Páginas

terça-feira, 27 de março de 2012

Cine Sesc Boulevard apresenta vídeos de Danielle Fonseca nesta quarta

Por Danielle Fonseca


Frame do filme "Rumo ao Farol"

O Cine SESC BOULEVARD apresentará nesta quarta-feira (28) os vídeos da artista visual Danielle Fonseca. Serão exibidos os videoarte “O Tao Caminho”, “Rumo ao Farol” e o média-metragem “A Vaga".
A poética de construção dos trabalhos artísticos de Danielle é composta a partir de elementos da literatura, da música e da paisagem, e é nesse universo que a artista realiza também seus vídeos.

Como um romance de Virginia Woolf desaguaria nas águas do rio Pará, sem perder seu estilo e forma? No que se assemelham os faróis e ilhas de continentes tão geograficamente distantes e diferentes?

Em literatura, Tempo e Espaço muitas vezes são elementos apenas de construção, assim como na criação de uma obra de arte, o que tornam palavras e imagens elementos de caráter universal, atemporais. 

Acreditando nisso a artista visual Danielle Fonseca realizou o vídeo “Rumo ao Farol” de 10 minutos, premiado com uma Bolsa de Pesquisa em Arte da Fundação Ipiranga, uma tradução-criação da trama deste livro que está completando 80 anos de publicação mundial, o vídeo foi dividido em três cenas, as mesmas do livro: A Janela, O Tempo Passa e O Farol, que por ser uma leitura que proporciona grande concretude visual e clareza, livre de erudições e pedantismos, o vídeo foi composto de imagens e aglomerações simbólicas, que vão desde a narração (off) feita pela tradutora oficial de Virginia no Brasil, a escritora carioca, Luiza Lobo, até a musica minimalista de John Cage. 

Este livro é considerando segundo Danielle “o mais visionário e formalmente perfeito de seus romances-poemas”, e ainda mais, diz a artista “apesar de simples não são apenas meras decorações”.

Tudo isso se passa no Farol do Espadarte em Mosqueiro, que foi cenário natural para o vídeo “Rumo ao Farol”. Segundo uma carta escrita por Virginia para seu amigo Roger Fry, ela diz que o Farol é mais do que isso, do que simples metáfora de alguma coisa “não sei lidar com símbolos, exceto dessa maneira vaga”.

Já o videoarte “O Tao Caminho” é baseado na obra “ O Caminho de Marahú” (1983) do poeta paraense Max Martins. O vídeo foi realizado em 2005 e nele há todo o percurso poético desde a casa do poeta no bairro de São Brás até a Cabana localizada na Praia do Marahú, na Ilha do Mosqueiro. Há um enfoque nesse trabalho no lado oriental da obra de Max Martins.

Um dos poemas mais emblemáticos desse livro para Danielle é “O rio que sou não sei, ou me perdi”. Há ainda a leitura do poema ‘A Cabana’ feita pelo próprio Max. “Para matar a saudade e reverenciar sempre esse grande poeta brasileiro” diz Danielle.

E para finalizar a sessão o Cine SESC BOULEVARD exibirá o média-metragem “A Vaga”, filme lançado em 2010, através da Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação do IAP, na qual a artista Danielle Fonseca foi contemplada para desenvolver a pesquisa "As Ondas: Um encontro de escorrego entre arte e surf".

Baseada em textos de Gilles Deleuze e Daniel Lins, Danielle realizou um videoarte documental onde aborda a relação dos surf com a arte e a filosofia, ou como diz a artista "descobri que o surf mora na filosofia".

Segundo o filósofo Gilles Deleuze, em seu ABCDÁRIO "os surfistas habitam a filosofia", e pensam o que fazem, contrariando as teorias preconceituosas de que surfista não pensa.Como diria o próprio Deleuze "Eles pensam o que fazem"

O filme A VAGA tem participações muito especiais de artistas e surfistas de vários lugares do Brasil e da França, como Rico de Souza, ícone do surf brasileiro, o músico João Donato, os escritores Alberto Pucheu e Felipe Stefani, além de Gibus de Soultrait da revista Surf Session, Alex Cavalcante, precursor do surf no Pará e da monja zen budista, a Monja Isshin, de Porto Alegre. 

"Espero mostrar essa proximidade, e apresentar as pessoas uma nova visão do surf. Uma integração entre esporte e arte”, afirma a artista. A co-direção do filme é da também artista visual Keyla Sobral, que também assina a edição junto com Lucas Gouvêa. 

Serviço:
28 de Março, quarta-feira
às 19h00
no Sesc Boulevard
(Avenida Boulevard Castilho França, 522/523-Campina)
ENTRADA FRANCA

Realização: APJCC e SESC Boulevard

Mais informações
sescboulevard@gmail.com
Twitter: @sescboulevard
Twitter da APJCC: http://twitter.com/ apjccnews
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001008778896

8421-8071
8158-1840
3224-5654

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...