Páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Os gigantes invadem a quadra na etapa paraense de basquete de rua

Por Ascom CUFA Pará



Nos próximos dias 30 de junho e 1 julho será realizada em Belém, a etapa paraense da Liga Internacional de Basquete de Rua (Liibra Pará 2012). As inscrições para competição encerraram no ultimo dia 15 de junho, mais 20 equipes confirmaram sua presença para disputa da etapa estadual que ocorrerá no Complexo Aldeia de Cultura Amazônica Davi Miguel (Aldeia Amazônica) localizada no bairro da Pedreira, capital paraense.



A etapa paraense será promovida pela Central Única das Favelas Pará (CUFA Pará) que classificará uma equipe que vai representar o estado no circuito nacional no Ceará, evento que contará com outras equipes de outros estados que também promovem a competição.

As equipes devem ser formadas por seis atletas e um técnico. Podem participar atletas a partir de 16 anos, que tenham residência fixa e comprovada em Belém. Os menores de idade precisam apresentar termo de autorização para participar do evento. Quanto aos atletas profissionais cada equipe só pode ter dois, sendo que eles só podem jogar separadamente. “Essas regras são para evitar que as equipes sejam compostas de pessoas que já utilizam o basquete como meio de vida”, afirma o produtor do evento Vitor Pamplona.

Os jogadores de basquete dos bairros Catalina, Val-de-Cans e da Pedreira que se concentram nas quadras dos seus bairros esperam ansiosos pela oportunidade de mostrar seus talentos, outros que também já vieram competir em Belém e que prometem voltar é a equipe formada em Tucuruí, que representou muito bem seu município no último evento. 
 
“Algumas equipes já são conhecidas do público como Jump, Cidade Nova, que já fizeram fãs pela cidade com suas manobras e que agora poderão colocar em prova suas técnicas”, conta Vitor. Desde 2009, as equipes de basquete de rua espalhadas pelos bairros periféricos da cidade e pelos municípios não tem a oportunidade de mostrar seus talentos nesta competição.
 
Além da disputa esportiva, o público contará com presença de grafiteiros que mostrarão toda sua arte, DJ`s MC`s e os dançarinos de break dance do Amazon Bboys, grupo do grupo do qual faz parte Kekeu, vencedor da batalha de Bboys no programa TV Xuxa,  eles são presenças certas nessa modalidade esportiva. 
 
Durante a competição haver atividades recreativas para as crianças que estiverem no local, por meio da secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), a prefeitura municipal Belém, levará brinquedos, como pula–pula e jogos de tabuleiro.

A Liga Internacional de Basquete Pará 2012 é uma realização da CUFA Pará, com apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e tem patrocínio da academia Forma Max e Rede Norte Correspondente Bancário.


Sobre LIIBRA

O Basquete de Rua do Brasil teve seu inicio em 2001, durante o Votos Rap Festival, um grupo de jovens improvisou um racha de basquete no Armazém 5 do Cais do Porto do Rio de Janeiro, onde o evento estava sendo realizado. Surgia ali o conceito do Basquete de Rua do Brasil, uma modalidade esportiva que transita entre o basquete tradicional e o streetball americano.

 A brincadeira foi imediatamente absorvida e ajustada pela coordenação da CUFA (Central Única das Favelas), instituição responsável pelo Hutúz, que acabou criando dentro dele um espaço para o basquete de rua.


Serviço:
Liga Internacional de Basquete de Rua Pará 2012
Data: 30 de junho e 01 de julho
Local: Aldeia Amazônica (Bairro da Pedreira)
Hora: 9h às 18h


Contatos
Aline Machado: 8383-7883
Victor Pamplona: 8173-3957
Marcia Lima: 8300-1636
Marcos Paulo: 8236-1712
Amarildo Ferreira Junior: 8239-1727

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...