Páginas

terça-feira, 11 de junho de 2013

Ciclo de palestras "Editais Culturais" é realizado hoje no Sesc Boulevard

Por Ascom arqpep

Associação dos Amigos do Arquivo Público do Pará promove ciclo de palestras sobre Projetos Culturais


A Associação dos Amigos do Arquivo Público do Pará (ARQPEP) promove hoje, 11 de junho, no auditório do SESC Boulevard, o ciclo de palestras “Editais Culturais”, que trará para Belém representantes de dois dos maiores financiadores e patrocinadores culturais do Brasil.

Com o ciclo de palestras, a ARQPEP compartilhará com profissionais do meio cultural e arquivístico as experiências durante a execução de dois projetos culturais em que ela foi contemplada. A ARQPEP é uma das únicas instituições que trabalham com acervos documentais contempladas por editais culturais no Norte e Nordeste.

Entre os palestrantes estarão Luís Nascimento, assessor de comunicação institucional e gerente de patrocínio da Petrobras e Fernanda Menezes, coordenadora de acervos do BNDES. Eles explicarão como os interessados em obter patrocínios em editais culturais podem submeter projetos da forma correta e os critérios de seleção para a aprovação.


Para retratar uma experiência bem sucedida de projetos patrocinados na área de acervos, o Professor Doutor Pedro Puntoni, Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e Coordenador da Brasiliana USP, falará sobre a execução do projeto de digitalização do maior acervo já reunido sobre o Brasil. Este acervo, que também será disponibilizado integralmente online, inclui obras raras da Biblioteca da USP e da biblioteca particular de José Mindlin e é o maior projeto de digitalização em execução no Brasil.

Durante o ciclo de palestras ocorrerá o lançamento de mais um projeto da ARQPEP. Contemplado pelo edital de financiamento do BNDES, este projeto tem como objetivo disponibilizar online toda a documentação do período colonial presente no Arquivo Público do Pará, além de formar a Sistema de Arquivos da Amazônia Legal, que integrará acervos de cinco cidades dos estados do Acre, Amapá, Mato Grosso e Pará.

O evento marca também o encerramento do Projeto “Preservação, Conservação e Acesso”, realizado pela ARQPEP e com o patrocínio do programa Petrobras Cultural. Durante um período de dois anos, foi possível realizar a identificação e a catalogação de mais de 45 mil documentos da chamada “documentação avulsa” do Arquivo Público do Estado do Pará. 

Estes documentos, entre eles ocorrências policiais, folhas de pagamento e boletins médicos, nunca foram identificados, sendo apenas direcionados para o Arquivo Público, envelopados e colocados em prateleiras. Com este tratamento técnico, estes documentos agora podem finalmente fazer parte oficialmente do acervo do Arquivo Público do Pará.

O produto final deste projeto, o catálogo “Textos e Fontes do Arquivo Público do Pará vol.2”, que trará o inventário da documentação tratada e o manual de séries elaborado para a identificação desses documentos, será lançado ao final do evento e será distribuído gratuitamente para pesquisadores, historiadores e o público interessado.

O evento será aberto e gratuito. O auditório do SESC Boulevard tem capacidade para 130 lugares.



Ciclo de Palestras “Editais Culturais”

Dia 11 de junho de 2013, ás 14h30, no SESC Boulevard (Blvd. Castilhos França, nº 522/523 – em frente à Estação das Docas).

Programação:

14h30 – Abertura da mesa com a presença de Agenor Sarraf, Diretor do Arquivo Público do Pará, Fernando Arthur Neves, presidente da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Pará e Leonardo Torii, Coordenador do projeto “Preservação, Conservação e Acesso”.

15h30 – Palestra "Brasiliana USP e a Rede Memorial: perspectivas para uma política pública para a digitalização dos acervos memoriais brasileiros" com o Professor Doutor Pedro Puntoni, Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e Coordenador da Brasiliana USP.

16h15 – Palestra “Patrocínios Petrobras”, com Luís Nascimento, Assessor de comunicação institucional e gerente de patrocínio da Petrobras.

17h – Palestra “Projetos e editais do BNDES”, com Fernanda Menezes, Coordenadora de Acervos do BNDES.

18h – Cerimônia de entrega dos equipamentos adquiridos através dos projetos desenvolvidos pela ARQPEP para o Arquivo Público do Pará.

18h30 – Pausa.

19h – Coquetel de lançamento do livro “Textos e Fontes do Arquivo Público do Pará vol. 2” com apresentação de quarteto de cordas.

Contatos:

8039 0058 (Antonio Neto)

9196 1120 (Ethel Soares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...