Páginas

terça-feira, 4 de junho de 2013

UNIVERSOS PARTICULARES: gravura contemporânea mexicana, em exposição na ELF GALERIA

Por Elf Galeria


No próximo dia 8 de junho entra em cartaz, na Elf Galeria, uma coletiva com oito jovens artistas da Cidade do México, que expõem pela primeira vez no Brasil. Darío Ramirez, Alberto Madrigal, Alejandro Perez, Antonio Domínguez, Emanuel Cárdenas, Irina Vázquez, Mónica Contreras e Teresa Olmedo tem, em média, 30 anos de idade e são formados pela Escuela Nacional de Artes Plasticas da Universidad Nacional Autonóma de Mexico (Unam). Em comum, o grupo de artistas tem um caminho traçado pela pesquisa e produção da gravura.


O trabalho parte das matrizes tradicionais, como metal e linóleo, fazendo interferências com a pintura. É quando se percebe a assinatura de cada artista e o domínio da técnica nas poéticas desenvolvidas.

Na exposição Universos Particulares, cada artista expressa questões importantes do seu tempo, refletindo sobre o homem urbano, identidades e urgências do mundo contemporâneo.

Alberto Madrigal parte pra uma linguagem neoexpressionista, desenvolvendo uma série com pigmentos fluorescentes. Irina Vázquez trabalha a reprodução da imagem num sentido pop, que se refere ao consumo, encontrado também nas sequências em folha A4 de Alejandro Perez e na obra Siluetas Sueltas, apresentada em conjunto por Darío Ramírez e Mónica Contreras, com impressão de caixas de papelão em papel de arroz.

Antonio Domínguez, Emanuel e Teresa trabalham a ponta seca, transfer e siligravura, também conhecida como litografia seca, por empregar processos semelhantes aos da impressão em lito, utilizando a chapa offset como matriz. Os três são fundadores do ateliê Utopía Grafica, criado em 2006 como um ambiente dedicado a produção e ensino de artes.

As imagens vigorosas lembram o sentido social da gravura mexicana, como ficou tradicionalmente conhecida a partir da década de 1930 e a expressão cotidiana da vida do homem latino americano.

Serviço:
Exposição Universos Particulares: Gravura contemporânea mexicana

Abertura para convidados: 8 de junho, das 10 às 14h.

Visitação de 10 a 30 de junho, de terça a sábado, das 10 às 13h e das 15 às 19h (exceto feriados)

Elf Galeria – Avenida Governador José Malcher, Passagem Bolonha, 60. Nazaré. Belém, Pará.

www.elfgaleria.com.br

www.facebook.com/elfgaleria

-- 
Elf Galeria
Passagem Bolonha, 60. Nazaré. 
Belém - Pará
CEP 66.053-060
Tel: 55 (91) 3224-0854
www.elfgaleria.com.br
www.facebook.com/elfgaleria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...