Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

11ª edição do “Dança Criança” começa hoje



Foto: Manoel Pantoja

Divulgar a produção da dança infanto-juvenil paraense, esse é o objetivo do Projeto Dança Criança que exibe hoje (26) mostras e circuito de dança, palestras, debates, workshpos e vídeos no Teatro Maria Sylvia Nunes, Estação das Docas, Shopping Pátio Belém, Vila da Barca e Instituto de Artes do Pará. O evento vai até o dia 29 de abril e é uma realização da Companhia Arte Produções, coordenada por Maurício Quintairos e Darley Quintas.


Podem participar escolas de dança, companhias e grupos independentes além de acadêmias, centros de ginástica e dança, grupos de dança, tanto de escolas públicas, quanto particulares. Clubes, entidades,instituições, empresas e projetos sociais também são bem vindos ao evento. Os espaços onde serão realizadas a mostra e circuito de dança são diversificados. 

De acordo com um dos coordenadores do Dança Criança, Darley Quintas, outro foco do projeto é estimular o conhecimento técnico-pedagógico, oportunizando o aperfeiçoamento das mais variadas técnicas de dança. Serão exibidos vídeos com filmes, espetáculos, musicais e documentários de companhias, bailarinos e coreógrafos renomados. A cia busca parcerias por meio de empresas, colaboradores e interessados para intensificar a qualidade do projeto.

O coreógrafo Maurício Quintairos e o produtor cultural Darley Quintas foram os idealizadores do Dança Criança. Ao longo dos 21 anos da cia, eles vem desenvolvendo projetos na área da dança com uma agenda anual. Além do Dança Criança, destacam-se os projetos: Dança Pará Festival, Belém Jazz Dance, Masculino na Dança, Festival Nacional de Dança De Rua-Fendar, Feminino na Dança, Festival Nacional de Dança Contemporânea-Fenadac, Baby Dance Festival, Festival Nacional de Ballet Clássico-Fenabac, Festival Nacional de Dança na Terceira Idade-Fenadati, Baila Belém - Festival de Dança de Salão, Solidariedança e o Projeto Dançar. 

Segundo os coordenadores é difícil realizar esses eventos, mas a cia sempre recebe ajuda de empresários, políticos e amantes da dança, especialmente de coreógrafos, professores de dança, pais de alunos e bailarinos. "É necessário que os dirigentes do poder público tenham consciência em apoiar tais eventos que só vem contribuir para a educação do nosso povo; os resultados são surpreendentes, como o aumento da auto estima destas crianças e adolescentes; informações técnicas que os mesmos adquirem nas atividades pedagógicas, além da socialização com a mesma faixa etária e outras gerações. Isso sem falar na oportunidade que a população tem em participar de forma interativa da programação do evento, assistindo as mostras de dança, vídeos, palestras, entre outras atividades", afirma Darley Quintas.

"Neste período Belém se transforma na “Capital Brasileira da Dança Infantil”, registrando um número expressivo de profissionais e personalidades da dança; atingindo em média 50 companhias de dança e aproximadamente 20 mil pessoas na programação diversificada que o evento oferece. Durante estes 11 anos, desde sua criação, participaram diretamente do projeto Dança Criança aproximadamente 10 mil crianças e adolescentes", disse Darley Quintas. 

Vão participar do projeto grupos de dança de Belém, Ananindeua, Barcarena, Marituba, Soure, Breves, Paragominas, Castanhal  e Tucuruí. De acordo com os responsáveis pela Cia. de Arte Produções, Maurício Quintairos e Darley Quintas, o projeto “Dança Criança” tem o objetivo divulgar a produção da dança infantil paraense. O projeto oferece aos participantes o aprimoramento técnico e artístico, estimulando-os ao desenvolvimento sócio-educativo. Além  do intercâmbio efetivo. Contribuindo assim para o desenvolvimento e a valorização do profissional que desenvolve esta arte milenar com crianças e adolescentes. A Cia já comemora 21 anos de arte na Amazônia.  

Serviço:
Programação do Dança Criança
26/04 (quinta-feira) - Abertura/Mostra de Dança/Teatro Maria Sylvia Nunes-17h
27/04 (sexta-feira) - Debates e Vídeos/Instituto de Artes do Pará-17h
28/04 (sábado) - Workshops/Circuito de Dança/Vila da Barca-17h
29/04 (domingo) - Circuito de Dança/Encerramento: Shopping Pátio Belém-17h
Coordenação: Maurício Quintairos e Darley Quintas
Realização: CIA. Arte Produções
Informações: (91) 9966-0101/ 9605-5360/ 8201-3973 /8100-7682


Att, Senhorita Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...