Páginas

sábado, 15 de junho de 2013

Amanhã tem Arrastão do boi Pavulagem

Por Ascom Instituto do Arraial do Pavulagem  

Foto: Divulgação

Unindo a tradição religiosa cristã de homenagear os Santos celebrados no mês de junho à vocação que o povo de Belém nutre pelos festejos populares, o Arrastão do Pavulagem chega aos 26 anos com a missão de fazer uma festa junina saudável e inclusiva.
É com esta proposta que o boi-bumbá azulado desembarca na Escadinha da Estação das Docas na manhã do próximo domingo, dia 16, dando início ao cortejo que segue pela Avenida Presidente Vargas até o Theatro da Paz. Na Praça da República, a festa é encerrada ao som da banda Arraial do Pavulagem e convidados.

Completando 10 anos de fundação em 2013, o Instituto Arraial do Pavulagem realiza o cortejo com o patrocínio da Vale e tem o apoio cultural da Prefeitura de Belém, da Lei Tó Teixeira e do Governo do Pará.

E para manter um ambiente propício para todas as faixas etárias e garantir a preservação desta que é a maior festa que Belém vive na quadra junina, momentos marcantes do cortejo foram repensados. 

Um dos destaques da edição 2013 do Arrastão é a cerimônia dos mastros, que até 2012 eram fincados na chegada do primeiro cortejo junino à Praça da república. 

A partir deste ano a cerimônia será realizada na Praça dos Estivadores, em frente à sede do Instituto Arraial do Pavulagem, na noite de 13 de junho durante o Ensaio Geral para o arrastão. Os mastros serão derrubados na saída do último cortejo, dia 07 de julho, e seguem com o Arrastão até a Praça da República.

Oficinas – a vez da comunidade
Desde maio o Instituto Arraial do Pavulagem promove oficinas públicas, que esse ano inscreveram mais de 200 pessoas de todas as idades e vindas de vários bairros da Região Metropolitana de Belém. As pessoas oriundas das oficinas, somadas aos integrantes mais antigos, compõem um total de 600 brincantes que juntos formam o Batalhão da Estrela - grupo de percussionistas, dançarinos e brincantes responsáveis pela condução da manifestação cultural pelas ruas de Belém.

Diversidade do Repertório
O repertório da roda cantada foi anteriormente pesquisado por músicos e colaboradores do Instituto Arraial do Pavulagem e é um passeio pela musica tradicional das festas juninas.  Quadrilha junina, carimbó, xote e toadas de boi de Ronaldo Silva, Júnior Soares e Allan Carvalho. Rítmos da Amazônia que compõem a diversidade das contribuições que a cultura popular traz para celebração da quadra junina.

Serviço:
ARRASTÃO DO PAVULAGEM 2013
Dias 16, 23, 30 de junho e 07 de julho
Concentração: 9h, na Escadinha da Estação das Docas
Percurso: Escadinha >> Av. Presidente Vargas >> Praça da República
Encerramento: Show da Banda Arraial do Pavulagem e convidados
Patrocínio: Vale

Contatos:
(91) 8913-6682 / 9104-1931 / 8123-9891 / 8236-1712

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...