Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Joana Vieira, "a bendita entre os frutos"


Joana Vieira - Foto Divulgção

"Ser comediante é a arte de fazer a felicidade e proporcionar sorrisos", essas são as palavras da mais nova comediante do Clube da Piada, Joana Vieira ao falar sobre o papel do humosrista. Quem quiser conferir o trabalho de stand up comedy da artista pode ir hoje (26), às 22h, no Clube assistir sua apresentação.


 Joana Vieira ganhou destaque no ramo a partir de um convite de um dos comediantes da Companhia Tarja Preta, o Will Carvalho. "Acho que o Tarja Preta foi apenas uma ponte para que ela pudesse adentrar à carreira de humorista. Eu a convidei para fazer uma participação em um de nossos espetáculos. O convite foi reforçado pelo nosso amigo em comum Igor Monteiro (também integrante da Cia Tarja Preta)", afirma o comediante. 

Ele conheceu o lado humorístico de Joana Viera que também é professora por de ter sido aluno dela há alguns anos atrás. 
Will Carvalho acredita que há muitas mulheres humoristas talentosas, mas ele diz que a timidez pesa mais do que a falta de espaço. 

O humorista fala sobre a recepção do público em relação a humorista Joana Vieira. "Foi preciso apenas uma participação da Joana conosco para que ela ganhasse seu próprio espetáculo semanal no Clube da Piada".

A comediante fala sobre o começo de sua carreira. "Desde a adolescência diziam que eu era a mais engraçadinha. Depois que comecei a trabalhar com a licenciatura e perdi a timidez, percebi que o bom humor podia me ajudar na didática de sala de aula e passei a usá-lo a meu favor. Uma vez fui assistir ao show do grupo Tarja Preta. Já conhecia o Will Carvalho e o Igor Monteiro. Das muitas conversas que tivemos surgiu o convite para uma participação em uma das apresentações que deles no Clube da Piada. Topei e fiz 15 minutos".

Ao perceber que Joana Viera conquistou a platéia do Clube da Piada, Serginho Cunha - dono da casa - não perdeu tempo e a convidou para participar do show dele também. "Fiz participações durante dois meses no show do Serginho. Depois mais algumas com o grupo Tarja Preta e também com o Em Pé na Rede. O público gostou e ganhei um dia no Clube. Agora já tenho um show solo. Hoje, o humor é a minha segunda pele, minha mais nova profissão", disse a humorista. 

Ela falou que se inspira no pai na hora de fazer o público sorrir. "Sou fã de uma coleção de humoristas, dentre os quais os meninos aqui do estado, mas meu pai é a minha inspiração. Nos shows que faço hoje, inclusive, tem algumas coisinhas que ele nos contava quando criança", revela. 

Joana Vieira também falou sobre o espaço das mulheres no ramo humorístico. "Ser mulher já causa um certo estranhamento em todas as profissões. Imagina ser comediante? Sou a única comediante que tem agenda com show semanal em Belém e a primeira do stand up comedy do estado. Nos primeiros dias me senti uma estranha no ninho. 

Fazer comédia com certas coisas gera muitas polêmicas quando se é mulher. Falar de sexo, por exemplo, usar palavrões e outras coisas que às vezes são inevitáveis no show, para uma mulher é muito complicado. Além de ter de perder a timidez e vencer o preconceito, é preciso ter muita coragem porque a plateia pode rotular a artista e confundir o trabalho no palco com o pessoal", afirma a humorista.

Pra ela é desafiador e ao mesmo tempo interessante ser comediante, pois pode quebrar barreiras e tabus. "Gosto disso, acho que chegou a nossa hora, entre tantas carreiras que já conquistamos, entre tantos os direitos que já adquirimos por que não subir ao palco e tentar uma vaguinha também por aqui?", questiona a humorista. Ela tem um desejo: ser reconhecida como artista do humor paraense.


Serviço:
 Clube da Piada apresenta:
Stand up comedy com Joana Viera
Todas as quintas, às 22h.
Local: Travessa Rui Barbosa, próximo da rua Boaventura da Silva, no Reduto. 
Informações: (91) 8228-3824

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...