.

Vários países europeus como Holanda, França, e outros como Estados Unidos, México e China, conhecem o trabalho da fadista. “Aconteceu” foi nomeado para um dos mais prestigiados prémios da World Music – os Edison Awards.

Ana Moura recebe o convite de Tim Ries (saxofonista dos Rolling Stones) para participar no 2º volume da coletânea “The Rolling Stones Project”. Esse seria apenas o primeiro de muitos convites que a fadista iria receber.

Discografia da dista Ana Moura
Guarda-me a Vida Na Mão 
Aconteceu
Para Além da Saudade
Leva-me Aos Fados

Serviço:
Show “Leva-me aos Fados”
Data: 2 de junho (sábado),
Hora: Às 20h
Local: Teatro da Paz. (Rua da Paz, Centro.)
Informações: (91) 4009-8751/3224-7509 

Att, Senhorita Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...