Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2012

"Midas", exposição de Armando Queiroz abre hoje no CCBEU


Uma exposição que "trata da possibilidade e impossibilidade de refletirmos sobre os excessos de todos nós", assim o artista paraense Armando Queiroz define sua exposição, chamada "Midas", que será aberta hoje (14), às 19h no Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU). A curadoria é de Mariza Mokarzel.


 Essa é a primeira vídeoinstalação individual do artista, convidado pelo conselheiro do CCBEU, Jorge Eiró. Queiroz já realizou outras exposições individuais e algumas vídeoinstalações coletivas. "Há muito tempo não expunha individualmente e, nunca com uma vídeoinstalação. Este será um momento especial, espero poder compartilhá-lo com o máximo de pessoas possível", afirmou Armando Queiroz.

O artista explicou a razão da sua vídeoinstalação chamar-se "Midas". "'Midas' trata da possibilidade e impossibilidade de refletirmos sobre os excessos de todos nós. Pretensa possibilidade, quando pensamos localizar e classificar este estado de desequilíbrio no outro e tentamos distingui-lo, racionalizá-lo para aboli-lo. Impossibilidade quando, tragados para o fundo desta cratera, não nos damos conta do seu risco sedutor até sentirmos a clausura das nossas escolhas. 'Midas' é a incapacidade de desvencilharmo-nos destas contradições. Uma grande metáfora que parte da minha experiência em Serra Pelada mais de trinta anos após o início da febre do ouro naquela região. Uma viagem em busca deste Midas ancestral".

O artista disse que é difícil precisar a reação das pessoas que forem ver a vídeoinstalação.  E revela que "Midas" é um projeto antigo. "A cada um, o que estará sendo exposto poderá provocar, ou não, algum sentimento, alguma reflexão. Somente parto do pressuposto que gostaria de tê-la realizado ainda nos anos oitenta. Agora, creio apenas que seja uma exposição antiga para tempos não tão novos quanto os nossos. O vídeo Midas foi um dos resultados que apresentei para a bolsa de pesquisa em arte oferecida pelo Prêmio CNI-SESI Marcantonio Vilaça 2009-2010. Neste momento, fui orientado pelo crítico e curador Paulo Herkenhoff e, das nossas intensas conversas surgiu Midas, este Midas devorador de homens e suas certezas".

Sobre o artista
A formação artística de Armando Queiroz constituindo-se por meio de leituras, experimentações, participações em oficinas e seminários. Ele expõe desde 1993 e já participou de diversas mostras coletivas e individuais no Brasil e no exterior. Integrou projetos como: Macunaíma, em 1997, no Rio de Janeiro e Prima Obra, em Brasília, em 2000. Participou do Arte Pará, como artista convidado, nos anos de 1998, 2005, 2006, 2007 e 2008.

 Foi em Abaetetuba, no ano de 2003, que realizou a sua primeira intervenção urbana no Mercado de Carne Municipal como resultado do workshop Projetos Tridimensionais II, promovido pelo Instituto de Artes do Pará (IAP). Foi bolsista do Instituto de Artes do Pará, com o projeto Possibilidades do Miriti como Elemento Plástico Contemporâneo, em 2003. Em 2008 desenvolveu a bolsa de pesquisa Corpo toma Corpo, estudos em Videoarte - O Corpo como Intermediador entre a Vida e a Arte.

A produção artística de Queiroz abrange desde objetos diminutos até obras em grande escala e intervenções urbanas. Detém-se conceitualmente às questões sociais, políticas, patrimoniais e as questões relacionadas à arte e a vida. Recebeu o 2º Grande prêmio do 28º Arte Pará. Em 2010, recebeu Sala Especial no 29º Arte Pará como artista homenageado do salão. Atualmente, está no 5º semestre do curso de graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Pará. Vive e trabalha em Belém.

Recentemente, participou do recorte curatorial Contra-pensamento Selvagem, que fez parte da exposição Caos e Efeito, apresentada na sede do Itaú Cultural em São Paulo.

Serviço:
Abertura da exposição "Midas, de Armando Queiroz
Data: 14/3 (quarta-feira)
Hora: Às 19h
Local: CCBEU (Tv Padre Eutíquio,1309. Bairro Batista Campos)
Período de visitação: 15/4 a 14/4/12
De segunda a sexta de 10h às 12h e de 13h30 às 19h30
Aos sábados de 9h às 12h
Curadoria de Mariza Mokarzel.


Att, Senhorita Matos.

Um comentário:

  1. Olá! obrigada por me responder, ja estou te seguindo, abraço ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...