Páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Projeto apoiado pelo Oi Futuro leva oficinas de música para detentos do Centro de Recuperação do Coqueiro

Por Ascom Cufa*

Crias do Futuro e ONG Cufa Pará promovem ressocialização de internos por meio da fabricação de instrumentos




O projeto Crias do Futuro e a ONG Cufa Pará promovem a partir deste mês (abril) oficinas de música para detentos do Centro de Recuperação do Coqueiro. A iniciativa tem patrocínio da Oi, com apoio Cultural do Oi Futuro e do Governo do Estado do Pará, através da Lei Semear e da Fundação Cultural Tancredo Neves.


As oficinas, que vão beneficiar 20 internos até junho, têm como objetivo promover a ressocialização dos internos por meio da fabricação de instrumentos, estimulando a aprendizagem, a concentração, a afetividade e a disciplina. O programa faz parte do projeto Crias do Futuro, realizado em cinco espaços espalhados por Belém.

A oficina foi uma solicitação dos próprios detentos, quando a Cufa Pará realizou a oficina de audiovisual em fevereiro deste ano. Além das aulas de música, os alunos vão aprender a construir seus próprios instrumentos de percussão, como maracas, marabaixos, alfaias, curimbós, reco-recos e tambores.

O programa é distribuído por três meses de oficinas, sendo o primeiro dedicado a reconhecer os materiais utilizados para a fabricação dos instrumentos de percussão e ao processo de montagem das peças. As aulas serão ministradas por Francisco Carlos Matos da Silva, o Zetti, que trabalha na construção de instrumentos de percussão há 20 anos e leciona em instituições como Curro Velho e IAP.

Em seguida, os alunos vão montar uma turma de percussionistas para praticar os conhecimentos aprendidos. Essa segunda parte do programa será coordenada por João Paulo de Oliveira Pires, que ensina percussão há sete anos, deu aulas na Escola de Música da UFPa e é parceiro do Emaús.




Sobre o Oi Futuro


O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.

Na educação, os programas NAVE, Oi Kabum! e Oi Tonomundo usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e a preços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.

O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. Em 2010, a Oi ainda lançou, por meio do Oi Futuro, seu primeiro edital para patrocínios de projetos de preservação e conservação do meio ambiente, reforçando ainda mais o compromisso com iniciativas sustentáveis. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, apoiando e desenvolvendo parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.


(Departamento de Comunicação Cufa-PA)

www.cufapara.blogspot.com // www.cufa.org.br
Twitter Cufa PA e Crias do Futuro: @CufaPara e @criasdofuturopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...