Páginas

domingo, 3 de junho de 2012


Waldez Duarte e J. Bosco participam do Festival Internacional de Caricatura Grandes Personalidades Romenas 



Os únicos paraenses que representaram o Pará no Festival Internacional Grandes Personalidades Romenas 2011, são os ilustradores dos jornais AMAZÔNIA e O LIBERAL, respectivamente Waldez Duarte e João Bosco. Eles receberam, em maio, Menção Honrosa e Prêmio Excelência por participarem do  
festival, um projeto cultural de caricatura que ocorre desde 2004. Eles participam desde 2010.


 O convite para integrar o evento partiu da própria diretora do festival, Nicolae Ionita. Agora, os desenhistas fazem cartuns para a edição deste ano do concurso. Eles já ganharam até uma galeria virtual no site do evento.

Os ilustradores ainda vão receber neste mês o Diploma Internacional de Caricatura do Festival Grandes Personalidades Romenos 2011. De acordo com o Nicolae Ionita, todos os desenhos serão expostos no Museu de Humor em breve. 

O objetivo do projeto é fazer com que grandes personalidades da história da Romênia sejam caricaturadas por artistas do mundo todo. As personalidades em destaque do festival são o dramaturgo e contista Ion Luca Caragiale e o poeta Mihai Eminescu. 

Para caricaturar as principais personalidades da Romênia, um país da Europa Oriental, foram escolhidas as categorias: Personalidades da Ciência e Tecnologia;  Personalidades da Cultura,  Artes e Esporte; Personalidades da História da e Literatura e Personalidades da Política e História. Mais de 300 romenos, entre homens e mulheres, estão sendo caricaturados.  

Para Waldez Duarte, participar do Festival Internacional de Caricatura Grandes Personalidades Romenas foi um desafio. "Queria aprimorar a minha técnica de fazer caricatura usando recursos digitais. Foi uma surpresa ganhar esse reconhecimento. Essa foi a primeira vez que eu entrei no concurso para concorrer", conta. 

O desenhista acredita que participar de festivais estimula a melhora as técnicas dos artistas.  "As fronteiras são deixadas de lado, você acaba levando o seu nome e trabalho para outros desenhistas que estão do outro lado do mundo. Sem falar da liberdade ao usar as técnicas", afirma. 
Clique aqui e veja as caricaturas feitas por Waldez Duarte. 

J. Bosco participa do festival desde 2010, quando ele conquistou uma menção honrosa, o que o estimulou a participar com mais dedicação no concurso. "Tenho certeza de que o reconhecimento está ligado a qualidade do trabalho. Você não concorre apenas com brasileiros, mas com grandes cartunistas de todas as partes dos continentes", afirma J. Bosco.   

Em média, Waldez Duarte e J. Bosco demoram de um a dois dias para fazer a caricatura das personalidades. Eles precisam apenas de três a quatro fotos dos romenos homenageados.

Além dos paraenses, outros brasileiros também participam do festival como Érico Junqueira, que levou o Grande Prêmio, Alexander Moreira, Bira Dantas, Fábio Gonçalves da Silva, Wagner Luiz, Luiz Carlos, Fernande, reconhecidos com o Prêmio Excelência. Quem também recebeu Menção honrosa foram os cartunistas brasileiros: Antoni Ribeiro Martins, Bruno Sathler, Patrick Amaro Ferreira, entre outros.  
Clique aqui e veja as caricaturas feitas por João Bosco. 

Os cartunistas fizeram diversas caricaturas, entre elas as de: Dumitru Matcovschi, Ion Luca Caragiale, Mihai Eminescu, Emil Cioran, Ion Creanga, Johnny Raducanu, Eugen Simion, Dan Puric, Ilie Ilascu, Gavril Tarmure, Nicolae Manolescu, Benone Sinulescu, Nicolae Botgros, Dumitru Matcovschi, Valeriu Matei, Regele Mihai e Mihai Sora. Cique aqui  para ver a galeria virtual das caricaturas do Festival.

Clique aqui e conheça mais sobre os ilustradores

Att, Senhorita Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...