Páginas

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Xingu estreia nesta sexta (6 de abril) em todos os cinemas brasileiros



O filme "Xingu" estreia nacionalmente nesta sexta-feira (6) e retrata a heroíca saga dos Irmãos Villas-Bôas, criadores do Parque Nacional do Xingu em 1961. Fato que marca a defesa dos direitos dos povos indígenas. Dirigido por Cao Hamburger, a produção cinematográfica reposiciona a importância da atuação de Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas no estabelecimento da maior reserva indígena em território brasileiro. 

Os atores Felipe Camargo, João Miguel e Caio Blat atuam como personagens chaves da obra. O filme foi selecionado para o Festival de Berlim 2012, para a Mostra Panorama. Também foi o filme escolhido para a Abertura do 8º Amazonas Film Festival.

Assista o trailer 





A ideia partiu de um desejo de Noel Villas-Bôas, filho de Orlando, em ver a aventura dos irmãos contada pelas telas do cinema. A produtora O2, que já tem mais de 20 anos de atividade, foi a escolhida para dar prosseguimento ao projeto.

"A história dos irmãos Villas-Bôas é a história de heróis brasileiros que conseguiram enxergar a construção de um país além deste tipo de vantagens imediatas. Achei oportuno revermos esses heróis brasileiros pois seus ideais, questionamentos e luta, que não poderiam ser mais contemporâneos", define o produtor de Xingu, Fernando Meirelles. 

A obra narra os principais fatos que ocorreram na expedição que os Irmãos Villas-Bôas conduziram Brasil adentro. O que culminou na criação do Parque Nacional do Xingu em 1961. Os irmãos embarcaram na defesa de um ideal e seguiram para o sertão a partir de 1944. Essa data marca o início da Expedição Roncador-Xingu.

Em 1946 foi o ano que os dois irmãos fizeram o primeiro contato direto com uma etnia indígena, a Kapalo. Já em 1952, apresentaram o projeto de criação do parque, que só viria a se concretizar após nove anos de negociações.

Para o diretor paulistano Cao Hamburger, convidado para assumir o desafio de levar essa história para o maior número de brasileiros, a obra não é apenas um filme atual. "Xingu é um filme urgente", opina o cineasta premiado pelos filmes "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" e "Castelo Rá-Tim-Bum", além da minissérie "Filhos do Carnaval".

A missão de dar corpo aos irmãos, mergulhando num universo rico em experiências e trocas, foi entregue a três grandes atores da produção brasileira: Felipe Camargo (Jogo Subterrâneo, Som e Fúria), João Miguel (Estômago, Cinema, Aspirinas e Urubus) e Caio Blat (Bróder, As Melhores Coisas do Mundo). "Escolher o ator certo para cada personagem é 70% do trabalho. Estou satisfeito com o resultado", avalia Hamburger. 
Felipe Camargo é Orlando, o mais velho dos irmãos, mediador do contato dos índios com o poder oficial. "Considero meu personagem um diplomata, um comunicador", afirma o ator, que volta a trabalhar com Cao Hamburger após a minissérie Filhos do Carnaval. 

Na pele de Cláudio, o mais idealista dos irmãos, está João Miguel. "É um dos meus personagens mais bonitos e complexos", define. Para o papel do irmão mais novo, Leonardo, Caio Blat foi o escolhido, repetindo a parceria estabelecida com Hamburger em O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias.

Para saber mais sobre o filme acesse o site 
www.xinguofilme.com.br

Att, Senhorita Matos.
Essa postagem foi feita a partir do release da ascom do filme Xingu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...