Páginas

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Garage band usa tecnologia Pro tools em seus shows

Na foto André Mattos (camisa branca) e Serginho Barbosa (camisa preta) fazendo bases de samplers

É utilizando tecnologias avançadas como o Pro tools (sistema de gravação de áudio sofisticado) e iPhone que a Garage band conquista todas as sextas mais um fã, no Old School Rock. Eles tocam no estabelecimento sempre a meia-noite. O grupo também se apresenta neste sábado (21) no Kings Pub, às 22h. E na próxima sexta (27 de abril ), às 20h, estreiam no Mormaço. 

Clique aqui e ouça a Demo da Garage band 

Acompanhe a entrevista que o baixista André Mattos e o guitarrista Serginho Barbosa concederam ao blog

Senhorita Matos - Há quanto tempo começou o projeto e quem foi o idealizador?


Garage band - O Projeto começou em outubro de 2011, quando a banda começou a tocar as sextas no Old  Shool Rock como banda da casa. Um mês depois resolvemos, mudar o nome para Garage band (nome dado a um dos programas que usamos para disparar áudios adicionais nos shows) e ficou até hoje este nome.




Senhorita Matos -  Qual é o diferencial da Garag Band?


Garage band - A Garage tem como diferencial  a forma de executar o repertório. Usamos dois métodos de samplers no palco , um deles é via iphone , onde temos um programa sofisticado
multi-pista via cabo que sicronizamos com a banda. O outro é maior, chamado Pro Tools, uma DAW de gravação, edição , este  é usado somente em shows maiores. Também improvisamos muito no palco , como se faz no Jazz.  

Muitas vezes mudamos a forma da música em pleno show, de acordo com a recepção do público. Fazemos também alguém do público subir no palco e tocar com a a gente. Lógico que a pessoa deve saber tocar um pouco, mas já teve caso, que mesmo não sabendo tocar, demos um jeitinho brasileiro (risos).




Senhorita Matos -  Quantos e quem são os integrantes?


Garage band - São cinco (além do iphone e o pro tools que considero como integrantes, rs)
André Mattos - Baixo / backing / controlador dos samplers
Gileno Vaz - Voz
Serginho Barbosa - guitarras e violoes
Freddy Vilhena - teclados
Leandro Peart - Bateria





Senhorita Matos -  Quais são as bandas/artistas que vocês fazem releitura nos shows?


Garage band - Basicamente somos uma banda de rock progressivo / rock n roll , então tocamos coisas de: RUSH, Led Zeppelin, Deep Purple, The Doors, YES, Ozzy, Credeence, Whitesnake, Jimi Hendrix entre outros.

Senhorita Matos -  Vocês possuem algum trabalho autoral?


Garage band - Apenas eu (André) e o vocal (Gileno) temos trabalhos autorais. Tenho músicas que são da trilha sonora na TV Globo Nacional. O Gileno tem um CD da sua banda autoral chamada AVENS , onde ele gravou em São Paulo e vão fazer uma mini Tour em junho em algumas cidades na Europa. O Seginho já tocou no STRESS & Álibe de Órfeu. O Freddy faz parte da Pink Floyd Project. E o Leandro é membro da Santo Grail. 






Senhorita Matos -  Quais são os projetos de vocês para este ano?


Garage band - Nosso projeto é gravar um grande DVD e levar esta forma de tocar covers para outras cidades, de outros estados. Inclusive já estamos fechando shows em Macapá, Manaus e São Luís para este semestre. 




Senhorita Matos -  No início foi difícil conquistar o público, considerando que vocês  usam o Pro tools?


Garage band - No começo foi um pouco, porque o público de bares em Belém não está acostumado a essa tecnologia que existe nos USA e Europa. Então, às vezes ,quando disparamos  a introdução dos sons originais dos covers  o público não sabe da onde vem o som. O Pro Tools é uma ferramenta fantástica, eu uso desde 1998. Sou o primeiro no estado paraense. Já usei antes em palco num grande festival de música em 2003 (que por sorte do destino ganhamos 1 lugar). 




Senhorita Matos - Quais são os desafios e vantagens em optar pelo Pro tools?


Garage band - Usar este tipo de sistema/tecnologia exige disciplina, muito ensaio e conhecimento avançado de áudio. Tive que viajar para o exterior e aprender bem a usar em estúdio e no palco. Bandas como Jota Quest , Lulu Santos, Roupa Nova e várias outras que fazem uso desta tecnologia tem seus técnicos para ajudar no show. Infelizmente não temos ninguém.  Nós mesmo fazemos o papel de músico e técnicos. Não deixa de ser divertido. Erros acontecem de vez em quando.

Garage band - Hoje finalizamos um CD demo  Live, que vamos distribuir nos shows. Este CD também vai servir para divulgar esta forma de execução banda/sistema nos futuros shows. A Garage pretende sim no futuro começar a compor músicas próprias , mas por agora a diversão/trabalho é os covers nos bares da capital paraense.

Clique aqui e leia a matéria completa no blog da Associação do Rock Paraense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...