Páginas

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Literatura Fantástica ganha mais uma obra no Pará com Contos de Meigan


 
O mais novo romance de Literatura Fantástica (LF) paraense chama-se "Contos de Meigan - A fúria dos Cártagos". Foi lançado pela editora brasileira Dracaena em dezembro de 2011 e já conquistou muitos leitores apaixonados pelo gênero de literaturas que abordam o "sobrenatural". 

 "Tentamos construir uma obra que valoriza-se o nosso trabalho e agradasse ao público de LF", revela uma das autoras do romance, a paraense Roberta Spindler que junto com a também paraense  Oriana Comesanha, levou cerca de sete anos para finalizar o livro. 

"Começamos a acreditar mais em nosso sonho. No potencial do livro", afirma Roberta Spindler. Quem ajudou as duas amigas de infância que decidiram escrever o primeiro livro juntas, foi a irmã de Roberta, Paula Spindler, a primeira leitora oficial e crítica de "Contos de Meigan".   

Não demorou muito para que o livro fosse publicado. O que as escritoras fizeram questão de trabalhar com cautela, respeitando o tempo, foi a elaboração da história. Cada capitulo foi trabalhado. "Contos de Meigan" aborda conflitos familiares, guerras, sentimentos, além do sobrenatural e do fantástico, o que jamais pode faltar em uma obra de Literatura Fantástica. A capa do livro também foi feita por um paraense. Trata-se da ilustração de João Silveira. 

O que as impulsionou a escrever contos e agora o primeiro romance de Literatura Fantástica foi sua paixão das duas pelo gênero literário. "Quando li 'O Senhor dos Anéis', aos 14 anos, foi um marco na minha vida. Escrever se tornou algo natural para mim e também uma paixão. Encontro na literatura uma maneira de dar vazão a minha criatividade e também de expressar os meus sonhos", alega Roberta Spindler.

As autoras chegaram em um acordo na hora de escrever o romance. "Nós vimos o que era melhor para a história", afirma Roberta Spindller.  Além de Tolkien, J. R. R. e George R. R. Martin outros autores de LF como Philip Pullman, Gillian Rubinstein, Neil Gaiman, Garth Nix, J.J. Benítez, Stephen Presfield, Anne Rice e muitos outros, influenciaram as jovens escritoras.

Para Roberta Spindler e Oriana Comesanha, o feedback dos leitores tem sido muito positivo. "Recebemos vários elogios e estamos muito felizes com esse retorno dos nossos leitores. A maioria das resenhas menciona a qualidade do enredo e das personagens como principal destaque da obra. Algumas chegaram até a comparar o livro com Guerra dos Tronos, de G. R. R. Martin, o que para nós é uma honra", opina Spindler.

De acordo com o site oficial da Grelf - revista brasileira de Literatura Fantástica - a Literatura Fantástica (LF) é um dos gêneros mais contraditórios e menos delimitados da literatura moderna e até hoje ainda não existe uma teoria inteiramente satisfatória que a defina.

 A LF é considerada um dos gêneros mais diversificados incluindo os seguintes sub-gêneros: o fantástico no sentido restrito, o maravilhoso, o estranho (e seu sub-gênero, o texto policial), a literatura de terror, a ficção científica, o realismo mágico, a high fantasy, o romance gótico, o conto de fadas e até o absurdo. No Pará, segundo Roberta Spindler, existem outras obras que exploram o fantástico, mas estão mais focadas nas lendas amazônicas.

Sobre as autoras
Roberta Spindler nasceu na capital do Pará, em 1985. Graduada em publicidade, a autora trabalha com edição de vídeos. Escreve desde a adolescência e é apaixonada por Literatura Fantástica. Publicou nas antologias Psyvamp e Deuses, da Editora Infinitum, e Tratado Secreto de Magia - Vol. II, da Editora Andross.

Já Oriana Comesanha tem 25 anos é também nasceu em Belém. É formada em psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e trabalha na área de psicologia jurídica. Começou a escrever ainda jovem, atividade que originou o livro Contos de Meigan - A fúria dos Cártagos, e atualmente divide seu tempo entre a paixão pela profissão e pela literatura. Tem alguns contos ainda não publicados, além de publicações em sua área de interesse profissional. 

Conheça mais sobre a obra

"Meigan" é um mundo diferente do planeta Terra.  Os moradores de Meigan são seres especiais e poderosos que se denominam magis - posseum aparência humana, mas eles tem uma relação especial com a natureza e seus elementos, moldando-os a sua vontade e apoderando-se de sua força - O romance "Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos" começa com Maya Muskaf que se prepara para voltar para a Katur, capital de Meigan, depois de três anos vivendo na Terra. 

Ao deixar a vida terrena e seguir viagem para rtornar a Meigan, os planos de Maya Muskaf mudam de forma que ela nunca imaginaria. Ela está prestes a entrar em meio ao caos de uma violenta batalha. Maya vai precisar lutar para sobreviver e conseguir respostas para as perguntas que lhe afligem. A mais importante de todas é se ela conseguirá chegar a Katur a tempo de encontrar sua mãe para fazer as pazes.

O livro tem 618 páginas e está disponível somente em Língua Portuguesa. A versão gratuita pode ser encontrada em e-book. Quem desejar comprar o livro pode acessar o site da editora Dracaena (), ir em qualquer livraria da cidade como a Saraiva, Fox e Newstime ou mesmo entrar em contato com as autoras, não apenas para adquirir a obra, mas também para dar sugestões, fazer críticas e compartilhar impressões enviando um e-mail para o endereço eletrônico contosdemeigan@gmail.com 

Serviço:
Para saber maiores informações sobre o romance ou adquirir "Contos de Meigan"
Acesse a Fan Pag www.facebook.com/contosdemeigan - Nela os leitores podem encontrar ilustrações, vídeos, novos contos e as novidades relacionadas ao livro.
Tem também o e-mail contosdemeigan@gmail.com para que os leitores possam entrar em contato com as autoras, comprar o livro, enviar sugestões e críticas.
O livro está disponível no site e editoras Dracaena, Fox, Saraiva e Newstime.
A versão e-book pode ser encontrada nos sites Gato Sabido (http://www.gatosabido.com.br/), Livrarias Curitiba (http://www.livrariascuritiba.com.br) e Livraria da Travessa (http://www.travessa.com.br/). 
O link para acessar as resenhas já feitas da obra é:  http://www.skoob.com.br/livro/198922-contos-de-meigan

Att, Senhorita Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...